Filhos de Duna

Filhos de Duna Frank Herbert




Resenhas - Os Filhos de Duna


542 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Junior 28/03/2023

Confuso
Ainda não sei o que pensar sobre esse livro, tinha achado o segundo incrível e dinâmico e esse foi o contrário. A história definitivamente muda muito, mas não gostei de como muitas coisas foram resolvidas, a leitura foi lenta em grande parte do livro e parecia que nada acontecia. E achei o final muito Deus ex-machina.
comentários(0)comente



Kauan_Vitor 27/03/2023

Livro, mas não é muito emocionante assim
O Universo de Duna ao meu ver é complexo, integrante e curioso de se entender. Isso torna o livro um pouco maçante de se ler no começo, mas quando se entende toda essa complexidade tudo se torna muito bom de ler. O primeiro livro para mim é o mais emocionante, o segundo não é muito assim e nem o terceiro. Contudo, o terceiro tem uma abrangência das intrigas políticas, religiosas e econômicas. O desfecho dessa trama foi circular, e portanto, deu certa linearidade ao livro. Mas foi pouco envolvente, além de pouco conclusivo, senti que foi um final muito corrido.

- spoiler a seguir -

A trama deste livro gira em torna de três personagens principais: Alia, Ganima e Leto II. Isso porque, com a ?morte? de Paul Atreides, então imperador do Imperium após derrotar Shaddam IV, deixou espaço pra um novo governo. Como Leto II era muito novo para assumir o governo, Alia assume como princesa regente. Me entristece, e bastante, a decadência de Alia, uma personagem com uma estima e personalidades fortes, acabar como ela acabou? fiquei triste, tinha certo apego a ela!

No livro, tem-se questões muito importantes, principalmente no que concerne à política. Nesse sentido, os filhos de Paul, Leto II e Ganina são espetaculares! Nasceram pré-cientes, condição que da capacidade deles terem acesso a memórias de seus antepassados, além de saberem coisas que acontecerão no futuro. Ent, mesmo muito novos, eles tem falas e pensamentos muito adultos, oq causa certa estranheza.

Algumas citações do livro que acho importante colocar aqui, que evidência esse cenário político-social do livro:

- ?Com o governo e a religião ligados, ferir a lei virava pecado. Um cheiro de blasfêmia invadia o ar como fumaça sempre que havia algum questionamento de editos governamentais. A culpa da rebelião invocava o fogo do inferno e julgamentos moralistas.?
- ?Quando sou mais fraco que você, peço-lhe liberdade, pois isso está de acordo com os seus princípios; quando sou mais forte que você, tiro-lhe a liberdade, pois isso está de acordo com os meus princípios.?
- ?Os governos, quando se mantêm, tendem cada vez mais a assumir formas aristocráticas. Não se conhece nenhum governo na história que tenha fugido a esse padrão. E à medida que a aristocracia se desenvolve, o governo tende cada vez mais a agir exclusivamente no interesse da classe governante, seja essa classe uma realeza hereditária, a oligarquia de um império financeiro ou a burocracia enraizada?

Conclusão: um livro espetacular com diversos pensamentos fortes e um universo complexo e que pode ser muito bem explorado cinematograficamente ?(oq eu espero que aconteça nos próximos filmes tbm). O final, como disse acima, deixa muito à desejar, parece que as coisas aconteceram abruptamente e umas em cima das outras. Arrakis começa a se tornar um mundo um pouco mais verde, mas ainda com características muito áridas. Além do mais, a forma como o meio ambiente é tratado aqui é muito interessante. Enfim, o final do livro deixa espaço para um grande espetáculo, que talvez possa vir no próximo livro. Contudo, ainda estou decidindo se continuo a leitura dos demais livros.
comentários(0)comente



André_Tarbi 22/03/2023

Ah, okay
Comparando a minha experiência de leitura com os dois primeiros livros, essa foi bem mais fraca. Sinceramente gosto muito da ambientação de Arrakis e ver ela, de certa forma, terraformada foi aprazível, visto que é um sonho de Kynes ser realizado, porém, poderia ser escrito melhor, ainda mais detalhado, de certa forma pra mim foi decepcionante, esperava mais. O ponto alto com certeza foram as cenas do Leto II sob os vermes vagando pelas dunas, eu queria muito ter visto isso logo no primeiro livro, aguardei muito tempo e curti bastante. Agora no quesito de reflexões políticas e filosóficas apresentadas, que é um ponto super característico dessa saga, eu também achei fraco e muito monótono, repetitivo sabe, parece que o Frank já tava cansado. Alguns conceitos são abordados toda hora de novo e de novo e isso cansa. O Leto II pra mim foi um personagem chato, sem sal, a irmã, Ghanima, tinha muito potencial, os momentos que ela ficou baddass, bem vingativa, eu amei muito. O Profeta tadinho, só apareceu pra ser humilhado, eu n gostei, queria que ele tivesse tido sim aquele fim honroso no segundo livro. A Alia se destruiu, acho q o final dela poderia ter sido melhor também, afinal ela é uma lutadora foda, isso foi mostrado no segundo livro, sei que ela tava possuída, mas sla, apesar de Duna não se vender como uma história cheia de ação, tem momentos que poderia sim ter tido sem perder sua essência. Estou dando essa nota pela experiência que eu tive, mas no geral o livro é sim consistente e muito bem escrito, e eu vou sim correr pra ler os próximos pq tenho expectativas bem altas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



FilipeJacobino 19/03/2023

Que final foi esse?
Filhos de duna ganhou meu coração, de longe o melhor livro da primeira trilogia. Me deixou com vontade de continuar, agora, o resto da série
comentários(0)comente



Alberto115 10/03/2023

Muito bom
Pelo fato do primeiro livro ter sido muito bom e com uma bela introdução a história eu fiquei com muitas expectativas para com o segundo livro, que nao foi ruim porém pelo nível do primeiro esperava se mais, e AGR no terceiro o nível subiu novamente, uma história que começa de forma lenta e fica corrida num ritmo frenético ao fim com uma trama muito bem arquitetada desde a primeira pág, bom é pouco, excelente e a palavra certa
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jão 07/03/2023

Os gêmeos
Eu achei esse livro incrível; no começo eu não dava nada pra ele, mas a história foi sendo construída e simplesmente me apaixonei por ela.

O livro em algumas partes é um pouco massante, porém, a construção de personagens é tão bem feita que você não quer parar de ler.

O final foi épico, só achei que a vibe do livro muda bastante depois que o Leto ganha o power up dele, mas eu curti a vibe tanto quanto antes. Claro que tem coisas que me deixaram um pouco decepicionado (O Pregador), porém vale muito a pena acompanhar o plano dos gêmeos e a construção de uma vilã até pior que o Harkonnen.

Pra quem curtiu o primeiro q segundo livro, esse vai ser um desfecho do agora e um começo de um futuro muito incrível e com certeza vai gostar.

Fora que as críticas a políticas e até religiões é muito bem feita e te faz pensar se as coisas estão certas mesmo.

Enfim, recomendo muito esses três primeiros livros da saga Duna ?
comentários(0)comente



Matheus1028 05/03/2023

Tinha tudo para ser o favorito da saga
Esse livro começou tão bem, tinha tudo para ser o meu favorito da saga. Achei fantástico as conspirações da Alia, dos gêmeos, da Lady Jessica, do povo da Casa Corrino, Duncan, Stilgar.. Porém, sempre que chega o momento das visões, parece que o autor eleva a escrita do livro a um nível exageradamente complexo, onde diversas vezes fica muito difícil entender o que está se passando e torna a leitura extremamente maçante e cansativa. Corri para terminar o livro, mas foi porque eu não aguentava mais mesmo kkk

Mas até que gostei do final, acho que fecha bem esse arco da primeira trilogia, dos Atreides e etc, apesar de não ter entendido algumas coisas. Apesar de ter a segunda trilogia, não pretendo lê-la agora. É isso.
comentários(0)comente



Carol Vidal 03/03/2023

O mais confuso até agora
Eu continuo defendendo que esse universo criado por Frank Herbert é incrível em sua complexidade. Porém, achei que esse livro se perdeu em conspirações e pistas, ficando tudo muito confuso e cansativo.

Foi uma jornada e tanto essa leitura, o que me exigirá um tempo longe do universo pra conseguir dar continuidade.
comentários(0)comente



Gabriel680 28/02/2023

Duna continua sendo Duna
Depois de nove anos depois de Messias de Duna, vemos as consequências das escolhas do Paul, seu império se tornou uma decadência.
Vemos dois principais núcleos durante o livro, os filhos do Paul desvendando as tramas imperiais contra a sua vida e também como controlar o poder que consumiu o seu pai e sua tia.
O segundo núcleo é o da regência com a Alia e Duncan que precisam lidar o fanatismo religioso criado por Muad'Dib e com um antigo inimigo da casa atreides.
E com essas peças em jogo que vamos acompanhando as tramas políticas durante todo o livro, talvez muito se decepcionem com esse livro, esperando algo tão primoroso e inovador quanto o primeiro livro, mas esse é um bom livro para vermos aos personagens secundários que cresceram durante os dois primeiros livros e acabam finalizando essa trilogia com talvez alguém tão cruel quando o Muad'Dib e Barão no trono.
comentários(0)comente



arthurcamandio 25/02/2023

Livro perfeito para fechar uma trilogia tão grandiosa. é uma leitura mais dificil e pesada por conta das temáticas mais complexas abordadas por herbert. em certos momentos, a leitura perde a fluidez por conta dessa "complexidade temática" e é necessário ter persistência para encarar algumas dezenas de páginas. de qualquer forma, adorei a leitura e já estou com vontade de comprar a segunda trilogia.
comentários(0)comente



Rosy 24/02/2023

Leto
Não é q eu achei ruim mas eu tive a impressão q tava lendo o mesmo livro só que com nomes diferentes, em vez Paul Leto e em vez do barão Aila, então achei um menos empolgante pra ler esse
comentários(0)comente



Tha 17/02/2023

Espetacular
Mesmo lendo o livro bem devagar, a experiência do incrível. É um livro cabeça sobre debares filosóficos sobre governos, a essência humana e onde a humanidade tem dirigido seu destino, além do debate sobre crenças e autoritarismo. Para os que curtem livros com um ótimo universo e colocam a cabeça para funcionar, esse é um prato cheio.
comentários(0)comente



542 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR