Vitor16Hq 12/03/2024
Meu favorito da trilogia??
Primeira trilogia de Duna concluída, não faço ideia de quando vou ler a segunda, quero ler o que foi escrito pelo Frank Herbert, apesar de terem escrito mais livros baseados nas anotações, mas pretendo parar onde o autor parou.
Esse terceiro livro, ele realmente consegue ser tão bom quanto o primeiro livro. Depois da queda do Paul no livro anterior, conhecemos Leto e Guanima, filhos de Paul e Chani, que nasceram ao final do livro anterior.
E obviamente, tem as camadas políticas dos livros anteriores, e nesse a camada religiosa foi melhor explorada do que nos dois primeiros livros.
Leto e Guanima são personagens muito interessantes ao longo de todo o livro, as vezes a Guanima se tornavava a melhor personagem do livro, o Leto ficava intercalando, hora eu gostava e outra não, mas era sempre um personagem bem escrito.
Uma personagem que teve um destaque merecido foi a lady Jéssica, é uma personagem que eu adoro desde o primeiro livro, e foi muito bom o papel que ela teve nesse novo livro.
A história apresenta um novo personagem, chamado de O Pregador, que é dele que vêm maior parte da trama religiosa, e tem um mistério estabelecido logo no início e vai se desenrolando ao longo da história.
Chega um momento onde ele Leto se encontram e é onde acontece um dos melhores diálogos do livro.
Tudo em volta desse personagem é muito intrigante, eu não vou comentar o por que senão estaria dando um grande spoiler, mas é surpreendente.
Esse livro tem uma das partes que mais gosto da trilogia inteira, a parte da caverna e dos tigres é muito bem escrita.
É impressionante como o Frank Herbert utilizava esse ambiente desértico nas histórias.
Foi um livro que superou minhas expectativas e ainda não me decidi qual o meu favorito da saga, se é esse ou o primeiro, mas foi uma leitura muito satisfatória.