Christian Rosa 05/06/2024minha estantePós-escrito de 2024:
Tentei editar a resenha, mas não há tal possibilidade no Skoob. Por isso, escrevo nos comentários.
Infelizmente, certas bobagens ditas na juventude e publicadas na internet ficarão registradas para a posteridade, portanto a retificação é necessária.
Quem pensar parecido com essa resenha, que estude lógica e filosofia; leia Platão e Plotino. Principalmente, que faça um honesto e brutal exame de consciência e veja as sombras da própria psique.
A ociosidade, a ignorância e muito Shin Megami Tensei foram os pais dessa resenha. Por baixo da ironia pomposa, não há nada além de revolta, mágoa e ressentimento, vaidade e uma presunção de justificar os próprios erros.
Ainda que não siga oficialmente o cristianismo, hoje, cansado dos fogos revolucionários e impiedosos que um dia arderam em mim, reconheço que é inútil debelar as leis da criação. Ainda que algumas passagens bíblicas possam ser contestadas nos dias de hoje, o principal continua verdadeiro.
Recomendo a meditação do sentido e significado do sacrifício de Cristo. Imitá-lo é o nosso dever, a razão pela qual nascemos neste mundo. Ainda que eu tenha minhas dúvidas e querelas com os dogmas das Igrejas Católica e Ortodoxa, é evidente que a grandeza de Cristo é sobrenatural, sagrada e milagrosa - assim como a vida o é.
Há um centro secreto e misterioso no universo, que é cosmos: ordem, harmonia e beleza. Há um Motor Imóvel, a Causa Primeira, o Uno, que permeia e transcende o universo. A tal Absoluto inefável, acima do tempo e do espaço, damos o nome de Deus. E, hoje, posso dizer com alívio que resolvi minha mágoa com Deus.
Encerro com duas citações, uma de Cristo e outra de Borges:
"Atrevo-me a insinuar esta solução do antigo problema: A Biblioteca é ilimitada e periódica. Se um eterno viajante a atravessasse em qualquer direção, comprovaria ao fim dos séculos que os mesmos volumes se repetem na mesma desordem (que, reiterada, seria uma ordem: a Ordem). Minha solidão alegra-se com essa elegante esperança."
"Na vida enfrentareis provações, mas tendes ânimo! Eu venci o mundo".