livrosepixels 22/03/2024A ilha (nem tanto) misteriosaChega um momento em que é preciso parar de ignorar as coisas e encará-las. Foi assim que finalmente resolvi ler esse pequeno tijolo, que estava na minha estante desde 2018 e eu sempre deixava para depois.
Já adianto que entre os quatro livros, esse foi o que menos gostei. Não porque a história seja ruim (não é), mas é o que menos me envolveu na aventura. Se por um lado em Viagem ao centro da Terra tínhamos o fascinante mundo dentro do mundo, em 20 mil léguas submarinas tínhamos aventuras e perigos no fundo do mar, e a volta ao mundo em 80 dias tínhamos uma caçada de "polícia e ladrão", neste aqui temos uma história mais morna, onde vamos passar a maior parte do tempo acompanhando os personagens "náufragos do ar" colonizando uma ilha, catalogando-a, nomeando-a, defendendo-a de piratas e mais pro fim descobrindo alguns "mistérios" nem tão misteriosos assim.
A escrita de Verne é impecável, com vários detalhes de fauna, flora, minerais e tecnicismo de sua época. Mas é aí também o maior "problema" do livro: as constantes descrições da ilha tornam a narrativa muito amarrada e pouco fluída. A dinâmica entre os personagens é boa, mas eles também ficam presos no marasmo de "o que é isso? ah, é um bichoo tal tal e tal"
Uma parte de ação e clímax mesmo acontece mais para o final, onde acontece um evento na ilha que coloca em cheque a vida dos personagens, como também de tudo o que existe na ilha. Aí se cria um senso de urgência, um suspense que aí empolga e dá um fôlego bom pra uma leitura já bem cansativa.
Nesta narrativa, também vamos reencontrar um personagem de outro livro bem famoso do autor, só que bem mais velho. Gostei bastante também como o autor se autorreferencia e cita seu outro livro, porém, sem ter sido escrito por ele "Júlio Verne", mas sendo de autoria do personagem do tal livro citado.
Ainda que aventuresco, eu diria que não é uma leitura que vá agradar todo mundo, pois a Ilha em si, ainda que fictícia, não proporciona tantos mistérios assim que tornem a narrativa empolgante (não vou comentar a adaptação feita, que foge e muito da fonte, mas torna o nome da obra mais coerente)
Agora posso seguir em paz com minha mente sabendo que, dos livros que estavam há muito parado na estante, esse foi o último a ter ficado para trás. Ouvi um amém? Amém haha
site:
instagram.com.br/livrosepixels