Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


880 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Aninha.Gomes 11/05/2021

Confesso que foi um pouco difícil a leitura para mim devido ao vocabulário mais antigo, e várias vezes quase desisti, mas continuei pela história. A história me interessou bastante e gostei muito da maneira como o escritor fez esse livro, nos contando diretamente os fatos como se fôssemos íntimos. Uma leitura clássica da literatura que vale muito a pena.
comentários(0)comente



mizumonoo 07/05/2021

Memórias de um Sargento de Milícias
~CONTEXTO HISTÓRICO:

Memórias de um Sargento de Milícias é um livro nacional escrito por Manuel Antônio de Almeida e publicado em 1854 por meio de folhetins. Apesar de estar situado historicamente no período romântico, o livro destoa bastante das obras da época, uma vez que é um livro de transição entre Romantismo e Realismo.
O livro é caracterizado como romance urbano (também chamado de romance de costumes) e é responsável por introduzir na literatura nacional a figura do malandro.

~MINHA OPINIÃO:

Em suma, eu adorei ler o livro, foi uma experiência muito divertida e que rendeu boas risadas.
A primeira coisa que reparei é que a linguagem do livro é bastante objetiva, me lembrando um pouco textos jornalísticos. Foi algo que não esperava, pois boa parte dos livros que li situados nesse período eram altamente pomposos no linguajar, mas não fiquei decepcionada, o narrador é uma das maiores virtudes do livro.
Contudo, devo admitir que até a página 70 a história não tinha me prendido a atenção. As únicas partes que chegavam a me divertir eram as trepeças do Leonardo, a descrição dos costumes da época - que me deixou interessada - e, em especial, os comentários irônicos do narrador, que considero a melhor coisa nesse livro.
A partir do momento que Leonardo conhece Luiza a história começa a andar de verdade e o livro se torna viciante. Os plot twists a cada fim de capítulo (algo comum para os livros que foram publicados em folhetins) não me permitiam largar a leitura e o tom de ironia com que toda a história é narrada deixa tudo mais cômico ainda, encaro o livro como uma grande sátira.
Mas nem tudo é um mar de rosas, algumas coisas chegaram a me incomodar na leitura, entre elas a falta de profundidade psicológica, que no livro é uma faca de dois gumes. Os personagens do livro são esteriótipos, uma espécie de caricatura da realidade, tal fenômeno reforça o humor do livro e intensifica o a narrativa zombeteira com que é contada a história. Entretanto, os personagens acabam se tornando planos, o que para mim foi um pequeno incômodo, já que como leitora adoro profundidade psicológica. Porém, como disse anteriormente, não é algo necessariamente mal, pois ajuda na sátira.
Como consequência desse aspecto do livro, não pude me apegar a nenhum personagem, pois pouco sei sobre eles. Se fosse necessário selecionar um favorito escolheria o narrador, que inclusive tive a impressão de ser um grande mal amado, pois a forma que conta a história é com tamanho deboche que me rendeu diversos risos, inclusive ironiza até o próprio Romantismo da época. De fato, uma das coisas que mais gostei no livro: o narrador.

~CONCLUSÃO:
O livro é curto, leve, com linguagem objetiva e, além de tudo, é engraçado, recomendaria para qualquer um. Gostei bastante da leitura e acredito que seja um livro que vale a pena ser lido.
comentários(0)comente



Marisol.Sales 07/05/2021

Fazendo jus aos romances: não entregando novidades
Eu com minha visão de jovem contemporânea não me agradei ao ler este clássico da literatura brasileira, pois achei tudo muito sem graça, um final previsível e muito mau formulado, tudo se encaixou do nada, além que achei que me pedir em alguns acontecimentos e os personagens forçados. Li devido a escola, mal tinha vontade de continuar a leitura
comentários(0)comente



Paiva 06/05/2021

Pensa numa leitura leve, me senti como se estivesse tomando um café com Manuel e ele me contando a vida desse sgt tão peralta.
Muito bom quebrar a regra de q literatura é chato e entediante.
comentários(0)comente



Glória 03/05/2021

Li por causa da escola, mas não leria por conta própria. É legalzinho... Trata-se de uma narrativa sobre a vida de pessoas comuns no início do século XIX. Os personagens representam grupos e não possuem nenhuma profundida, assim como a história. O livro em si não tem nada demais, acaba sendo mais interessante pela representação do contexto histórico.
comentários(0)comente



Mii Lima 30/04/2021

Memórias de um sargento de Milícias
Eu comecei a ler já com o pensamento de que não iria gostar, por conta do preconceito com as obras clássicas nacionais, só que eu gostei muito do livro!! Achei uma leitura bem divertida e leve, quando vi já tinha lido muitas páginas e fiquei bem presa na história. Só não dou 5 estrelas por conta dos primeiros capítulos, que foram um pouco chatinhos, e eu já pensei que o livro inteiro seria assim, mas depois melhorou muito! Acho que me acostumei com a forma de escrita do autor, o que facilitou demais, além disso, a edição em que você lê clássicos é muito importante, a Panda Books tem edições maravilhosas, e sem dúvidas, um grande responsável por eu ter gostado do livro foi isso, o livro é cheio de links e notas que ajudaram demais pra que eu entendesse todas as referências usadas pelo autor, além de curiosidades e os significados das palavras. Foi uma experiência muito boa e de muitos aprendizados!
Gabi 01/05/2021minha estante
realmente, acho a edição essencial


NaLu 01/05/2021minha estante
tenho "O cortiço" e "Dom Casmurro" dessa editora, e são impecáveis




Gabrielly 29/04/2021

Encantador
Posso dizer com toda certeza que esse é um dos melhores clássicos da literatura brasileira que já li até agora. Uma história que me prendeu do início ao fim, que me tirou boas risadas e que me deixou querendo mais. Sinceramente estou sem palavras para a maravilha que é esse livro.
comentários(0)comente



Amelie 27/04/2021

A história não foi muito do meu agrado, mas foi interessante pra observar as características do movimento realista na literatura e também a cultura da época
comentários(0)comente



Tati 19/04/2021

Leonardo típico malandro
O livro tem um lado voltado para a vida e dia-a-dia de classes mais baixas da população brasileira, mostrando cenários religiosos e festivos; mostra também uma vizinhança fofoqueira e pessoas que se dão bem de maneiras desonestas. Leonardo, personagem principal, é o típico malandro; mesmo depois de adulto ele não possui uma visão madura, não tem perspectivas em relação ao futuro, se deixa levar por suas emoções, gosta de desafiar as autoridades e não valoriza o que as pessoas fazem por ele. As personagens do livro, nada graciosas, e a narração, um tanto irônica e sarcástica, mostram que o autor fugiu totalmente do idealismo romântico da época, dando um ar realista à obra. Além de ter um desfecho onde Leonardo é promovido e casa-se com Luisinha, sua ?primeira paixão?, o livro antecipa a morte de algumas personagens e futuras desgraças, que são poupadas aos leitores.
A maneira como os capítulos estão divididos e o modo como o narrador interage e explica fatos da história trazem certo dinamismo à leitura, e a tornam mais confortável; o que mais gostei na obra foi seu tom irônico e sarcástico, além do modo descontraído em que ela é narrada.
comentários(0)comente



Mari kkc 19/04/2021

Por eu não estar acostumada a ler clássicos eu tive um pouco de dificuldade com a leitura, mas eu ate que gostei e a história é interessante. Mas não é um livro que eu vou ler sempre nem que eu pegaria para ler se n fosse pela escola
comentários(0)comente



Brenda.Carijio 18/04/2021

Literatura brasileira
Só li a pedido da professora de literatura? Sim. Mas gostei? Sim também. Pra quem não curte literatura brasileira esse é um bom livro pra se mudar de opinião, por mais que seja, de certa forma, complicado de se ler por conta das palavras difíceis e vocabulário antigo ele te prende, a história te envolve, mas confesso que esperava mais do fim.
comentários(0)comente



Daniel 17/04/2021

Um clássico da literatura brasileira
Um clássico brasileiro. Nesta obra, o autor registra os costumes antigos da sociedade carioca, já obsoletos hoje em dia, bem como atitudes e modos ainda em total vigor no Brasil em pleno século 21.
comentários(0)comente



Luann 16/04/2021

Quantas desavenças e confusões formam um sargento de milícias.
comentários(0)comente



Lucas.Batista 16/04/2021

Melhor do que o texto revisto pelo autor.
Tendo em vista a importância dessa obra na nossa literatura, tendo influenciado de Machado de Assis a Marques Rebelo, não vou aqui comentar da obra em si, pois acho que pessoas muito mais gabaritadas já discorreram sobre a obra, de maneira que me sinto intelectualmente limitado para tanto. Basta dizer que o livro possui um dos melhores narradores da nossa prosa, além de um bom humor afiadíssimo e uma narrativa que parece - nas palavras de Josué Montello - passada à limpo. Trata do povo brasileiro como ele realmente é, e não como alguns ungidos modernistas gostavam (e gostam) de pensar que ele é.
Mas quero ressaltar aqui essa edição que eu li, pois eu não havia tido contato com esse texto original, aonde ele critica, em tom satírico, a corte do RJ, e também se delonga em alguns capítulos com expressões e explicações que, a meu ver, apenas engrandeciam a história.
Assim sendo, considero essa edição superior à revisão posterior da obra, cujo próprio Manuel de Almeida queria que fosse a reimpressa.
comentários(0)comente



Celina50 08/04/2021

Uma história cotidiana
Ao contrário do que eu imaginava por ser um clássico, e ter um título que de certa forma assusta, a escrita é simples e direta. Com um narrador em terceira pessoa engraçado e sarcástico que para mim foi o ponto alto do livro.

Os personagens são caricatos típicos brasileiros e as diversas tramas fecham certinho no final. Recomendo principalmente para ter um pouco mais de noção (no ponto de vista de personagens brancos) como era o Brasil colônia.
comentários(0)comente



880 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR