Pabline 29/10/2011
Tio Robinson
http://amigasentrelivros.blogspot.com/2011/09/resenha-tio-robinson.html
Livro: Tio Robinson
Autor: Julio Verne
Páginas: 222
Editora: Scipione
Sinopse: O enredo trata de uma família de americanos, o Sr. a Srª. Clifton e os quatro filhos, que regressam aos EUA a bordo do Vankouver. Em pleno Oceano Pacifico, uma parte dos tripulantes se amotina e assume o comando do navio. A vista de uma ilha bem próxima inclina o chefe dos conjurados à clemência para com a mulher e os quatro filhos. São colocados numa chalupa, que é alcançada a nado por Flip, o corajoso marinheiro do Vankouver que escapa dos amotinados. O pai fica preso a bordo e só consegue fugir muito tempo depois à ilha onde estão sua mulher, os filhos e aquele que eles já chamam de Tio Robinson. Aventuras de uma família num ambiente hostil, iram descobrir um mundo novo e além de tudo iram exercitar sua sobrevivência.
Quando o vi, de cara quis ler esse livro. O arranjei na biblioteca que frequento. Na verdade ele não estava na minha lista (Nem sabia que ele existia) o que eu ia pegar era O Mundo de Sofia, só que de canto, como quem não quer nada; lá estava o livro, me aproximei... Olhei para a capa (Que achei linda) e olhei para o autor, não pude me conter, o apanhei ao invés do Mundo de Sofia ><
O peguei porque ainda não tinha lido nada do Julio Verne e não resisto a um clássico.
O livro é inspirado na paixão de leitura do autor que é o próprio Robinson Crusoé.
Nesse livro ele tira muita expiração nas varias versões que já foram feita na literatura dos Robinsons.
A obra não está completa, o que não me impediu de ler, mas é interessante, principalmente para uma futura historiadora como eu XD
O livro é no estilo educativo, já que na época, foi feito para jovens; o que não me atraiu muito, toda pagina ele dava uma aula sobre isso ou aquilo. E principalmente aulas que envolvam o mundo das plantas e animais. Então você que ama Biologia (Que confesso, não é muito o meu caso), provavelmente vai gostar desse aspecto.
Como não foi uma obra concluída e consequentemente, ouve pontos não revisados pelo autor, podemos perceber certas incoerências como o tadinho do cachorro (Me esqueci o nome dele agora XD) da família Clifton. Que uma hora estar na historia, e quase a metade do livro depois, ele é simplesmente esquecido, ninguém nem lembra mais do cachorro, aí já quase no final, eis que ele aparece de novo, do nada, como se nunca tivesse sido deixado de lado.
Na sinopse do próprio livro, diz que ele contém um pouco de humor. Cujo não vi.
O humor ao qual ele se refere trata-se principalmente do “humor” do Tio Robinson. Não o achei engraçado, só muito otimista. O que as vezes era irritante XD.
Não foi um livro que, digamos, amei loucamente ler.
Mas temos que levar em conta que a obra não foi concluída.
Não é um livro com grandes emoções, então nem espere ação.
A obra é interessante, tanto porque é uma edição inédita, mas talvez muitos não se interessem por ela pelo fato de não estar concluída.
Mas vale a pena.
Fiquei até curiosa e imaginando como poderia ser o final da historia.