PedroVipi 24/09/2024
O final da primeira trilogia: Maravilhoso ou controverso?
Sem dúvidas DUNA é uma das minhas franquias favoritas, seja pela história envolvente ou apenas pelas loucas viagens ficcionais da mente de Frank Herbert.
Quando finalizei "O messias de duna" estava morrendo de ansiedade para ler o terceiro livro e saber como a história iria se concluir. E é com extremo prazer que digo que esse livro é muito bom e na minha opinião, supera o messias de duna.
SOBRE A HISTÓRIA:
Nove anos se passaram desde o final de messias de duna, agora o planeta Arrakis está sendo governado pela princesa Alia Atreides e futuramente será pelos filhos de Paul Muad'Dib: Leto Atreides II e Ghanima. (Protagonistas).
Porém, apesar da vida em Arrakis estar mudando e o planeta estar se tornando cada vez mais belo e verdejante, os irmãos Atreides não estão seguros, e a casa Corrino (do imperador Shaddam e Irulan) conspira contra os futuros governantes de DUNA.
A narrativa continua semelhante aos outros livros, sempre envolvendo questões ecológicas (desta vez mais do que nos outros dois), dilemas religiosos, filosofias, e claro, a trama política que não pode faltar.
Apesar de eu ter adorado o livro, ele sofre dos mesmos problemas dos outros dois romances dessa saga: o final apressado. O final em si é bom, porém parece que Herbert quer acabar de uma vez a história. Percebi isso no momento em que um certo personagem morre e quase não há descrição, como se a morte dele não fosse relevante (E NA VERDADE ERA MUITO).
Mas enfim, deixo aqui meu saldo positivo e recomendo a leitura para fãs de ficção e semelhantes.
ENFIM: COMO EU AMO DUNA.?