Caio 31/07/2019
O Livro filosófico e que abre a sua cabeça!
Primeiro de tudo terminei muito de ler este livro: Pois é um tema que para mim sendo sincero não é do meu interesse (Religião, fé espiritual, Deus etc...) pois não sigo entidades religiosos e nem tenho crenças, sou Agnóstico. Para mim era difícil falar sobre o assunto mas hj ajo de forma natural. Gosto até de conversar sobre com pessoas de mente aberta e livros. E esse é o primeiro requisito para ler esta obra: MENTE ABERTA. Se você for um que não tenha isso, ou acha o dono da verdade, ou tem problemas com opiniões religiosas ou filosóficas diferentes esquece, é melhor ficar com a sua opinião mesmo, apesar que isso significa que você não consegue enxergar outras opiniões e modos de vida, e isso pode prejudicá-lo socialmente enfim.. O livro aborda todos os tipos de assuntos que você pode imaginar: Civilização, Deus, Natureza, Morte, Reencarnação, Jesus, Suicídio, Aborto, Poligamia, Homicídio, Filosofia de Vida, Egoísmo, graus de elevação espiritual, missão, purificação, caridade e assuntos e outros diversos através da sua ótica espiritual. Por que reencarnarmos, tribulações que passamos em cada existência, as provas que passamos e sofremos que é uma forma de nos ensinar através do sofrimento, e onde tornamos pessoas melhores através do aprendizado. Uma coisa me incomodou foi a retratação que fizeram da Mulher: Retratá-la que foi "criada" para tarefas de menor esforço, de tarefas e manuseios suaves como ser mãe. Achei essa visão machista e meio preconceituosa. Não quer dizer que uma pessoa é mais fraca que a outra fisicamente não pode fazer a mesma tarefa. Ridículo. Tem muitas mulheres muito mais fortes que diversos homens em vários aspectos. Enfim essa foi a interpretação minha em relação ao texto a pergunta e essa resposta e não gostei.
Bom falando da composição o livro é cansativo por isso na primeira vez que peguei para ler li a metade e meses depois esforcei para terminar. Ele cansa pois ele flutua nos momentos assuntos diversas vezes das 1020 quase perguntas feitos aos espíritos tem algumas que são parecidas, e tem aquelas explicações gigantescas onde tive sensação que já vi isso antes. Missões e provas eles falaram praticamente disso no livro inteiro.
É uma leitura pesada, a linguagem é bem formal, com palavras difíceis e desuso atualmente, mas vale muito a pena pois sempre aprendemos algo novo nessa vida em vários lugares, o livro me ajudou a ver as coisas com mais mente aberta, possibilidades e com outras visões. Ele faz vc questionar muita coisa e perguntar e isso é muito importante. Foi através dele que li mais sobre Alan Kardec e tive interesse em conhecer mais por conhecimento mesmo. Ah concluindo tem também a parte final onde fala do preconceito contra os espíritas e as visões contrárias e a sua defesa das acusações no livro. Interessante e triste ao mesmo tempo, onde no século XIX,a Igreja católica queimou milhares de exemplares desse livro dos espíritos, pois era algo diferente de crença do catolicismo, e foi real esse fato. Ficou conhecido como: "Auto de fé de Barcelona" e foi parar no "Index Librorum Prohibitorum", intolerância religiosa pura.
No fim não tem como atribuir nota para essa obra, não tenho fé, sou só um cara que estuda e pesquisa as coisas, esse livro transcende um livro comum e de atribuição de notas. Então deixarei para os que acreditam nessa filosofia dêem a nota, prefiro neutralidade nesse assunto, sem tomar partidos de ruim ou bom para essa filosofia e entre outras.
Boa leitura para conhecimento, aprendizado, evolução, respeito e mente aberta para o próximo. É isso.