Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


880 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


lukascione 09/05/2022

Que livro maravilhoso!
Não vou falar que é a melhor leitura que fiz na vida, ou que está entre as melhores, mas cara, esse livro é muito bom. Uma leitura gostosa, descontraída, uma narrativa que se aproxima de muitos romances modernos, mas escrita a mais de 100 anos atrás. Eu recomendo muito a leitura. Deveria figurar entre os grande clássicos nacionais pelos detalhes da história e do cotidiano do país que trás consigo. E assim, se você curte uma fofoca, ou uma história de maria fifi, esse livro é recheado desse conteúdo. Parece que você está ouvindo alguém fofocar do dia-a-dia de um bairro qualquer no Brasil Império, além de ser cômico ouvir as histórias e as reações das personagens.
comentários(0)comente



Juliana Lara 08/05/2022

Memórias...
Gosto muito dos livros escritos no período romântico. Aquelas narrativas leves, com personagens planos, com o enredo previsível e o final trágico. Mas lendo a obra de Manuel Antônio de Almeida fui surpreendida por um romance muito a frente de seu tempo.

O livro conta a história de Leonardo, filho de Leonardo Pataca, um personagem malandro para quem sempre aparece uma boa alma em seu socorro. Apesar de ter sido abandonado por seus pais, seu padrinho - o barbeiro -, a comadre, D. Maria e até mesmo o major Vidigal o ajudaram a tomar rumo na vida, a abandonar a malandragem e a ter um final feliz.

Outro aspecto que não posso deixar de comentar é como o narrador apresenta a história. Apesar de ser um livro de "memórias", o narrador é observador e onisciente. Ele, ao narrar os episódios da vida de Leonardo, dialoga com o leitor, deixando alguns fatos suspensos e retomando-os em seu devido momento. Apresenta, também, os costumes da época em que ocorre a história e os tempos atuais do narrador. Sua forma de contar as histórias lembra muito os narradores machadianos. Algo que me agrada muito.

Enfim, para quem tem resistência aos clássicos, principalmente pelo vocabulário mais rebuscado, recomendo essa obra para quebrar preconceitos. À medida em avançamos a leitura, a curiosidade aumenta em saber o que acontece ao personagem Leonardo. O bom é que, diferente das histórias clássicas românticas, Leonardo tem um final - arranjado - feliz!
comentários(0)comente



Siqmari 08/05/2022

Vou ser super brega e dizer o que todos já sabem:

NÃO julguem um livro ANTES de ler.

Jurei pelas 15 gerações que vieram antes de mim que esse seria o livro mais chato que eu leria em toda a minha vida, mas para a minha surpresa (e que surpresa boa), foi um dos mais divertidos.

Como qualquer clássico que eu fui obrigada a ler, o começo foi um saco. Li arrastando sem me permitir pegar carinho pelos personagens, um grande erro, pois se eu tivesse me deixado levar a experiência teria sido incrível desde o começo.

A história é super engraçada. Por mais que seja um clássico, a linguagem não é tão complicada e dá super certo de entender pelo contexto. Adorei todos os personagens, apesar de serem personas complexas para se encaixarem no contexto de diversão do livro.

Me impressionei do início ao fim e não vou mentir que senti uma leve decepção por ter lido tão rápido. Gostaria que o autor não tivesse falecido tão jovem para eu ter mais oportunidades de ler outras obras nessa mesma linhagem maravilhosa.
comentários(0)comente



Karen 05/05/2022

Que belo passatempo
Uma pena o autor ter morrido tão cedo não deixando outras obras da mesma magnitude. Um livro cativante, divertido e sem enrolação. Leonardo é um moleque encapetado que faz raiva, mas ao mesmo tempo digno de pena pelos infortúnios da vida. Cheguei a torcer contra ele, mas o amor derrete meu coração e acabei querendo seu final feliz.
Super recomendo, leitura rápida e satisfatória!
comentários(0)comente



Italo 29/04/2022

Fariam o Leonardo?
Livro simpático, muito divertido e irônico. Leonardo um personagem bem interessante de acompanhar; interessante perceber o Realismo aparecendo na literatura brasileira. Leiam.
comentários(0)comente



Ro Ximenes 28/04/2022

Leitura leve e divertida
Como não gostar das aventuras de Leonardo Pataca?
Mais um grande clássico brasileiro, leve, divertido e nos faz viajar para o passado que não conhecemos, mas que foi vivido por nossos ascendentes sem se quer termos noção de tempo.
É uma das minhas leituras preferidas de clássico.
comentários(0)comente



Joyce.Mayra 19/04/2022

Surpreendentemente, leve e divertido!
Posso começar dizendo que este livro me surpreendeu muito, não esperava nada do que li e o imaginava chato, mas não é.

O livro tem a leitura fluida e envolvente, muitas confusões e reviravoltas que mantiveram-me atenta a cada nova situação.

Leonardo, nosso sargento de milícias, é muito ligeiro e sortudo, o que faz com que ele se saia bem de todas as emboscadas, em todas as fases de sua vida.

Os personagens dos quais mais simpatizei foram o compadre e a comadre, o zelo para com o afilhado é de se espantar, ainda mais pelo gênio do menino. Gostei de acompanhar o carinho e a responsabilidade que tiveram em sonhar e lutar para que Leonardo tivesse um bom futuro, sem em nenhum momento pensarem em abandoná-lo por suas malandragens.

Técnicamente, as surpresas não cessaram. Por ser um clássico, esperava uma linguagem mais densa, mas na verdade, mesmo que antiga, é bem entendível e o que não se sabe dá para interpretar bem pelo contexto.

Pra quem quer começar a ler clássicos, este romance brasileiro atípico e realista é bem leve e divertido, recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Viks 09/04/2022

O fato de ser muito bom me pegou de surpresa!
Comecei a ler por causa da escola, e estava com o pensamento de que seria um livro chato, demorado e difícil de entender. Felizmente eu estava errada haha!

Eu simplesmente li em praticamente 1 dia. A história flui muito bem, é dinâmica e divertida, nos mostrando um protagonista malandro, passando, desde sua infância, por experiências que são fáceis de nos identificarmos, como seus amores e suas "peripécias" rs. A forma como os personagens nos são apresentados e o que se passa em suas mentes é simplesmente incrível! Várias vezes me percebi rindo de alguns pensamentos ou atitudes dos mesmos, e até mesmo analisando os costumes da época.

Recomendo para quem deseja uma leitura rápida e divertida, e também para aqueles que querem adentrar no mundo da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Luma.r 08/04/2022

simplesmente adorei esse livro, leitura fácil e com vocabulário acessível, acho que por ser ter sido um folhetim, parece uma novela, cada capítulo deixa o leitor mais ansioso pro próximo
comentários(0)comente



Marcinhow 07/04/2022

O primeiro grande malandro da literatura brasileira
Um livro a frente do seu tempo, todo estruturado entre a ordem e a desordem. Leonardo é um "herói" totalmente na contra-mão dos heróis românticos da literatura em voga na época.
Me delicie com essa leitura.
comentários(0)comente



barb 02/04/2022

o livro é muito bom mesmo
Quero começar dizendo que minha primeira resenha da vida é de um clássico brasileiro, e isso me deixa muito feliz.
O livro conta a história de Leonardo desde sua infância, quando morava com seus pais, até o seu casamento. O que faz com tenhamos várias passagens e cenas que nos fazem entender muito bem a personalidade dele.
Ele é visto muitas vezes como um mulherengo e malandro, que não quer nada com a vida, a maior do livro. O que, por vezes, me trouxe um misto de sentimentos durante a narração da história. Falando nisso, a narração é muito boa, visto que o narrador conversa com o leitor boa parte do livro, algo que eu achei essencial e me prendia bastante.
O livro foi ótimo, a história prende o leitor, principalmente do meio para o fim, onde acontece várias coisas ao mesmo tempo e a gente se sente perdido com vários acontecimentos. Muito bom mesmo, recomendo para todos! Mesmo sendo um livro antigo, escrito no final de 1800, não é de difícil compreensão. LEIAM LIVROS BRASILEIROS, valorizem a nossa arte.
comentários(0)comente



Mandark 02/04/2022

Muito bom.
Ilustrações incríveis e um roteiro muito bem montado fazem dessa uma excelente adaptação. Destaque pra uma parte bônus onde comentam o autor e sua obra original, além de uma viagem ao Rio de Janeiro da época!
comentários(0)comente



catharina27 30/03/2022

As infinitas memórias
Demorei quase um mês para terminar o livro e tenho desculpas aceitáveis para tal ação sem vergonha, o básico e que serve para tudo : muitas provas, atividades e estresse da vida de um estudante. Mas agora, dando todo o foco ao livro e não as minhas farrapadas, o livro em geral é muito bom, conversa com o leitor e trás a sensação de ser tudo uma grande fofoca, o que para ser sincera eu amei. É muito imprevisível e as coisas acontecem muito rápido, em um capítulo todo o rumo da história muda.
Tem algumas palavras esquisitas, justamente por isso mudei a leitura física para o Kindle, onde eu podia procurar os significados das palavras de forma mais prática e rápida, mas sobre a escrita, só isso tenho a reclamar, ela é fácil e nada confusa, objetiva e tem de vez em quando algumas frases bonitinhas.
O defeito mais gritante para mim com toda certeza foi que no início a leitura é bem parada, mas eu juro que vai ficando bom, a partir dos 60% você fica genuinamente com vontade de saber o que vai acontecer. Outra coisa que vale ressaltar como ponto positivos : tem vários pontos sobre o cotidiano do pessoal da época e aspectos sociais que dá para fazer diversas analogias com a atualidade e usar como repertório em redações, por ter imensa credibilidade na literatura brasileira.
comentários(0)comente



Lola 29/03/2022

Livro pra escola
Sinceramente, achei que ia ser pior. Se nao fosse uma escrita antiga ia ser bem melhor
Não entendi muita coisa, e nem fui bem na prova, acontece.
comentários(0)comente



Vity 26/03/2022

Recomendo para quem gosta de um clássico nacional
Essa foi a leitura mais demorada que eu fiz esse ano, apesar das poucas páginas...

É um livro muito bom, mas a linguagem antiga dificulta um pouco a leitura, porém, não é nada de mais.

Eu já havia lido esse livro quando mais nova para um trabalho escolar e reler quando mais velha me fez perceber coisas que não havia percebido naquela época.

Um ótimo clássico da literatura brasileira!
comentários(0)comente



880 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |