O Sal da Vida

O Sal da Vida Françoise Héritier




Resenhas - O Sal da Vida


94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Jessica1248 26/09/2024

PERFEITO
Esse livro é perfeito, ele é um resumo de todas as coisas boas, vivas, tenazes que há em uma vida. Memórias tão bem escritas que apenas passeiam pela imaginação sem esforço. Acho que nunca vou me esquecer do sentimento de conforto que ele me trouxe.
comentários(0)comente



Lu 18/09/2024

Só o que importa
Trata-se de uma biografia feita de um jeito bem diferente: em forma de lista.
Aqui os feitos profissionais e acadêmicos de Françoise Héritier têm o mesmo peso que suas memórias de infância ou seus momentos de lazer. E essa singeleza é que torna esse livro especial.
Fala de coisas às vezes aparentemente sem importância, que no fim, ao olhar para trás, são as que mais importaram.
comentários(0)comente



@Umpouquinhodemim 27/08/2024

Uma obra que convida o leitor a redescobrir a beleza nas pequenas coisas do cotidiano. Em um texto que é quase um poema em prosa, explora o que realmente dá sabor à vida: as memórias, os sentimentos sutis e as experiências que muitas vezes passam despercebidas, mas que são fundamentais para nossa existência, nos lembra que a vida é muito mais do que nossas obrigações e preocupações diárias; é um conjunto de momentos únicos e pessoais que nos enriquecem. Cada página é uma celebração dessas pequenas grandes coisas que compõem o "sal" da vida, aquele toque especial que torna cada existência única e preciosa.

Uma leitura que nos faz refletir sobre como frequentemente subestimamos a riqueza das nossas próprias vidas, nos encorajando a valorizar o presente e a reviver com carinho as nossas melhores lembranças.
comentários(0)comente



Silvana137 09/07/2024

A antropóloga, recebe uma carta de um velho e grande amigo que está de férias e usa o termo "roubando a vida", referido se a seu trabalho árduo, as prazeroso.
Então ela resolve responde listando, o sal da vida, pequenas coisas, que fazem a diferença que nos fazem refletir sobre a vida, sobre sentir prazer em viver, que ficam meio que deixados de lado. É uma lista pessoal das memórias vividas por ela, é uma lista grande de pequenas coisas que fazem a vida ser prazerosa.. a primícia é boa, e com certeza deve aer para alguns tanto que tem muitas resenhas boas para o livro e boa nota, mas não foi pra mim.. gostei de algumas coisas mas achei um pouco cansativo.
Mas acho que ela quis apenas listar e escrever se soltando a Deus sentimentos e memórias e respeitar isso também faz parte do sal da vida .
Então é isso, leiam e tirei suas conclusões.
comentários(0)comente



Aline no mundo das maravilhas 16/05/2024

O sal da vida
O livro é como uma lista de todas as pequenas coisas que, se bem observadas, podem trazer sabor à vida.
comentários(0)comente



tatisilvabarros 28/01/2024

Um audiobook leve e uma meditação bem relaxante e que nos leva a observar as pequenas coisas da vida.
comentários(0)comente



Karine 16/12/2023

A simplicidade que conquista
Através das referências do que a autora considera coisas que fazem a vida valer a pena , nós nos recordamos de fatos que fazem todo o sentido para nós também e abre caminho para que façamos uma lista exclusiva nossa . O livro fecha com chave de ouro com os 2 últimos capítulos. Adorei.
comentários(0)comente



Lua 09/11/2023

Eu esperava mais
Acho que foi o livro que tive mais expectativas e mais me decepcionou. Mas acho que a culpa foi minha mesmo por ter criado tais expectativas.
comentários(0)comente



Alessandra.Adams 05/10/2023

Uma proposta bem diferente e interessante.
Não é um livro comum. Basicamente uma lista gigante de pequenas felicidades da autora.
comentários(0)comente



@jaquepoesia 18/09/2023

Depois de ler "Ao sabor do tempo" (o qual já está resenhado aqui no feed) me apaixonei pela escrita da antropóloga e etnóloga Héritier. Destacando certos momentos que poderiam para muitos parecer triviais, a autora conseguiu através da simples descrição desses instantes vividos transmitir a poesia que há por trás das mais simples ações.

Celebrando a vida aqui lemos memórias que embora muitas vezes aparentemente comuns e corriqueiras, certas ações se tornam com o passar do tempo inesquecíveis, e acima de tudo farão parte de nós para sempre. Os lugares onde fomos, as pessoas que conhecemos, os sabores, as sensações, os cheiros, as nuances de cores, as temperaturas, as paisagens, as superfícies, os delírios, os sonhos, os caminhos, as escolhas... neste livro coube ao menos parte da grandiosidade do que é viver e isso foi suficiente para este se tornar um dos meus livros favorito da vida!

Leiam e repassem esse livro a todos que vocês amam! Este livro carrega a verdade da qual nunca podemos nos esquecer A VIDA É PRECIOSA!

Trechos:
" O que sou "eu" além das definições exteriores que podem dar de mim: a aparência física, o caráter exposto em linhas gerais, as relações mantidas com o outro, as ocupações profissionais e pessoais, os laços familiares e de amizade, a reputação, os engajamentos, as vinculações a organizações —, além das definições, sem dúvida justas, mas também artificialmente construídas e enganosas, quem, em um sentido mais profundo, sou eu? E esse "eu", que é a nossa riqueza, é construído quando nos abrimos para o mundo — a aptidão pelo observar, a empatia com o ser vivo, a necessidade de se incorporar ao real.
O "eu" não é somente aquele que pensa e que faz, mas aquele que sente e que experimenta, segundo as leis, uma energia interna subjacente, incessantemente renovada. Se fosse totalmente desprovido de curiosidade, de empatia, de desejo, da capacidade de sentir aflição e prazer, o que seria esse "eu" que, além do mais, pensa, fala e age?
(...)
comentários(0)comente



Marina Mendes 18/09/2023

Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!
comentários(0)comente



Larissa 08/06/2023

Bem gostosinho de se ler ou ouvir
Não posso dizer que li mas sim que ouvi, primeiro audiobook que ouço e foi uma ótima experiencia. As vezes só precisamos escutar.

Mas falando agora propriamente do livro, nele vemos o que é que trás sentido para a vida que são as coisas simples, as experiencias do dia a dia ou aquela viagem planejada a anos.

Mas, sabe o bolinho de chuva da sua avó no final de um dia chuvoso? Bom, esse é O Sal Da Vida.
comentários(0)comente



24/05/2023

Livro que poderia ser um post de blog, ou um artigo de revista ou jornal.
Só presta a introdução e a conclusão, que traz uma reflexão bacana.
De resto, é uma lista infindável de situações ou momentos, triviais ou não, da vida da autora.
comentários(0)comente



Miss.Amidala 15/04/2023

Um livro pra sair da ressaca literária...
... e dar mais valor as coisas simples da vida.
O livro inteiro é apenas a autora lembrando coisas simples do nosso dia-a-dia, que muitas vezes até banalizamos, mas o livro nos faz apreciar e até sentir saudade de fazer e ver a vida de forma mais leve, vale muito a pena
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR