Helga Cavoli 08/03/2010Livro de cabeceiraO Evangelho explica logo no início: embora hajam várias maneiras de ver a passagem de Jesus na Terra, este livro não se preocupa em entrar nestes méritos da questão.
Até para prefiro dizer o seguinte: não importa o nome, importa é que teve um cara e ele espalhou ideias interessantes e isso impactou a vida das pessoas. Então este é o foco. É o que é explicado no iníco deste livro também: ele fazia milagres? viveu 30 ou 70 anos? era casado, divorciado, irmão mais velho ou mais novo? Não importa. Importa é o que ele falou. Eis que este será o foco ao longo do livro.
O livro compila diversas mensagens sob temas principais. Começa de assuntos mais materiais e vai evoluindo até os mais espirituais, concluindo ao fim com sugestões de preces. As mensagens eram recebidas de diversas cidades diferentes e para casos específicos diferentes ou mensagens gerais sobre um determinado assunto. Kardec (e sua equipe, claro) teve um enorme trabalho de verificar que mensagens eram pertinentes e continham mensagens de fato. Ajudava ele ser um pedagogo e cientista (equipe do Pestalozzi e tal).
No caso do final do livro (as sugestões de preces) não há fórmulas para as preces, mas às vezes há uma vontade mas não se sabe como colocar isso em palavras, então há sugestões de elementos que podem estar presentes para expor o que se quer expor.
Gosto de abrir o livro de vez em quando e ler a mensagem que estiver lá. Geralmente vai servir logo de cara, senão é uma boa leitura, vai servir cedo ou tarde.