Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


881 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas1429 10/07/2020

Uma viagem no tempo para o Rio que existia de fato
É fácil dizer para si mesmo "nasci na época errada" se o passado que imaginamos é o de reis e princesas, nobres e aventureiros. O problema é que essa era a parcela minoritária da sociedade em seja qual tempo for. O grande mérito desse livro é viajar para o passado que realmente existia, o da baixa sociedade carioca, dos pobres e da classe média.
Quase uma etnografia do Rio de Janeiro popular de sua época, o livro acompanha a vida de um menino que só pela metade do livro ganha o detalhe sem importância de ter um nome. O que toma a frente nas páginas são suas aventuras pela cidade desbravando as ruelas da capital do império.
O livro é recheado de humor e de críticas - as vezes óbvias e as vezes nem tanto - a sociedade e governo da época. Infelizmente não há como entrar em detalhes sem acabar dando spoilers.
O único alerta, porém, é que a leitura pode ser dificultada pela ausência de um grande arco narrativo no livro. Assim como a vida de verdade, não há um início, meio e fim para nosso crescimento e nosso herói acaba atravessando vários fragmentos diferentes que acabam não sendo muito fluídos. É válido dizer, em defesa do autor, que o livro saia como um folhetim semanal e muito disso vem desse formato original da história.
Mesmo que a prosa não seja de leitura tão confortável hoje em dia, recomendo muito o livro. Não sem razão é um clássico.
comentários(0)comente



Hannah Andressa Delgado 03/07/2020

Eu sou completamente apaixonada por Memórias de um Sgt de Milícias. Foi a 3° leitura que fiz deste romance cuja classificação é mesmo complicada pois rompe com os moldes literarios vigentes.
comentários(0)comente



Renata 26/06/2020

Um excelente livro. O autor demonstra que dominava os recursos para manter o leitor fiel e ansioso pelo próximos filhetin, a fim de dar continuidade à leitura.
Uma obra que apesar de pertencer ao estilo do Romantismo, foge um pouco de algumas características do mesmo, mas nem por isso se torna menos interessante. Ocorre o oposto,e o livro deveras é muito satisfatório de ler.
comentários(0)comente



Jade 25/06/2020

Novela da globo
Sendo um quadrinho conciso em demonstrar intrigas cotidianas e,preconceitos interesses locais,me pareceu bem uma novela
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Wlange 23/06/2020

Memórias de um sargento de milícias
No Brasil do início do século XIX, Leonardo abandona a esposa adúltera e o filho bebê, que também se chama Leonardo. Acompanhamos o crescimento do Leonardo filho e seus encontros e desencontros com o pai e outras personagens.

Achei chato, mas é um registro importante na história do romance brasileiro.
comentários(0)comente



Helena Fos 21/06/2020

clássico porém chato
é aquele livro que você lê só pela escola mesmo... que livro chato! retrata uma visão sobre a realidade antigamente, mas pelo amor não dava pra ter 1 plot descente?
comentários(0)comente



Sarinha 19/06/2020

Excelente leitura! É impossível não rir com as traquinagens do pequeno Leonardo kkk e relembrar como é pregar peças nos vizinhos chatos e fofoqueiros kkkk.
comentários(0)comente



Pedro HB de Melo 12/06/2020

Livro muito engraçado. Foi um "Casos de família" da época do romantismo brasileiro.
comentários(0)comente



Rê Vaz 11/06/2020

Livro incrível
Eu comecei a ler achando que seria mais um livro de literatura daqueles bem chatos, mas me diverti muito com o narrador que é onisciente.
A história é sobre o nosso primeiro anti-heroi da literatura brasileira. Leonardo teve uma infância bem conturbada mas sempre teve em seu caminho pessoas que o defendiam mesmo que ele fizessem coisas que não eram nada legais. O decorrer de sua vida de boêmio ele continuou contando com a proteção de sua madrinha, assim como o foi a sua infância e juventude com o seu padrinho. Super recomendo sem medo. Pois mesmo que se trate de uma obra do séc XIX, não há tantas dificuldades nas palavras. Recomendo a leitura com um dicionário para uma palavra ou outra que esteja fora do costume usual.
comentários(0)comente



Davi.Lima 01/06/2020

Um realismo fora de época
Não me agradou muito, mas foi um bom livro serviu pra me distrair por um tempo e com uma prova
comentários(0)comente



@medusarm 28/05/2020

Romance às beiras do realismo
Interessante é ler literatura brasileira. Conhecer os trejeitos que formaram nossa sociedade, a cultura e o modo como o brasileiro se ajusta em meio as adversidades.

Gostei da história. Um romance simples, com a realidade de sua época.
comentários(0)comente



Whermeson 26/05/2020

Livro 08 – 2019 - Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
“Em cada cruz parava o acompanhamento, ajoelhavam-se todos e oravam durante muito tempo. Esse ato, que satisfazia a devoção dos carolas, dava pasto e ocasião a quanta sorte de zombaria e imoralidade lembrava aos rapazes daquela época, que são os velhos de hoje, e que tanto clamam contra os desrespeitos dos moços de agora."

site: http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/memorias-de-um-sargento-de-milicias.html
comentários(0)comente



881 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |