Iracema (eBook)

Iracema (eBook) José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1437 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Magda14 26/12/2022

José de Alencar vai se revirar em sua tumba, mas...
... não gostei do livro. Sim, me julguem. Achei fraco e muito, muito chato. Não sei se foi por causa do romanticismo excessivo, ou se foi porque eu já tinha lido outra obra alencariana antes (Lucíola - que, por sinal, gostei bastante), mas na metade de Iracema eu já estava pedindo aos céus que a história acabasse. E sim, sou uma licenciada em Letras que não gostou de um dos maiores clássicos da nossa literatura. Mas essa é a minha fala enquanto leitora. Como licenciada em Letras, aí a coisa muda de figura. Sim, é inegável que Iracema é a maior representante (junto com I-Juca 🤬 #$%!& , do Gonçalves Dias, e O Guarani, também do Alencar) do indianismo romântico brasileiro. Vemos aqui o índio em contato com o branco em seu ambiente natural, a mata. Porém, esse índio é dotado de caracteres e de modo de falar europeizados. O ponto é que se eu tivesse que escolher um livro para falar sobre indianismo com alunos de ensino médio, com certeza não seria Iracema. Porque é bem provável que meus alunos tivessem o mesmo pensamento que eu: "que livro chato!"
comentários(0)comente



Loh Valente 25/12/2022

Legalzinho
Gostei, mas não muito, final triste.
Mas foi uma história legalzinha.
Só coitada da Iracema pq né...
comentários(0)comente



skuser02844 19/12/2022

Achei incrível, precisei ler pra faculdade, acredito que todo brasileiro deveria ler. Acreditem nos professores! Realmente é um ótimo livro!
comentários(0)comente



Ellairy 17/12/2022

Escrita lindíssima
A escrita do José de Alencar é muito linda, muito mesmo, por isso gosto de ler os livros dele e dou notas altas. A história por outro lado é sempre meio sem graça. Ele consegue criar personagem mulheres muito fortes e poderosas e destruir elas fácil e rapidamente por homens bem medíocres.

Nesse livro, gostei especialmente de, como é um romance indianista, tem muito vocabulário indígena, e o livro vem com o dicionário, com o significado. Então ele é difícil de ler mas muito rico.

Não gostei que basicamente tudo cai nos pés do Martim, o homem branco colonizador, só por ele existir. Nem tem motivo pra isso acontecer sabe, ele nem tem nenhuma qualidade, ele literalmente só existe.

Eu sei e entendo o significado por trás da história, mas continua não me agradando muito.
comentários(0)comente



Danny Rosa 16/12/2022

Versos em prosa para Iracema
Livro: Iracema
Autor: José de Alencar
Editora: Panda Books
Ano: 2015
Páginas: 168
Indicação: + 16 anos

"Além, muito além daquela serra, que ainda azulão no horizonte, nasceu Iracema." (p. 21)

O clássico texto literário de José de Alencar narra de forma poética a história do amor proibido entre a índia Iracema e o português Martin. Amor este que é embalado pelas belezas naturais do Ceará.

Finalizei a leitura querendo conhecer o estado do Ceará.

Leiam a edição da Editora Panda Books. A edição é comentada e recheada de curiosidades sobre a história. Tornando a leitura mais interessante.

A leitura de Iracema é a terceira vez que faço e foi bom rever um texto clássico.

Não é um dos meus favoritos da literatura nacional e nem do escritor José de Alencar, mas entendo o motivo do livro ser considerado o marco do Romantismo na fase indianista. O texto é um primor de tão belo.

Ponto negativo:

Ao longo da leitura, ocorreu o incômodo de a todo momento o autor referenciar Iracema como "a virgem".
comentários(0)comente



Tai 13/12/2022

literatura br
Acho que nunca fiquei com tanta raiva e falar que perdi meu tempo lendo esse livro odiei, o pior livro que li
comentários(0)comente



Giovana 04/12/2022

Bom, mas cuidado
Esse livro é ótimo, mas muito mal interpretado pela maioria dos leitores.
Toda a história se trata de paixão fogosa e passageira, mas que devido a linguagem escolhida por Alencar, muitos confundem com amor, mesmo não sendo o caso.
comentários(0)comente



Felipe 01/12/2022

Difícil de ler, pois possui muitos termos que nao são utilizados normalmente, o que para a leitura para explicação no rodapé. Bom em momentos, mas não muitos.
comentários(0)comente



Marcelo Duarte 25/11/2022

Quer ler este livro? Traga um dicionário!
Escrita primoroosa! Amei a descrição dos cenários e das metáforas usadas no livro, principalmente as de origem indigena.

Mas gente, sinceramente, eu esperava mais desse clássico, a história é muito água com açucar, não se desenvolve, não me tocou com profundidade, de verdade.

Na minha visão, só é um clássico por conta do estilo primoroso, pois a história tem uns furos e é bem simplinha.

É certamente um livro que só se pode ler com um dicionário do lado.
comentários(0)comente



MIRANDA 24/11/2022

... A virgem dos lábios de mel ... ( Um clássico de tempos escolares )
Palavra para o livro : GRAÚNA
comentários(0)comente



Beatriz.Pereira 22/11/2022

ótimo clássico da literatura brasileira. o paralelo entre o encontro de Martin e Iracema (que por sinal é anagrama da palavra América, achei isso uma bela jogada) e a chegada do homem branco ao atual território brasileiro é interessantíssimo. a poética e o lirismo da escrita deixa tudo com um quê de beleza, mas ainda sim não escondo a tensão dos momentos descritos. admito que alguns momentos eu fiquei cansada pq é bem difícil de entender o contexto por conta do vocabulário, mas no geral foi uma leitura intensa e cheia de aprendizado cultural. gostei bastante!
comentários(0)comente



Thalissa.Gumz 22/11/2022

?
livro difícil de ler e extremamente cansativo. iracema, virgem dos lábios de mel é muito idealizada pelo colonizador europeu, conta também sobre a idealizada do processo de colonização brasileira? branquitude pura

?Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa de graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira?.
comentários(0)comente



22/11/2022

Mesmo eu gostando muito do autor e estando acostumada com a escrita, não gostei do livro. Achei chato e muito arrastado.
comentários(0)comente



Alana 21/11/2022

Iracema
Coloquei 2 estrelas não poraue o livro é ruim, mas porque EU descobri agora que não gosto de clássicos. A cada 10 palavras 9 eu tinha que pegar o dicionário para ver o que raios significava aquilo, o que salvou foi que ja tem um "dicionário" no próprio livro junto as páginas.

No começo estava bem confuso, pensei que fosse esclarecer mais para o meio do livro, porém, para a minha infelicidade, não mudou nada. Bom, mudou, mas foi para pior. Estava confuso e a maneira como o autor se refere a certos acontecimentos fica difícil de entender. Eu não gostei, mas como disse, o livro não é ruim apenas precisa entende-lo.
comentários(0)comente



Ma Helena 17/11/2022

Sobre Iracema...
Tá aí um daqueles livros que eu não sei por que diabos alguém leria por prazer (li por causa da escola). Mas, sabe, foi menos pior do que eu pensei a princípio.

O livro conta a história de Iracema, uma indígena da tribo tabajara, e de Martim, um homem português. Iracema é a guardiã do segredo de Jurema e virgem de Tupã, por isso nunca poderia se casar, mas ela acaba traindo o próprio povo quando se apaixona por Martim.

Assim, não estou dizendo que eu gostei. A linguagem é chata e cansativa, já que é um livro bem antigo. José de Alencar não tem nenhuma piedade na hora de usar comparações e figuras de linguagem que deixam o texto esteticamente bonito.

De qualquer forma, foi um livro importante para a construção da identidade do romance nacional. De uma forma idealizada, ele mostra a importância dos indígenas e as diferenças entre os povos. Por isso, é uma leitura mais do que válida.
comentários(0)comente



1437 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR