prof.vinic 12/06/2020Já pensou que a Guerra de Cecessão americana, a unificação alemã e as reformas de Alexandre II da Rússia estavam ligadas? Nem eu ...Comprei este livro naquelas bancas que ficam em alguns shoppings com livros vendidos por 10 reais ... justamente por isso não esperava muita coisa, e me surpreendi muito! Pois foi uma leitura muito boa e trouxe muitas informações que eu nunca tive sobre estes três estatistas fundamentais para a formação do mundo como é hoje. A forma que o livro foi escrito é um pouco tensa, pois em cada capítulo vai falando um pouco sobre cada um dos três, de forma cronológica ... e confesso que tinha horas que eu ficava com raiva quando o autor mudava o foco e eu ainda queria saber mais sobre o anterior!
Eu nunca tinha feito paralelo entre estas três pessoas, e nem pensaria em comparar de alguma maneira Lincon com Bismark, mas o autor achou esta linha e ficou muito bem amarrado. O Csar Alexandre era o menos conhecido por mim, mas suas ações com certeza resultariam em assuntos muito caros para a história recente do mundo. Outra coisa que ficou claro é a globalização, gostamos de pensar que isso é algo atual mas no século XIX (e até mesmo antes disso se pensarmos bem) já havia uma certa união do globo, claro que nada tão rápido e dinâmico quanto hoje em dia, mas também não era nada desprezível.
Eu que gosto de ler biografias, acabei lendo três ao mesmo tempo! E adorei conhecê-las. Com certeza um pouco de história que ainda repercute nos dias atuais.