Tio Robinson

Tio Robinson Júlio Verne
Júlio Verne (Em Português)




Resenhas - Tio Robinson


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Gabriel1994 17/01/2023

Primeiro do Verne
Resenha feita em 2020 pelo formato de "HISTÓRICO DE LEITURA*, REPASSANDO PARA RESENHA...

OBS: A maneira de se expressar e colocar as emoções e sensações da leitura há 3 anos atrás mudaram em relação a hoje em dia. Está não é uma resenha recente....

Vamos lá. Aproveitei o domingão para finalizar minha primeira leitura de Julio Verne. Tio Robinson. O livro foi bom e repleto de coisas novas nas 100 primeiras paginas. Ate entao estava relevando todas as descrições biológicas que quando fui procurar no google poucas faziam sentido real. Mas depois que ele encontra 2 personagens volta a ser mais do mesmo ate a pagina 205 (nessa versao q li) com um final simples. Fui aberto para a leitura gostei da temática mas creio que o autor se estende demais e ficou com ar de "muito do mesmo" nas ultimas 70 paginas do livro. Apesar disso um livro digno de 3.5*
comentários(0)comente



Dani Ferraz 25/02/2021

A natureza se encarrega de ensinar tudo a quem a sabe entender
A história traz como personagens uma família de americanos, que tentam regressar ao país de origem a bordo de um navio no Oceano Pacífico chamado de Vankouver e veem seus destinos serem mudados de uma hora pra outra após um motim por parte da tripulação que domina a embarcação, mantém o pai da família prisioneiro e concede clemência à mulher e seus quatro filhos colocando-os em um pequeno barco abandonados à própria sorte, se não fosse a chegada a nado do bravo marinheiro Flip que escapa dos revoltosos e guia-os oceano a dentro à procura de terra firme.

Flip e a família Clifton acabam encalhando em uma ilha deserta (ilha ou continente isso vocês virão a saber mais pra frente ao lerem a história) onde precisarão enfrentar muitas adversidades para sobreviverem em ambiente tão hostil. O marinheiro vai aos poucos colocando o grupo em segurança à medida que vai encontrando alimentos, ambiente seguro para habitar, materiais extraídos da natureza, rio límpido para consumo e também vestimentas.

Mas a dor e a saudade do pai que ficou para trás ainda é grande, assim como são grandes também as terras que precisam ser desbravadas por todos do grupo. Todos tem um papel importante a desempenhar e como mostra o posfácio, esta é a primeira narrativa em que Verne coloca as crianças como protagonistas na aventura.

Aventura é que o não falta nos livros do autor, porém não faz parte dos livros que me despertam tanto interesse. Foram páginas e mais páginas de caça aos animais, explicações sobre espécimes de plantas e localizações geográficas, uma verdadeira imersão ao estudo das ciências naturais e da biologia (#ficaadica).

E assim como você deve estar se perguntando, eu também fiquei tentando entender o porquê do título ser "Tio Robinson". E isso só é desvendado após a metade do livro, o que posso adiantar é que faz referência aos Robinsons existentes "minha história é a de todos os Robinsons que vieram dar numa ilha". "Já houve uns 50 Robinsons, mas acho que consegui fazer um diferente", essas são as palavras do autor.

É deste livro que Verne retira vários elementos para publicar mais tarde "A ilha misteriosa" e mistério é algo que não falta também nesta história após o surgimento de um homem machucado por entre as matas junto à um cachorro e ao terem encontrado em um dos pedaços de carne de um animal abatido um grão de chumbo, seriam eles os únicos habitantes deste local?
comentários(0)comente



Pabline 29/10/2011

Tio Robinson
http://amigasentrelivros.blogspot.com/2011/09/resenha-tio-robinson.html

Livro: Tio Robinson
Autor: Julio Verne
Páginas: 222
Editora: Scipione

Sinopse: O enredo trata de uma família de americanos, o Sr. a Srª. Clifton e os quatro filhos, que regressam aos EUA a bordo do Vankouver. Em pleno Oceano Pacifico, uma parte dos tripulantes se amotina e assume o comando do navio. A vista de uma ilha bem próxima inclina o chefe dos conjurados à clemência para com a mulher e os quatro filhos. São colocados numa chalupa, que é alcançada a nado por Flip, o corajoso marinheiro do Vankouver que escapa dos amotinados. O pai fica preso a bordo e só consegue fugir muito tempo depois à ilha onde estão sua mulher, os filhos e aquele que eles já chamam de Tio Robinson. Aventuras de uma família num ambiente hostil, iram descobrir um mundo novo e além de tudo iram exercitar sua sobrevivência.

Quando o vi, de cara quis ler esse livro. O arranjei na biblioteca que frequento. Na verdade ele não estava na minha lista (Nem sabia que ele existia) o que eu ia pegar era O Mundo de Sofia, só que de canto, como quem não quer nada; lá estava o livro, me aproximei... Olhei para a capa (Que achei linda) e olhei para o autor, não pude me conter, o apanhei ao invés do Mundo de Sofia ><
O peguei porque ainda não tinha lido nada do Julio Verne e não resisto a um clássico.
O livro é inspirado na paixão de leitura do autor que é o próprio Robinson Crusoé.
Nesse livro ele tira muita expiração nas varias versões que já foram feita na literatura dos Robinsons.
A obra não está completa, o que não me impediu de ler, mas é interessante, principalmente para uma futura historiadora como eu XD
O livro é no estilo educativo, já que na época, foi feito para jovens; o que não me atraiu muito, toda pagina ele dava uma aula sobre isso ou aquilo. E principalmente aulas que envolvam o mundo das plantas e animais. Então você que ama Biologia (Que confesso, não é muito o meu caso), provavelmente vai gostar desse aspecto.
Como não foi uma obra concluída e consequentemente, ouve pontos não revisados pelo autor, podemos perceber certas incoerências como o tadinho do cachorro (Me esqueci o nome dele agora XD) da família Clifton. Que uma hora estar na historia, e quase a metade do livro depois, ele é simplesmente esquecido, ninguém nem lembra mais do cachorro, aí já quase no final, eis que ele aparece de novo, do nada, como se nunca tivesse sido deixado de lado.
Na sinopse do próprio livro, diz que ele contém um pouco de humor. Cujo não vi.
O humor ao qual ele se refere trata-se principalmente do “humor” do Tio Robinson. Não o achei engraçado, só muito otimista. O que as vezes era irritante XD.
Não foi um livro que, digamos, amei loucamente ler.
Mas temos que levar em conta que a obra não foi concluída.
Não é um livro com grandes emoções, então nem espere ação.
A obra é interessante, tanto porque é uma edição inédita, mas talvez muitos não se interessem por ela pelo fato de não estar concluída.
Mas vale a pena.
Fiquei até curiosa e imaginando como poderia ser o final da historia.
Fabio.Marques 05/05/2015minha estante
poderia ter feito uma resenha maior
mas mesmo assim parabéns pela resenha




Xandy Xandy 31/07/2017

Piratas? Náufragos em uma ilha desconhecida do Pacífico?
A história começa com a emocionante aventura de uma família de americanos, composta pelo Sr. e Sra. Clifton e seus quatro filhos: Marc, Robert, Jack e Belle, além do fiel cãozinho Fido, que em 1861 embarcou no navio Vankouver, com o intuito de regressar aos Estados Unidos, seu país de origem.

Tudo corria bem, até que a raivosa tripulação amotina-se, assumindo o controle do navio em pleno Oceano Pacífico. Como a família Clifton representava um grande problema para os “novos comandantes” desalmados do Vankouver, eles resolvem lançar ao mar a Sra. Clifton e seus quatro filhos a bordo de um pequeno bote, abandonando-os assim à própria sorte.

A tragédia só não tornou-se maior, porque Flip, um corajoso marinheiro, lançou-se ao mar e conseguiu alcançar a nado o bote com os cinco náufragos, ajudando-os a sobreviver nas águas revoltas do Oceano Pacífico.

O resto, só visitando o Lendo Muito!

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/07/31/tio-robinson-julio-verne/
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4