Marlonbsan 30/10/2019
A Casa Torta
Por volta do fim da Segunda Guerra Mundial, Charles Hayward conheceu Sophia Leonides no Egito, se tornaram amigos e se apaixonaram, porém, ele adiou o pedido de casamento por alguns anos até retornar para a Inglaterra. Ao chegar lá, prontamente, foi procura-la, mas se deparou com a morte misteriosa do avô de Sophia, Aristide, e o pedido, novamente, foi adiado, até descobrirem o que aconteceu com ele. Paira a dúvida se foi ou não assassinato e o quanto e quem poderia lucrar com a morte dele. Com isso, instruído por seu pai e o inspetor Taverner, ambos da Scotland Yard, Charles passa a frequentar a Casa Torta, onde a família Leonides morava, para tentar descobrir algo a respeito.
O livro é narrado em primeira pessoa por Charles e possui uma história muito fluida, há poucas, mas necessárias descrições, seja de lugares ou dos sentimentos que as pessoas estão transmitindo. O foco maior está tanto nos pensamentos investigativos que retomam acontecimentos ou criam linhas de bases para o raciocínio, quanto nos diálogos, que são os pontos primordiais para que o livro fosse tão bem construído, pois são perfeitamente reais para o contexto empregado, fora a peculiaridade e características que cada personagem possui, que os tornam únicos.
Há um momento, perto do final do livro, que você percebe a inteligência da Agatha para construir tramas simples, mas que são perfeitamente aceitáveis ao utilizar o raciocínio. Um estalo no pensamento de Charles por algo que disseram para ele, que passa despercebido devido aos acontecimentos e tiram o foco, de forma proposital, tanto para ele quanto para o leitor, mas que retorna de maneira espetacular com a insatisfação do caminho que foi seguido. Isso tudo, antes de chegar ao derradeiro final, que olha, ela se superou nesse, palmas para Agatha Christie. A trama é toda interligada, você encontra as respostas que precisam em cada página até chegar nos detalhes da explicação no desfecho.
Livro curto, leitura fácil e desfecho surpreendente, o que você está esperando para ler a Casa Torta?
Foto e resenha no meu IG literário, @marlonbsan, quem puder, segue lá