De Coração para Coração

De Coração para Coração Lurlene McDaniel




Resenhas - De Coração para Coração


87 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Deeh 28/05/2015

De coração para coração
Naquelas idas à Americanas encontrei um livro com uma capa simples e sim, um bom preço. Por curiosidade fui ler a sinopse. Amizade, transplante, memória celular...? Hã? É, nunca tinha ouvido falar disso. Já imaginou uma pessoa receber um coração de outra e começar a ter coisas em comum com seu doador? É um livro pequeno, interessante e diferente. Fica a dica. ^^
comentários(0)comente



Deise 09/05/2015

Gosto muito de livros que abordam temáticas que não estão na crista da onda e que acima de tudo nos fazem refletir a respeito do que está sendo abordado.
Gostei da abordagem do livro no tocante a retratar a importância da doação de órgãos, o que este ato representa àqueles que precisam, quem doa, aos familiares dos entes participantes da doação e recebimento, à vida por trás da história do doador e do paciente que recebe o órgão.
Em alguns momentos a escritora poderia ter se aprofundado mais dando mais detalhes da vida dos personagens nos fazendo ficar um pouco mais afetivos.
É um bom livro, com uma boa história!

comentários(0)comente



Fernanda 29/04/2015

Amor ♥
Elowyn e Kassey são grandes amigas, do tipo, inseparáveis, elas se conheceram de maneira diferente, dentro de um hospital, e esse encontro mudou para sempre a vida das duas, pois desse momento em diante, tornaram-se melhores amigas.

No Ensino Médio Elowyn começa a namorar e Kassey se sente um pouco abandonada pela amiga, principalmente porque Elowyn e Wyatt definem o típico casal apaixonado, que hora estão se amando loucamente, hora brigando como se não suportassem um ao outro, ou seja, um casal adolescente, típico.

Kassey ficava no meio de toda essa confusão de sentimentos e mesmo se sentindo largada, ajudava com bons conselhos e torcia para que os dois ficassem bem, até que um dia Elowyn encontra seu namorado ao lado de fora do cinema com outra garota, faz um escândalo e não ouve explicação alguma, apenas sai do local chorando muito e vai dirigir seu carro para tentar pensar sobre o que acabou de ver, ela liga para Kassey conta tudo e esse se torna o último momento em que elas conseguiram se falar.

A vida de muitas pessoas muda desse momento em diante, o livro nos leva por diversos caminhos entre tristeza, amor, ternura, compaixão, angustia, enfim, sentimentos humanos que muitas vezes pensamos que somente os adultos podem sentir, como a dor da perda, e infelizmente não são bem assim.

Paralela a história de Elowyn a narrativa nos levará até o mundo de Arabeth, uma adolescente que precisa com urgência de um transplante de coração. Ela e a mãe moram em uma pousada, seu pai morreu, vítima da guerra, e mesmo sem amigos ela ainda mantem a esperança de um dia poder ter uma vida normal, ser feliz e poder ter amigos de verdade.

A vida desses personagens será interligada de uma maneira muito forte e ao mesmo tempo linda, como eu disse, muitas vezes pensamos que somente adultos passam por determinados momentos ou situações, mas a verdade é que a dor, doenças e perca não escolhe a idade da pessoa, simplesmente vivemos, e cada pessoa passa por aquilo que tem que passar, independente se já viveu o suficiente (segundo a nossa percepção) ou não.

A autora nos faz viajar dentro desse mundo de perca e renascimento, alguns morrem, outros vivem, muito se aprende e a vida segue, muitas vezes não é fácil, mas tudo tem um propósito de existir.

Não consegui chorar com esse livro, mas segurei muito, pois é sempre difícil ler sobre temas fortes, eles mexem com os nossos sentimentos e muitas vezes por situações das quais vivemos. Esse livro eu comprei em uma promoção e nunca tinha ouvido falar sobre ele ou sobre a autora, mas foi uma surpresa muito boa, e acho que se as pessoas soubessem mais sobre ele, estaria entre os mais vendidos, com certeza.

Narrativa incrível, estrutura de personagens muito boas, amarração das histórias de forma perfeita e conteúdo inquestionável.

Sobre a Edição:

site: https://bookshelfone.wordpress.com/2015/04/29/resenha-de-coracao-para-coracao-lurlene-mcdaniel/
comentários(0)comente



Julia G 11/03/2015

De coração para coração
Ainda crianças, Kassey e Elowyn se tornaram inseparáveis. Mesmo quando o namoro de Elowyn impedia que elas tivessem tanto tempo quanto antes juntas, nada poderia abalar aquele sentimento que as unia, quase como irmãs. Nada as separaria, salvo o acidente que tirou a vida de Elowyn.

Doadora de órgãos, opção que fez ao marcar na carteira de motorista, Elowyn devolveu a vida de outra garota: Arabeth. Esta, que tinha o coração fraco desde pequena, finalmente podia sentir o sangue fluir com força por suas veias, pelas quais passaram a fluir também sensações e emoções que ela antes desconhecia, porque provavelmente não eram dela.

De coração para coração, escrito por Lurlene McDaniel, não poderia ter um título mais adequado. Além do sentido literal dele, em razão do transplante, também a subjetividade dos sentimentos são consideradas. Lurlene optou por trabalhar com um conceito novo, da memória celular, que ainda é incompreendido pela ciência mas que já não pode ser negado. A autora, inclusive, faz uma nota bastante interessante sobre suas intenções quanto à obra e ao tema, que ajudou a não entrar na história às cegas.

Com pouquíssimas páginas e letras relativamente grandes, a história se torna extremamente rápida. A simplicidade da escrita contribui também para conclusão do livro em poucas horas, mas essa velocidade não pode ser confundida com superficialidade. Apesar de não se aprofundar muito na explicação do tema – principalmente pelo fato de que ainda não há explicação -, a autora conseguiu criar toda uma trama em torno disso e, mesmo que usasse poucas palavras para narrar as cenas, ela conseguiu transmitir nas entrelinhas todos os sentimentos necessários para envolvimento com a trama, inclusive fazer transbordar algumas lágrimas.

McDaniel conseguiu explorar os conflitos sentimentais que se desenvolveram depois do transplante e do contato entre Arabeth e os pais e amigos de Elowyn. Arabeth tinha “lembranças sentimentais” sobre todas aquelas pessoas e queria conhecê-las; a recíproca era verdadeira, mas nada alterava o fato de que Elowyn havia partido. No entanto, não dá para dizer que houve uma conclusão para esses conflitos, apenas uma meia solução. Senti que o final ficou em aberto, e isso impediu que o livro gravasse em mim uma impressão mais forte.

Gostei da história e das diversas ramificações que ela trouxe, até para quem se interessar pelo assunto e ir além dela. Não foi um livro surpreendente, mas se fez uma leitura agradável e satisfatória.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2014/02/de-coracao-para-coracao-lurlene-mcdaniel.html
comentários(0)comente



Andréa Bistafa 20/08/2014

www.fundofalso.com
"Nem todas as pessoas entendem por que falar de coisas tão tristes, mas coisas ruins também acontecem com crianças e adolescentes, e eles querem respostas, eles querem saber o porquê." - Palavras da autora na orelha do livro.
Ufa, leitura rápida, intensa, sem rodeios. Escrita nota 10.

Com certeza, De Coração Para Coração entra na lista de livros que todos deveriam ler. Trata com delicadeza e honestidade uma situação que qualquer um de nós poderemos viver um dia. Na pele de qualquer um dos personagens.

*Pode parecer um spoiler logo ai embaixo, mas não é, a morte de Elowyn está logo nas primeiras páginas e na sinopse.

Elowyn Eden é um nome lindo, mais que isso, pertence a uma garota linda e cheia de vida. Como qualquer um de nós aos 15 anos, cheia de sonhos e planejamentos. Mas quem narra a história de Elowyn é Kassey, sua melhor amiga.
Kassey e Elowyn se conheceram na sétima série, quando estava no hospital pediátrico, ala da ortopedia, esperando o mesmo cirurgião, uma com fratura no braço, a outra na perna. Como Elowyn tinha acabado de se mudar para Alpharetta, não tinha amigos e Kassey não era tão popular assim, logo o laço de amizade se fortificou e se tornaram melhores amigas.
Kassey encontrava na amiga tudo que não tinha em casa. Filha de pais separados, encontrou na família de Elowyn o que precisava. Compartilhavam tudo, não desgrudavam uma da outra. Até o dia que Elowyn conhece Wyatt e se apaixonam. Kassey no inicio fica triste em ter de dividir, se sente em segundo plano, mas com o tempo percebe que o importante mesmo é a felicidade da amiga, e faz de tudo pelo relacionamentos dos dois, logo que brigam tanto quanto se amam.
Elowyn completa 16 anos primeiro, ganha de seu pai um carro novo vermelho vibrante.

Eu fico imaginando qual seria a dor desse pai, em ter de viver uma vida toda com remorço por ter presenteado a filha com o instrumento que lhe tiraria a vida.

"Seu nome era Elowyn Eden. Ela era minha melhor amiga. Ela morreu quando tinha dezesseis anos de idade." - Pág.50

Na segunda parte do livro, conhecemos Arabeth, e é ela mesma quem narra sua história.
Aos seis anos seu coração começou a falhar e hoje com quatorze sua vida dependia desesperadamente de um transplante.
Arabeth teve uma infância muito triste, sem amigos e cheia de fatalidades. Quando recebe a notícia que havia um coração novo a esperando, pode sonhar e planejar assim como toda garota de sua idade.

"Quem imaginaria que tirar pó e aspirar pudessem ser atividades tão libertadoras? Para mim, eram." - Pág.74

O destino é um pouco irônico, não acham? Uns perdem, outros ganham e sempre vai ser assim. Essa é a lei da vida. Para Arabeth ser feliz, Elowyn precisou morrer. Qual valor isso tem? O que se passa na cabeça dos familiares nessa hora?

Eu sempre fui a favor da doação de órgãos, e acho que aqui no Brasil, assim como nos Estados Unidos, nossa habilitações deveriam ter a informação de doador, fica mais fácil quando o próprio doador tem esse desejo do que simplesmente a família decidir. Não deve ser fácil tomar essa decisão ali, no calor e na dor do momento. Mas acreditem, salvar uma vida pode não mudar a sua dor, mas com certeza evitará a dor do próximo.

Se você ainda tem dúvidas, leia esse livro. Saiba como se sentiram as famílias envolvidas. Descubra o encontro entre eles. Esse livro pode sim, salvar vidas.

site: http://www.fundofalso.com/2014/01/resenha-de-coracao-para-coracao.html#more
comentários(0)comente



Gabriela 23/06/2014

De Coração Para Coração
Elowyn e Kassey sempre foram grandes amigas, e contavam sempre tudo uma a outra. Porém, Elowyn não havia contado que ao tirar a carteira de motorista, tinha marcado a opção "doadora de órgãos". Infelizmente, Kassey descobriu isso da pior forma possível... Mais no blog!



site: http://coisasdegabiz.blogspot.com.br/2014/06/resenha-de-coracao-para-coracao.html
comentários(0)comente



difibarra 18/06/2014

Elowyn e Kassey sempre foram grandes amigas. Desde pequenas as duas se divertiam juntas, estudavam juntas e agora, com 16 anos de idade, Elowyn está prestes a marcar a vida de Kassey para sempre. Elowyn sempre foi uma garota metida, patricinha, ousada e linda. Acabou se apaixonando por Wyatt Nollan, um garoto do nono ano que jogava basquete e possuía todos os atributos que Elowyn admirava. Os dois eram inseparáveis e, sem dúvida, isso mexeu com as emoções de Kassey. Como na vida nem tudo são flores, o relacionamento dos dois começa a descer pelo ralo, até que em uma noite chuvosa e fria Elowyn coloca um ponto final na sua história.
comentários(0)comente



Val 09/05/2014

Livro "De Coração para Coração"
Elowyn e Kassey são amigas e sempre faziam tudo juntas. Elowyn se apaixonou por Wyatt, um garoto que possuia tudo que ela admirava. Eles brigavam bastante, mas eram inseparáveis, o que chegava até a incomodar Kassey um pouco.
Mas, em meio a uma dessas brigas, Elowyn sofre um acidente, e isso coloca fim a sua história e problemas.
Arabeth é uma menina que nunca teve um coração muito bom, no sentido da saúde. Ela sempre foi muito solitária, principalmente por brincadeiras ao ar livre não poderem ser feitas com frequência por causa de seu problema. E, um belo dia, o telefone de sua casa toca avisando que eles tem um coração novo pra ela.
A partir dai tudo começa a mudar. Arabeth recebe o coração de Elowyn, que marcou na sua carteira que queria ser doadora de orgãos caso sofresse um acidente.
Achei muito legal o livro abordar esse tema, incluindo a memória celular. Eu já havia ouvido falar sobre isso, mas é sempre legal tentar se por dentro da história pra imaginar como é os sofrimentos e as alegrias.
Eu gostei do livro, apesar de não ser aquele tipo de livro que prenda muito a atenção, mas o assunto abordado acaba dando um toque interessante a leitura.



E você? Já leu? O que achou?

site: http://www.revistagalaxy.com/2014/05/resenha-de-coracao-para-coracao.html
Belle 15/05/2014minha estante
Amei esse livro, nossa traz um tema diferente e que trata a realidade de muitas pessoas que precisam de um orgão, e o que eu achei lindo é que a temática do livro combina com a capa e o titulo...Quero lê-lo


Dani 17/05/2014minha estante
Nunca li nada que abordasse a doação de órgãos e me interessei muito pelo enredo deste livro, e esta parece ser uma boa leitura, apesar de não prender muito a atenção do leitor, como você comentou.




Anna Laitano 01/05/2014

Uma hipótese teórica em forma de romance
Com um tema delicado, uma abordagem inovadora e poucas páginas, "De coração para coração", da autora Lurlene McDaniel, consegue chamar a atenção logo na sinopse. Então, ao recebê-lo, não aguentei esperar nem um segundo para começar a leitura que prometia ser promissora. Para a minha surpresa, tudo fluiu ainda mais rápido que o esperado e em apenas uma noite terminei de ler essa envolvente história sobre amizade, recomeços e superação.

O livro é dividido em três partes, nas quais as narrativas de Kassey e Arabeth se alternam, sem necessariamente alternar entre as duas perspectiva a cada capítulo. A primeira parte, por exemplo, é totalmente narrada por Kassey, já que se trata da história de sua amizade com Elowyn, até a morte da melhor amiga.

Outro ponto importante no quesito narrativa, é a forma como a autora escolheu abordar o tema. A premissa pode passar uma ideia de drama, regado à lágrimas, mas não é bem isso que encontramos. A história é tão leve quanto o possível, considerando-se o tema, e bastante objetiva e direta. Nada muito descritivo nem polêmico pode ser encontrado no livro. É uma narração mais enxuta, ao estilo "curto e grosso" – ainda assim, não perde a essência tocante ou deixa de passar as emoções propostas.

As três protagonistas são construídas de forma bastante satisfatória. Seus passados são contados em poucos parágrafos, ajudando o leitor a sentir uma conexão quase imediata, como se já as conhecesse há tempos. Elas também mostram alguns traços bem definidos de suas personalidades, e têm conflitos, dúvidas, medos e desejos totalmente condizentes com a realidade de jovens dessa idade.

Os personagens secundários, por outro lado, são um pouco mal aproveitados. Mesmo os pais de Elowyn ou Wyatt, que ainda têm uma participação maior e reações emocionais bastante verossímeis, não são tão explorados e trabalhados. Não que isso afete tanto na avaliação final da história, mas poderia ser um acréscimo enriquecedor, que daria um algo a mais que, por vezes, senti falta.

Um dos pontos mais curiosos, sem dúvida, é a temática pouco explorada e original de "memória celular". Para quem não sabe, a memória celular é uma hipótese de que as células de todo o corpo – e não apenas os neurônios – armazenam memórias. E, ao transplantar um órgão, essas memórias também seriam passadas do doador para o receptor. Embora tal teoria não seja confirmada, às vezes nem muito acreditada, existem receptores que após o transplante sofrem algumas alterações na personalidade, hábitos e etc.

Para demonstrar esse conceito, a autora acabou forçando um pouco determinadas situações ou diálogos, exagerando em certas semelhanças entre Elowyn e Arabeth. Uma falha nessa construção, é que a temática principal já seja apresentada no início (tanto na nota inicial da autora quanto na sinopse), pois quebra o clima de mistério que se tenta construir entre os personagens, que ficam confusos com o que está acontecendo e sem saber a origem ou explicação de tal fato.

Embora existam romances no livro, nenhum chega a ser o foco principal da história. O único relacionamento que de fato tem uma construção romântica é o de Elowyn e Wyatt. Os outros são mais fases de superação, luto e descobertas que os personagens estão vivendo – o que é um grande ponto positivo, pois em nenhum momento a história prometia ser sobre relacionamentos românticos.

A capa não é a mais chamativa ou marcante, mas ao ser analisada se torna mais interessante pela forma como as digitais são posicionadas para formar os corações, retratando muito bem o tema principal de identidade e memória celular. Com edição simples e limpa, o livro é bastante agradável aos olhos. Da mesma maneira, a tradução e a revisão não deixaram passar erros que eu possa recordar, o que é sempre um ponto positivo.

Este é um livro que eu recomendaria por ser rápido, objetivo e diferente. De certa forma, é um romance para contextualizar um conceito teórico e hipotético. Porém, no geral, ainda senti falta de algo mais profundo, que causasse mais impacto e marcasse o leitor, fazendo a história permanecer vagando no fundo de sua mente, causando reflexões.

site: www.queridaprateleira.com.br
comentários(0)comente



Camila1856 09/04/2014

Interessante
Heart to Heart (2010) ou De Coração para Coração foi escrito pela norte-americana Lurlene McDaniel, que já escreveu mais de 70 livros para jovens adultos, alguns já roteirizados para filmes e séries. Ela é conhecida por colocar seus personagens diante de situações tensas como de doenças crônicas ou luto.
De Coração para Coração traz como temática principal o transplante de órgãos, portanto, toda a narrativa vai dar respaldo a essa situação. Os capítulos são narrados em primeira pessoa, no princípio por Kassey e, posteriormente, entremeiam-se as narrativas de Arabeth.
Kassey é uma adolescente como qualquer outra pessoa, entretanto seu pai saiu de casa por conta de seus vícios no álcool e drogas, deixando Kassey e a mãe sozinhas. Kassey é a melhor amiga de Elowyn, cuja família é a de modelo tradicional: pai e mãe, segundo Kassey a família da amiga é perfeita.
As duas sempre estão juntas e são confidentes uma da outras até Wyatt aparecer na vida de Elowyn, os dois começam a namorar e a amiga acaba deixando Kassey meio de lado, voltando para ficar com ela apenas nas inúmeras crises que o relacionamento com Wyatt.
Elowyn e Wyatt brigavam bastante, pois ela era muito ciumenta, explosiva e temperamental. Simplesmente tinha dificuldade em escutar os conselhos dos outros. Nesses momentos, Kassey, mesmo enciumada, acabava servindo de ponte para a reconciliação do casal. Certa noite, Elowyn liga para Kassey. Elowyn estava transtornada porque viu Wyatt com outra garota do colégio e ela já foi supondo que ele a traia, Kassey tentou acalmá-la, mas esta foi uma noite fatídica: Elowyn dirigindo o seu carro acaba sofrendo um acidente.
O acidente abalou Kassey e todos os que conheciam Elowyn, os pais dela ficaram devastados e Elowyn em coma, não respondia ao tratamento e foi considerada morta, como na carteira de motorista ela se colocou como doadora de órgãos, seu desejo foi cumprido e seu coração foi transplantado para Arabeth. Então, começamos a ter narrativas sob a perspectiva de Kassey e Arabeth.
O interessante é que logo no inicio do livro a autora diz que irá abordar um assunto que mesmo não comprovado cientificamente algumas pessoas que tem órgãos transplantados dizem que em algumas ocasiões conseguem lembrar coisas de não são suas lembranças, mas da dona original do órgão. É exatamente isso o que ocorre com Arabeth, após o transplante de coração ela começa a adquirir a personalidade, manias e gostos de Elowyn, isso ela veio a descobrir após conhecer a família e amigos de Elowyn.
A história deveria emocionar, mas a forma como ela foi contada não chega a abalar ou realmente envolver o leitor, mas não deixa de ser uma história que sensibiliza o coração. E até o acidente de Elowyn a história é lenta, mas após o fato e principalmente quando os amigos dela conhecem Arabeth a narrativa começa a prender mais, afinal quem não ficaria curioso para entender o porquê Arabeth adquiriu algumas características de Elowyn?
Lurlene McDaniel escreveu uma história boa, breve, e com personagens cativantes e com conflitos, mas acredito que faltou um pouco mais de emoção nas palavras, de um detalhamento melhor do caso, afinal quando nos dispomos a escrever sobre um determinado assunto, simplesmente não podemos deixar a narrativa vazia de fatos e, particularmente, senti essa ‘carência’. Apesar disso, gostei bastante do livro e com certeza, o releria.
Portanto, se você tiver oportunidade de conhecer essa história, aproveite. Vale a pena!

Camila Márcia

site: http://delivroemlivro.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Leitor Sagaz 02/04/2014

Um livro que literalmente vai mexer com seu coração
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

O livro é dividido em três partes, sendo a primeira parte narrada por Kassey. A segunda e terceira são divididos em capítulos de Kassey para Arabeth. Através dela conhecemos a encantadora Elowyn Eden, uma jovem mimada, radiante, a quem todos adoram e admiram. Desde pequenas Kassey e ela se tornaram inseparáveis, sendo uma a força da outra; isso muda um pouco quando Elowyn começa a namorar, mas volta e meia ela sai em busca da amiga dizendo que odeia o namorado, só que logo em seguida já diz que não consegue viver sem ele. (Dramas de adolescente rsrs)

"Eu chorei sobre o tecido macio. Em certo momento, mamãe deitou-se lentamente na cama comigo e me abraçou, sussurrando palavras tranquilizadoras no meu ouvido. Ela me confortou como se eu fosse uma criança pequena com medo do escuro, até que o meu corpo parou de tremer e eu mergulhei em um sono escuro e sem sonhos." Capítulo 6 - página 48

Um dia Kassey recebe uma ligação de Elowyn dizendo que estava tudo acabado, parecia muito perturbada na ligação, dizia coisas sem sentido e por fim a ligação caiu!
Dando início a segunda parte do livro por Arabeth, uma jovem de 15 anos que recebe um ligação dizendo que encontraram um coração para ela.

"Seu nome era Elowyn Eden.
Ela era minha melhor amiga.
Ela morreu quando tinha dezesseis anos de idade." Capítulo 7, Kassey - página 50.

Após o transplante, onde correu tudo conforme o planejado, a mãe de Arabeth e sua tia Viv decidem fazer uma mudança no seu quarto, tudo que ela pensa é que adoraria um quarto com tema “campos franceses”, com aroma de lavanda, um desejo meio incomum.
Outras mudanças ao longo do processo de recuperação acontecem, isso assusta Arabeth, mas ela mantém este segredo para si.
Na segunda parte do livro os capítulos são divididos entre Kassey e Arabeth, acho que vocês já devem desconfiar da razão disto! Mas é bem harmônico como as histórias se fundem.

"Sou esperta o suficiente para entender que a vida é definida por momentos decisivos que, em sua maioria, não são planejados ou esperados."(pág. 122)

É uma história emocionante, inspiradora, que nos faz refletir sobre a importância de ser um doador, de qualquer tipo: sangue, medula, órgãos. Para mim isso é um ato de heroísmo, salvar a vida de outras pessoas e muitas vezes de pessoas que nunca chegaremos a conhecer.

O que posso falar mais? A capa e o título do livro são perfeitos, dizem tudo e mais um pouco sobre a história. A autora possui uma escrita envolvente e simples, que facilita nossa leitura a tornando ainda mais agradável.
Como sempre a Novo Conceito arrasando nos títulos publicados e com o meu bolso (rsrsrs tenho que comprar este para mim), esse que li foi em parceria com o site Arca Literária através de um book tour, me sinto um felizarda em poder ter lido este livro.

Super indico este livro! Espero que vocês tenham gostado da resenha!

Beijocas da Deebs

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/04/resenha-de-coracao-para-coracao-lurlene.html
comentários(0)comente



Isabella Pina 23/03/2014

Um olhar adolescente sobre um assunto atípico
Quando eu li a sinopse desse livro, eu não sabia bem o que pensar do assunto. Quero dizer, não é um tema muito abordado, pelo menos não pelos olhos de um adolescente. E é aí que a McDaniel tem seu maior trunfo: ela aceitou o desafio de escrever sobre um assunto seríssimo, envolvendo adolescentes, porque é algo que ocorre com pessoas jovens, por mais que pareça longe da realidade considerada “normal”.

A história é narrada por duas meninas, as protagonistas da história: Kassey, a melhor amiga para todo o sempre de Elowyn, uma menina feliz e agitada. As duas sempre estão unidas e, pela visão de Kassey, nós descobrimos como ficaram próximas e pelo que já vivenciaram. No entanto, tudo muda na vida calma de Kassey quando Elowyn sofre um acidente e acaba falecendo. Além disso, por ser uma doadora de órgãos, o coração de Elowyn acaba indo para Arabeth, a outra personagem que narra a história. Desde pequena Arabeth teve que conviver com um coração fraco, impossibilitada de fazer as coisas mais simples que uma criança faz e, quando finalmente recebe o transplante, é outra menina, feliz, animada e... Em certos momentos, parecidíssima com Elowyn.

A escrita da Lurlene é ótima! Conhecer Kassey, Elowyn e seus amigos, antes do grande acontecimento, criou um contexto que, quando ocorreu o que nós já sabíamos que aconteceria desde o começo, quebrou meu coração. Perder uma pessoa tão importante da sua vida e assim, tão de repente, nunca se torna fácil. Arabeth também é uma personagem bem-construída e, além dela, temos também um desenvolvimento da sua família, de onde mora e tudo o mais. As duas personagens, mesmo que não pareçam ter algo em comum, já experimentaram coisas difíceis, como a separação do pai.

Todos esses momentos em que Arabeth tinha uns momentos “Elowyn” não pareceram forçados, ou um sobrenatural barato. Há apenas relatos de que isso acontece de vez em quando com os receptores da doação de um coração, mas mesmo assim, foi algo colocado na história de uma maneira muito boa, se tornando mais alguma característica de Arabeth, que, afinal, não era definida só pela sua antiga condição.

De coração para coração foi uma boa surpresa, me conquistando com sua beleza simples e por tratar de um assunto complicado de uma maneira delicada e realista. Estou mais que curiosa para ler mais livros dessa autora!

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2014/03/resenha-de-coracao-para-coracao-de.html
comentários(0)comente



Erica Cotta 12/03/2014

Emocionante!
De coração para coração traz uma história linda, amor, amizade, cumplicidade ... tantos sentimentos bons que podem ser compartilhados. A sinopse do livro me chamou a atenção em uma livraria do aeroporto, e não deu outra, chorei o voo inteiro. Super recomendo principalmente para ser compartilhado entre amigas.
comentários(0)comente



PorEssasPáginas 27/02/2014

Resenha De coração para coração - Por essas Páginas
De coração para coração, de Lurlene McDaniel, foi mais uma daquelas surpresas boas. O tema central do livro me chamou muito atenção e por isso resolvi escolher esse romance para resenhar. Provavelmente se não fosse pela parceria, eu nunca teria o lido, já que ele não é muito famoso. E eu perderia uma grande leitura…


Elowyn e Kassey são grandes amigas, daquelas que são inseparáveis e Kassey até mesmo sempre chama a amiga para viajar com a família dela nas férias. Elas compartilham seus sucessos, seus problemas, suas decepções… Quando Elowyn alcançou a idade permitida para dirigir, os pais dela a presentearam com um carro. Para vocês terem noção do tamanho da amizade entre elas, ela fez uma cópia da chave e deu de presente para Kassey. Tudo ia muito bem, até que depois de uma grande decepção, Elowyn acaba sofrendo um acidente de carro. Ela fica em coma e os médicos dão a triste notícia de que não tem mais volta. Kassey havia colocado na carteira que gostaria de ser “doadora de órgãos” e os pais acatam a decisão da filha.

Do outro lado da história, nós temos Arabeth, que tem um problema grave no coração. Por causa disso, seus órgãos não são oxigenados perfeitamente (inclusive as extremidades dos dedos dela estão sempre roxos) e por isso ela tem uma vida cheia de limitações. Mas aos 16 anos, ela recebe uma notícia maravilhosa: havia um coração a esperando. Sim, era o coração de Elowyn. E isso vai unir essas meninas de uma forma que elas nunca esperariam…

De coração para coração não é um livro com muitas reviravoltas. Ele é um livro bastante simples, bem previsível e curto. Mas, mesmo assim, ele é muito bom. Lurlene conseguiu descrever os personagens, e principalmente os seus sentimentos, muito bem. Alguns capítulos são narrados pela Kassey e outros pela Arabeth, e as duas são muito interessantes. Não tinha como não se apegar aos personagens, porque eles eram tão reais, que quase saltavam das páginas. Eu não sei explicar quais foram os recursos que a autora utilizou, mas esse livro é exatamente como o título: de coração para a coração. Era como se a autora quisesse compartilhar uma história muito bonita com alguém, mas sem precisar de muitas complicações. Teve um momento que eu não consegui me segurar e comecei a chorar, e reparem que bacana, eu estava dentro no ônibus. Essa leitura me passou uma mensagem muito especial e me comoveu bastante.

De coração para coração trata de um tema muito controverso e ao mesmo tempo interessante: a memória celular. Não, não é um spoiler, porque isso foi comentado em uma anotação logo no início do livro. Essa informação não deveria estar no final? Eu preferia começar a leitura sem saber! Aliás, essas explicações das pela autora poderiam muito bem ter sido inseridas durante a história… Não vou dar detalhes para quem não quiser saber (e pulem essa parte inicial se forem ler o livro!!!) mas eu achei muito interessante a autora ter trabalhado justamente esse tema.

Quando eu peguei o livro, eu achei a capa muito estranha. Mas, depois de ter lido, eu posso dizer: ela combina muito! Essa simplicidade ficou muito boa e esse coração feito com digitais não poderia ser mais perfeito. Acho que só o vermelho poderia ser de outro tom…

Enfim, esse é um livro que eu indico! Ele pode ser lido em um dia só para quem lê mais rápido) e com certeza vai ser um livro inesquecível!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-de-coracao-para-coracao#more-13641
comentários(0)comente



87 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6