Michaely1 31/12/2023
Uma meditação inspiradora para cada dia
O livro Staying Strong, escrito por Demi Lovato, é um compilado de meditações inspiradoras para cada dia de um ano. Venho ressaltar que todo o design dele é bem bonito, cada início de mês tem uns desenhos de pássaros voando, o que me pareceu lindo. As páginas também são de um papel super macio e gostoso de se pegar.
Cada meditação segue a seguinte estrutura: uma citação (podendo ser da própria Demi ou de outros autores), uma reflexão sobre essa citação e, por fim, uma sugestão de atividade para o seu dia (podendo ser apenas escrever algo que você seja grato ou dar um abraço em alguém).
Esse livro é um tanto quanto antigo, visto que essa fase da Demi parece ter caído no esquecimento. Não vou negar que, vendo toda a trajetória da Demi Lovato depois da escrita desse livro, senti uma certa desconfiança ao longo da leitura, pois, se ela nem acredita mais no que foi dito, será que essas palavras devem ser levadas a sério?
De toda forma, a leitura é bem leve mesmo e traz textos até meio clichês e superficiais em alguns dias. Senti que tudo que a Demi falava era sobre ser forte, se manter firme, ser você mesmo e vai dar tudo certo. De fato, precisamos de positividade, mas essas mesmas palavras repetidas diariamente me provocaram a sensação de incerteza sobre o que era falado, afinal, não acredito que existam soluções tão simples para determinados problemas.
Apesar disso que eu citei, é um livro que mexe em alguns pontos com você, pois eu senti muita gentileza e amor vindo da autora só para chegar aos meus braços. Também tiveram frases que ela citou e eu gostei demais, então não foi nenhuma leitura perdida.
Em suma, eu recomendaria a leitura, mas só para algumas pessoas específicas: aquelas que só precisam de algum livro que diga a elas todos os dias para ser forte e ser você mesma, uma pessoa que só queira uma dose leve para cada dia. Talvez, eu também recomendaria para alguém que fosse muito fã da Demi Lovato, mas senti que o livro não fala tanto sobre ela, imagino que esse não seja o foco. No geral, gostei da leitura, mas acho que não voltaria a ler por não ser o tipo de livro que eu gosto tanto.