spoiler visualizarPaola 10/12/2023
Drama Queen
(Peço perdão para a amiga que me indicou, não é nada pessoal contra seu gosto de leitura. É duvidoso? Muito. Mas nada contra né. Tudo, bem, por você ter esse aqui como favoritado... talvez um pouquinho contra sim.)
Que livro bobo gente, passei raiva o livro todo praticamente
A protagonista foi a primeira coisa que me irritou, clássica Pick me girl com aquele papinho "eu sou diferente das outras garotas"
Ela vive dizendo que é diferente por tudo, até por coisas que nem fazem sentido, tipo usar calças. Como se mulher não usasse calça também (????)
Mas até que nos primeiros capítulos não estava tão ofensivo, mas apartir do momento do internato...
A segunda coisa que me irritou foi terem colocado uma garota para ser a riquinha mimada que faz bullying com a protagonista, e então de um capítulo para o outro, só pq a Joey (protagonista) não "se curva" para ela, a valentona muda da noite para o dia? Ela MUDA DA ÁGUA PARA O VINHO. Tipo, a autora criou um personagem com transtorno de personalidade, só pode. Mano ninguém muda assim tão rápido, de um capítulo para o outro.
A terceira coisa foi que a autora colocou um livro de umas 500 páginas que foram quase pura tortura. Em 500 páginas ela conseguiu colocar todos os clichês ruins do universo. Ela deve ter pesquisado no Google uma lista, pq não é possível. Minha amiga me disse para considerar a época que o livro foi escrito e o público adolescente daquela época, mas eu só consigo pensar que existiam livros bons naquela época sim, só que esse aqui... Esse aqui parece uma fanfic ruim diretamente tirada do wattpad, daquelas escritas por adolescentes bem modinhas, sabe? Juro.
A quarta coisa que me irritou, e que foi a que me irritou mais, foi quando o protagonista masculino começou a ser babaca. Pq tem que ter né. Ele faz coisas absurdas e ela toda boba só vai perdoando e perdoando. Gente? Era um pé na bunda daqueles bem dados, mas não, ela quer fazer de tudo para ficar com ele. Ele inclusive tem alguns comportamentos machistas e bem problemáticos.
Tem umas partes do livro, que eu acho que a autora não prestou atenção, que parece muito que ele vai bater nela. E isso é muito problemático. As pessoas jovens, que não tem muita experiência de leitura, talvez não consigam pegar essas partes e enxergar com esses olhos, mas eu que já li livros de violência doméstica, vi que as cenas eram muito, muito parecidas.
Cenas em que eles estavam brigados e ela confronta ele para conversar com ela, e explicar pq ele está chateado, aí ele vai se aproximando com ar ameaçador até que ela esteja encostada na parede COM MEDO. Isso não é eu que estou falando não, tá? Está escrito no livro exatamente com essas palavras. Frases como "ele se aproxima com ar ameaçador" e "ele está louco de raiva" e "fico com medo da forma que ele está reagindo."
Eu até decorei uma frase específica em que ela diz "Eu queria sim que ele perdesse a cabeça, mas não dessa forma"
Tem uma cena que poderia ser facilmente uma cena de É assim que acaba, fácil fácil. Se não tivesse terminado em beijo.
Uma cena em que ele está se aproximando dela, e ela fala para ele que não tem medo dele pois ela treina luta né, acho que é karatê, aí ele se aproxima e ela recua para a parede com o coração batendo forte no peito, ele sorri maliciosamente (a autora usa essa palavra) e diz "É mesmo?" Gostando do fato de ela estar com MEDO dele.
Aí ele prensa ela na parede com o próprio corpo, e ela pensa que está sem escapatória, aí ele pega cabeça dela e.... Da um beijo. Aí depois eles tr@nsam e fica tudo bem, tem noção do quanto essa cena é problemática? Ela tava com medo, esse beijo sequer foi permitido, que impacto esse livro pode trazer para adolescentes? Depois disso e de uma outra cena em que ele foi especialmente babaca, eu ia dar meia estrela, real. Só que aí o final melhora um pouquinho, então eu aumentei um pouco por causa do final, que não força emoções como todo o resto do livro, que toda página coloca drama em tudo. Nas últimas páginas acontecem umas 50 coisas a mais tbm, só que bem rushadas, de forma que acontecem umas bilhões de coisas nesse livro, sério, é muita coisa.
Tem uma cena que ele tapa a boca dela pq ela falou um palavrão, sério gente? Aí pelo amor de deus.
Esses tipos de cenas facilmente estariam em é assim que acaba, só que não terminariam em beijo....
A quinta coisa que me irritou foi o comportamento dos personagens diante das situações, ninguém se comportaria assim, ninguém.
É isso, esse livro tem de todos os clichês ruins que você poderia imaginar, tem protagonista pick me girl, tem falsa valentona rica e mimada, tem personagem que muda de personalidade do nada, tem macho mocinho que é babaca em certas partes do livro, tem aposta, tem eles fingindo que são irmãos (quem que deu essa ideia?) Tem ele usando uma menina para fazer ciúmes nela e depois quebrando o coração da menina, tem a protagonista fazendo planos mirabolantes e bestas para reconquistar ele, tem fetichização do relacionamento lésbico, e tem um pouco de ciúmes tóxico também, só para não esquecer. Só para não perder o costume né.
Aí acompanhar a Joey, eu fiquei só aquele meme: Com todo respeito mona, vc tem algum problema? Mas se vc for ver é com todo respeito mesmo.
Eu fiquei pensando: gente nem se eu me odiasse.
Meu capítulo favorito foi o do Strip Pôquer, só pq deu um gostinho legal ela dar ciúmes no Tristan dps de ele ter usado uma menina para fazer ciúmes nela. Mas em geral, a experiência foi péssima.
P.s: a premissa do livro era tão boa gente. Romance sobrenatural com fantasma, só que aí deixa de ser um romance sobrenatural para ser um romance colegial ruim e genérico com problemas bobos e resoluções ainda piores.
P.s 2: não é a toa que só 8 pessoas leram o segundo livro, parece ainda pior.