Elisiane 21/03/2015
Memórias de um sargento de milícias
Era no tempo do rei, o canto dos meirinhos era o lugar onde se encontravam todos os indivíduos dessa classe que gozava então de não pequena consideração. Os meirinhos do tempo do rei eram temidos e respeitados daí sua influência moral, mais tinha outra influência como se vestiam, se comportava diferente dos meirinhos de hoje que se confundem com qual quer outro homem o meirinho usava e abusava de sua posição era terrível encontrar uma figura daquela sempre trazia junto deles uma folha de papel, começava a lê-la, por mais que se fizesse, não havia como escapar das poucas palavras dá-me por citado, ninguém sabe que significado tinham essas palavras, mas voltemos á esquina quem passasse por ai em qualquer dia útil veria sentado ali um grupo mais ou menos numerosos desse nobre, gente entre eles se encontrava o famoso Leonardo Pataca o mais antigo dos meirinhos, sua história tem pouca coisa de notável.
Leonardo Algibebe em Lisboa, sua pátria aborrecera se e veio morar no Brasil no mesmo navio encontrou-se com Maria Hortaliça, que no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares que parecia de muitos anos.
Quando saltaram em terra firme Maria sentiu certos enojos, foram os dois morar juntos e daí sete meses depois teve a Maria um filho formidável menino de quase três palmos de comprimento, gordo vermelho, cabeludo, esperneado e chorão. Logo depois que nasceu, mamou duas horas em seguida sem largar o peito esse menino de quem fala mais é o herói desta historia chegou o dia de batizar-se o rapaz, a madrinha foi à parteira e o padrinho o barbeiro, tempos depois os seus pais os abandonaram, sua mãe sua mãe fugiu com um capitão, e ele Leonardo (filho), ficou aos cuidados do padrinho que lhe queria muito, com vários planos para seu futuro, queria que ele estudasse e fosse padre, mas o menino não levava jeito para ser padre, na escola levava pô-lo ele levou sua infância de travessuras.
Seu pai se apaixonou por uma cigana e poucos tempos depois foi abandonado por ela, depois de alguns dias foi preso ao sair da prisão foi atrás dela. Voltando a falar de Leonardo (filho) quando rapaz se engraçou por Luisinha de principio ele a achou feia, mais mesmo assim ele sentia algo que o fazia tremer, sem saber o que estava acontecendo ele e seu padrinho sempre visitava a Maria onde morara Luisinha certo dia quando chegaram à casa de dona Maria estava lá José Manoel que se interessava por Luisinha, Leonardo pataca depois de ter sido enganado mais uma vez pela cigana, agora está de caso com á afilhada da comadre (Chiquinha) e desse amor nasceu uma filha tempos depois o seu compadre more o mesmo criava seu filho Leonardo, a quem o deixou para ser criada por ele, sua comadre veio morar com eles para dar amor a Leonardo e assim ficava perto de sua filha e neta, com o passar dos dias Leonardo (filho) viu q não se dava a com a amada de seu pai, pois os dois brigavam muito, certos dia ele quis bater nela e seu pai, pois lhe para fora de casa Leonardo em sua fuga se encontra com seu amigo Tomás. Tomás convida Leonardo para ir com ele para sua casa e ele sem ter pra onde ir, aceita o convite, Leonardo logo se apaixona por vidinha e fica morando com eles como agregado, sua madrinha vai visita-lo e fica amiga de todos.
Voltando a falar de José Manoel que pede a mão de Luizinha em casamento a qual lhe foi prometida sem grandes escrúpulos. A madrinha de Leonardo arrumou um emprego para ele na casa-real dias depois Leonardo foi despedido, o Vidigal prende Leonardo e ele foge contrariando as regras, Leonardo é pego pelo Vidigal sem que ninguém soubesse e depois lá está Leonardo a trabalho sendo granadeiro, o tempo passa e ele sempre vinha a se vingar do Vidigal aprontando poucas e boas, para com o Vidigal sem saber que estava prestes a ser descoberto pelo seu major que o prendeu novamente.
Sua madrinha foi falar com uma amiga para pedir o major que soltasse Leonardo, o major atendendo seu pedido o soltou. Leonardo saindo da prisão veio ao encontro de sua madrinha que morava com dona Maria, chegando lá se deparou com um velório do seu rival dos tempos de crianças e lá estava Luisinha sua amada. Tempos depois estavam eles morando juntos de repente morre seu e dona Maria.