Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


881 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


Alice 03/09/2012

De uma infância repleta de travessuras a ascensão.
O livro “Memórias De Um Sargento De Milícias” de Manuel Antônio de Almeida – terceira edição, publicado em 1863 – conta a história de Leonardinho, filho de Leonardo-Pataca e Maria-da-Hortaliça, que foi concebido em um navio vindo de Portugal com o destino para o Brasil.
Leonardinho é expulso de casa pelo pai Leonardo-Pataca após descobrir que estava sendo traído por Maria-da-Hortaliça, assim, Leonardo-Pataca envia o filho para morar junto ao barbeiro, que é seu padrinho.
O barbeiro sempre cuidou muito de Leonardinho, até tinha planos de que o mesmo se tornasse padre algum dia, porém viu que era uma ideia pouco provável por causa das travessuras do menino e desistiu.
Na medida em que Leonardinho cresce, ele acompanha o seu padrinho às vistas que fazia à casa de D. Maria. Foi na casa de D. Maria que Leonardinho conheceu Luisinha, por quem se apaixonou.
Quando seu padrinho faleceu, Leonardinho volta a morar com o pai, que agora estava casado com Chiquinha, que é filha de D. Maria e tia de Luisinha, porém, Leonardinho não se adapta à nova madrasta e após seu pai proibi-lo de ver Luisinha, vai morar com um amigo, onde conhece Vidinha, quem é sua segunda paixão.
Leonardinho começa a trabalhar em uma casa real e a flertar com sua patroa, com isso, Vidigal - seu patrão -, que é uma autoridade, o prende. Após ser libertado, se torna um homem maduro com responsabilidades, se torna sargento de tropas e reencontra Luisinha, com quem pretende se casar, porém, seu cargo no trabalho não permite tal ato. Vidigal, então, o promove a sargento de milícias, onde Leonardinho finalmente se vê disposto a casar com Luisinha e ser feliz com seu amor.
A história apesar de ser um romance contém seu lado cômico. É um livro pequeno, uma leitura de um dia, que tem um magnetismo na qual prende o leitor até o final.
comentários(0)comente



Clicnatan 29/08/2012

um livro antigo e mesmo assim muito fácil de ler e não tem como não gostar do anti-herói da saga Leonardo um menino travesso que deixa de cabelos em pé as pessoas que cruzam seu caminho. O livro conta a saga de Leonardo desde o ventre até a idade adulta. Suas travessuras, seus "causos" amorosos. E mais o livro traz um retrato vívido do Brasil Império, da corte e sua capital o Rio de Janeiro. Agora quer saber se alguém consegue dar um jeito no "peste" do Leonardo? Para saber a resposta não deixe de ler Memórias de um Sargento de Milícias!
comentários(0)comente



Daphne 22/08/2012

Memórias de um Sargento de Milícias
A história se inicia caracterizando os meirinhos e desembargados daquela época, introduzindo Leonardo Pataca, um típico pícaro casado com Maria da Hortaliça e pai do pequeno e malandro Leonardo.
Um dia Leonardo Pataca chega em casa e descobre que sua mulher está lhe traindo, e no meio da discussão acaba dando um pontapé em seu filho que por vez acaba ficando sobre cuidados da madrinha parteira e do padrinho barbeiro e Maria acaba fugindo para Portugal.
Leonardo cresce na casa de seu padrinho, aprontando várias travessuras e sendo odiado pela vizinha. Quando adolescente se interessa por Luisinha, que é sobrinha de D. Maria, mas o romance não dá certo.
O padrinho de Leonardo falece, fazendo com que ele vá morar com seu pai, mas a convivência acabou não dando certo com sua nova família. Ele foge e acaba reencontrando um velho amigo que lhe oferece moradia, se apaixonando por sua prima chamada Vidinha, uma bela moça de 18 ou 20 anos que cantava modinhas.
Leonardo briga com os primos que moravam na casa e acaba sendo denunciado ao major Vidigal que por vez acaba sendo ridicularizado por Leonardinho.
Luisinha casa-se com José Manuel.
A comadre vai á casa onde Leonardo esta hospedado e lhe pede para que vá atrás de um emprego e largue a vida de vagabundo. Ele começa a trabalhar para Toma-Largura, mas como de costume faz algo errado se interessando pela mulher dele e perde o emprego.
Vidinha vai atrás da mulher de Toma-Largura para se vingar, mas Leonardo acaba indo atrás dela e preso pelo Major.
A comadre que não sabia mais o que fazer pelo seu afilhado vai atrás de D. Maria e lhe pede para que ajudasse com a liberdade de Leonardo, D. Maria então tem a idéia de ir atrás de Maria Regalada, que já tivera um caso com o major. Maria Regalada propõe voltar para Vidigal se ele desse liberdade a Leonardo, e assim foi feito.
Leonardo encontrou Luisinha no velório de José Manuel, onde se aproximaram e reataram o namoro, mas não podiam casar, pois ele era agora um granadeiro, mas Vidigal acaba sendo generoso nomeando-o como um sargento de milícias, que faz com que Leonardo possa finalmente casar.
A história não surpreendeu e muito menos me fez com que tivesse vontade de continuar a leitura, talvez seja porque o livro que Manuel Antônio de Almeida foi escrito em folhetins e não fosse uma escrita muito uniforme. Sendo repetitivo em várias partes para que o leitor lembrasse certos pontos da história, o tornou cansativo. Entre todos os pontos negativos que achei no livro, tem um positivo que me agradou que foi o narrador, ele parecia conversar com o leitor, achei maravilhoso. Contudo não é um livro que eu recomendaria e muito menos gostaria de ler novamente, foi uma leitura obrigatória que só valeu a pena pelo conhecimento da obra.
comentários(0)comente



Karina 22/08/2012

Memórias de um Sargento de Milícias
Manuel Antônio de Almeida mudou a literatura com esse romance , a linguagem é leve, de fácil compreensão, um modo popular.
O romance é perfeito. As histórias dos personagens se encaixam nos momentos mais inesperados pelo leitor e sempre acaba nos surpreendendo. Até alguns personagens que aparecem poucas vezes acabam ganhando nossa simpatia .
E acaba nos proporcionando momentos de reflexão como a relação da obra com o mundo, as peças que o destino pode nos preparar .
Por tanto,sendo varios pensamentos do autor de conhecimento social e pessoal que possui o livro.
Eu gostei do livro e recomendo.
comentários(0)comente



Juliana 20/08/2012

Memórias de um Sargento de Mílicias-Manuel Antonio de Almeida
Memórias de um Sargento de Milícias surgiu inicialmente como um folhetim semanal,por isso a complexidade do texto ao virar livro. Para prender os leitores,eram apresentados por semana,capítulos curtos e até certo ponto independentes,em geral contendo um capítulo completo.
Tudo se passa no século XIX,quando D.João e a família real vieram se refugiar no Brasil.
O interessante deste livro é que nenhum personagem é inocente,todos,de alguma forma se vendem para chegar ao seus objetivos.
Nem o amor resiste.Leonardo,personagem central do livro,ama Luisinha,mas logo se esquece disso,ao conhecer Vidinha.
Até o Major Vidigal,homem distinto e defensor da ordem,se deixa levar,promovendo Leonardo,em troca de favores amorosos do alvo de sua paixão,Maria Regalada.
Não há lição de moral,Leonardo,como diria sua vizinha agourenta: "Nasceu como maus bofes",mas no fim,ainda consegue se casar com sua amada Luisinha e ainda acaba rico.
É um romance malandro,ninguém é bom ou mau,todos são apenas humanos,com com suas qualidades e defeitos.
Todos tem seu preço e todos dão aquele jeitinho brasileiro para conseguir o que quer.
comentários(0)comente



Ca 20/08/2012

Um Romance estranho
O livro Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida* é considerado um livro romântico, e o que define o fim desse estilo na literatura no Brasil. O mesmo foi publicado originalmente em folhetins de Jornal (algo que era muito comum na época), entre 1852 e 1853. O livro não tem características muito comuns do romantismo, justamente por ser umas das últimas obras desse estilo(logo em seguida após a decadência do Romantismo viria a reinar o Realismo como estilo artístico predominante), como por exemplo: A Idealização da mulher, a valorização dos sentimentos etc.O livro conta a história do jovem Leonardo, filho de pais separados que é criado pelo padrinho barbeiro, sendo uma peste tanto criança quanto mais velho. No começo indicado para ser clérigo, e ele é rejeitado a Igreja que o leva a vadiar. Na companhia do padrinho na casa de D. Maria conhece Luisinha, por quem se apaixona... Luisinha no entanto se casa com um espertalhão (José Manoel), Quando o padrinho morre ele volta a morar com o pai, mas por pouco tempo porque ele o expulsa de casa por causa de seus desentendimentos com a madrasta e nisso vai mora na casa de um amigo ...nisso acaba conhecendo uma "rapariga" chamada vidinha por quem se apaixona , depois de tantas intrigas leonardinho acaba saindo dessa casa também e é nomeado pelo major Vidigal, e ele continua com as "travessuras" dele e o major lhe garante a cadeia... a madrinha e a tia de Luisinha intercedem em seu favor , e logo apos isso morre o José Manoel, Leonardinho reata seu namoro com Luisinha e casa-se com ela.
comentários(0)comente



Juliana 20/08/2012

Memórias de um Sargento de Milícias
Memorias de um Sargento de Milicias , foi publicado em forma de folhetim (publicado em capítulos), entre junho de 1852 e julho de 1853.Por ser um folhetim tinha como principal característica prender o leitor , para que no próximo capitulo ele tivesse a curiosidade para ler.
Para começar o livro tem como gênero o Romantismo , porém não era um tipico naquela época , um dos diferenciais dera o narrador que expunha suas opiniões e fazia criticas aos acontecimentos.A história tinha como personagem principal o Leonardinho , filho de uma pisadela e um beliscão por Leonardo-Pataca e Maria que se conheceram no navio para o Rio de Janeiro , onde depois se casam e ai então nas o Leonardinho , que como diz uma vizinha que o menino havia nascido em "mas bofes" , o próprio que desde seu nascimento passou por diversas turbulências , a traição da manhã para com o pai , a vida ao lado de seu padrinho , a ida a escola entre tantas outras.
O garoto após ir morar com seu padrinho começa frequentar a escola , logo como era atentado começa a cabular aula para ficar enfrente uma igreja e conhece um coroinha que faz diversas travessuras.
Logo passa-se o tempo e o garoto continua da mesma forma , até que seu padrinho falece e ele tem de voltar á morar com seu pai e ele passa a ter mais convivência com sua madrinha e parteira , que o leva até a casa de um certa amiga chamada D.Maria , que tem uma sobrinha um tanto quando estranha , a primeira vista o próprio rapaz ri e fica abismado com tanta estranheza , mais ele fica por muito tempo pensando e descobre que estava apaixonado por Luisinha .
Leonardinho se tornou um tipico vagabundo , não queria e nem gostava de trabalhar tinha tudo na mão.
Luizinha que era muito tímida foi obrigada a se casar com um hóspede de sua tia D. Maria , Leonardinho tentou muitas coisas para que isso não acontece-se, mais entre as circunstâncias não poderia fazer nada , pois já tinha sido expulso de sua casa novamente e tivera de morar da casa do seu velho amigo coroinha , onde o mesmo conhece Vidinha uma linda garota cantora de modinhas de época , e é onde também o garoto se encosta e fica por um bom tempo , até que lhe aparece o temido major Vidigal que queria que o garoto servi-se ao exercito pois não fazia nada de sua vida. Logo Leonarinho começa a trabalhar no castelo do rei em sua dispensa , onde conhece uma doce e triste moça , que o próprio tenta ajuda-lá ,e Vidinha morta de ciúmes vai atrás e arma a maior confusão até que aparece o rapaz que mora junto da moça doce , e se apaixona por Vidinha , e Leonardinho que fora demitido de seu emprego teve de ir segui ao exercito se tornou granadeiro e passou por diversas situações constrangedoras , e logo voltou descobriu que Vidinha estava de caixo com o tal moço , e há deixa em paz.
E vai atras de sua verdadeira paixão a Luizinha que acabará de perder o marido , então os dois decidem se casar , mais há um porém granadeiro não pode casar , dai então o major Vidigal nomeia Leonardinho um sargento e dai então eles se casam.
O enredo do livro é bastante interessante ao meu ver , tem bastante sarcasmo e nos como leitores podemos tirar diversas risadas em certos pontos , mais como todo livro há pontos confusos , mais que se esclarecem ao decorrer do livro eu recomendo ele , para qualquer tipo de pessoa.
comentários(0)comente



Danilo 18/08/2012

O livro Memórias de um Sargento de Milícias é um romance, e foi publicado em formas de folhetins. A história se baseia em um jovem chamado Leonardo, filho de Leonardo Pataca e Maria Hortaliça, que se separaram e então Leonardo foi adotado pelo seu padrinho. Leonardo era muito bagunceiro e arrumava muitas confusões. Por isso seu padrinho, tentou tornar ele um religioso, mas não deu nada certo, Leonardo queria mesmo era só aprontar. Ele acabou que se apaixonando por uma moça chamada Luisinha, mas acaba envolvendo Vidinha nesse romance, então Luisinha decidiu se casar com outro, mas depois de um tempo acabou ficando viúva. Leonardo, devido as suas encrencas, foi preso, por Major Vidigal. Depois foi solto e virou um Sargento de Milícias. Por fim, Leonardo se reaproxima de Luisinha e eles se casam. O livro tem como foco a terceira pessoa, com o narrador se intrometendo em partes. É classificado com obra do Romantismo e ocorre a metalinguagem. Na minha opinião, o livro não começa interessante, mas ao longo da história melhora, e faz com que você se anime para o final, isso é um ponto negativo e ao mesmo tempo positivo que eu achei. Contudo, o livro termina com o fato tradicional dos romances, que termina em um final feliz. Mas nem todos os romances tem finais felizes. Recomendaria a leitura desse livro as pessoas que vivenciaram muitos momentos de encrencas e que se apaixonaram, pois o livro, identifica um pouco da realidade, mostra um obra que muitos se identificariam.
comentários(0)comente



Gabii 16/08/2012

Filho de uma pisadela e um beliscão!
Memória de um sargento de milícias surgiu como um romance de folhetim, ou seja, em capítulos, publicados semanalmente no jornal Correio Mercantil, do Rio de Janeiro, entre junho de 1852 e julho de 1853. É uma história narrada em terceira pessoa, por um narrador onisciente, que interfere e interrompe a história a todo o momento para manter uma espécie de dialogo com o leitor. Diferentemente de outras obras do Romantismo, este, troca o sentimentalismo pelo humorismo. Ele (autor) não idealiza os personagens, ele simplesmente cria personagens sem nomes, onde cada um deles representa um grupo social, mas principalmente as classes mais baixas. O autor também se preocupa em usar a linguagem popular para que todos possam se sentir a vontade ao ler o livro; Manuel Antônio de Almeida cria um protagonista anti-herói, malandro e vadio, fugindo totalmente dos padrões e se tornando um dos maiores escritores da nossa literatura.
“Filho de uma pisadela e de um beliscão”, e foi assim que deu inicio o romance de Leonardo-Pataca e Maria Hortaliça, que nascera Leonardinho, um menino levado e travesso, que vivia a fazer a vida dos outros um pouco mais caótica por assim dizer. Tendo como como padrinhos o barbeiro a parteira, Leonardinho logo é cuidado por eles, quando seu pai descobre a traição de Maria Hortaliça com o capitão do navio que os trouxeram de Portugal para o Brasil. O compadre (barbeiro) que sempre releva as traquinagens do menino, acredita que o ele poderia ter uma “salvação”, e decide que ele irá ser padre, mas essa vontade é breve, já que Leonardinho não tem vocação para isso. No decorrer da história o autor salta das travessuras de Leonardinho, e parte para Leonardinho na juventude, que nada se tornou, virou um completo vadio, que nada faz e nada pensa. Mas como Leonardo não toma jeito, e vive a se meter em confusões, ele acaba preso. A comadre (parteira) que é “uma santa”, une-se com D. Maria (tia de Luisinha, seu grande amor) e vão atrás de uma maneira de soltar o rapaz. Elas acabam por chamar Maria Regalada para interceder por Leonardo, ela consente, e lá partem as três para conversar com o Major Vidigal, a maior autoridade da cidade, e que acaba cedendo aos pedidos de Maria Regalada após de uma conversa em particular; e ele não só promete soltar Leonardo, mas também fazer algo por ele. José Manuel (um rival de Leonardo, que disputa o amor de Luisinha), acaba morrendo de um ataque cardíaco, e após o seu luto, Leonardo e Luisinha reatam o namoro, e decidem se casar, então procuram o Major, porque granadeiro não pode se casar. O Major consegue uma baixa de Leonardo da tropa de linha para sargento de milícias.
A ausência de um final feliz definido é evidente, nessa obra de Manuel Antônio de Almeida. Apesar de ser um texto do século de XIX, a história não possui muitas palavras de difícil compreensão, sendo até mais fácil de entender o contexto, apenas com a dedução dos significados das palavras. Recomendo a todos!
comentários(0)comente



Jeniffer 16/08/2012

Memórias de um Sargento de Milicias
É uma narrativa escrita por Manuel Antonio de Almeida, no inicio do século XIX no Brasil. Sob forma de
folhetins com seus capitulos curtos.
A historia começa quando Leonardo Pataca e Maria-da-Hortaliças se casam é tem um filho chamado Leonardo que desde pequeno
já fazia suas travessuras, seus pais o abandona e então Leonardo fica aos cuidados de seus padrinhos.
Leonardo ao cresce se apaixona por Luisinha sobrinha de D.Maria, mas nada se concretize pois acontecimentos surge e atrapalhar.
Leonardo o personagem principal da obra acaba tendo outra perda, seu padrinho morreu e ele foi viver com seu pai.
Com o passar da narrativa Leonardo acaba sendo preso pelo Major Vidigal, no tempo considerado um policial, juizo, homem muito temido
pela sociedade, Dona Maria recorre a Maria-Regalada que tinha um caso com o Major que acaba conseguindo que ele soltasse o Leonardo
o tornando sargento.
Durante acontecimentos Luisinha ficou viuva, e Leonardo passou a frequentar de novo sua casa, suas antigas intenções por Luisinha
resurgiram e os dela também, a madrinha de Leonardo e a tia de Luisinha já estavam acertando o casorio de ambos, como Leonardo
era sargento isso o impediria de se casar, pediram então ajuda do Major que já tinha revelado seu caso com Maria- Regalada tornando
Leonardo Sargento de Milicia, sendo assim poderiam se casar.

A obra é boa, não levando os desastres tão a serio, sendo assim o torna sua linguagem facil de se entender, a obra em algumas passagens
se torna cansativa, mesmo sendo pequena. Não foi um livro que gostei de ler, achei chato, mas a historia em si é interessante.
comentários(0)comente



Aninha 15/08/2012

A Vida de Simples Garoto Malandro e Suas Confusões de Vadiagem
A obra do autor Manuel Antônio de Almeida um homem brasileiro de origem humilde, escreveu Memórias de Um Sargento de Milícias, primeiramente publicado em folhetim no Correio Mercantil e depois em um primeiro livro, com o pseudônimo de Um Brasileiro.
Memórias de Um Sargento de Milícias começa com a citação “Era no Tempo do Rei”, pois se passa no mesma época que o rei português Dom João VI, veio com sua família real, se refugiar no Brasil, mas não é assunto abordado durante a obra, porém foi nesse navio junto da família real, onde tudo começou. Veio nele o meirinho Leonardo Pataca e a saloia Maria da Hortaliça, que durante a viagem os dois entre pisadelas e beliscões, deram origem ao personagem principal dessa historia: Leonardinho.
A história realmente começa, a partir, da origem do garoto Leonardinho, “filho de uma pisadela e um beliscão”, que chegando ao Brasil, Maria da Hortaliça descobre que ficou grávida, assim se junta a morar com Leonardo Pataca e logo batizam o menino, sendo a comadre uma parteira e compadre, um barbeiro. O garoto desde bebe sempre deu muito trabalho, incomodando a vizinhança com seus choros e vindo a destruir as coisas.
Passado sete anos, Leonardo Pataca, desconfia que esteja sendo traído por sua mulher Maria da Hortaliça, um dia volta do trabalho, mais cedo e flagra o amante pulando a janela, dá uma surra em sua mulher que também tenta se defende, na mesma tarde ela foge com o capitão de um navio voltando pra Portugal. Durante a briga, Leonardinho rasgou documentos deixados na mesa, pelo seu pai, que com raiva lhe deu um pontapé no traseiro que foi parar na barbearia do padrinho, a partir daí foi acolhido por ele a morarem juntos e com a ajuda da comadre, cuidaram de Leonardinho.
O compadre já era velho e vivia só, não tinha a ninguém, mas passou a ter o afilhado, ao qual teve muito amor e carinho, dando muita atenção e mimando demais o garoto traquina, que muito odiava a vizinha, sempre dando palpites na sua criação e reclamando do garoto.
Leonardinho chegou até fugir da casa do padrinho, numa noite que seguiu uma procissão foi parar na Igreja da Sé e lá conheceu dois meninos, de família cigana que vivem de festa e foi para uma destas, a onde passou a noite, seu padrinho ficou muito preocupado e foi atrás dele em tudo que é lugar, até que finalmente encontrou e o levou de volta pra casa.
Pensando no futuro do afilhado decidiu que ele seria padre, passou a ensinar as letra do alfabeto, levou para a escola, porém durou pouco tempo, pois não gostava e nem consiga acompanhar, além de levar muiats palmatórias, assim fugia das aulas e só sabia vadiar pela cidade e ia para a Igreja da Sé, onde fez amizade com um sacristão, o qual Leonardinho também virou e assim puderam aprontaram muito juntos sendo a serem expulsos da igreja, por terem aprontado com o mestre-de-cerimonias (o padre), na festa da igreja, onde o padre tinha que proferir um sermão, mas nesse dia tudo foi descoberto, do seu envolvimento com uma cigana a mesma, traiu aí o seu pai Leonardo Pataca, que por isso foi atrás de feiticeiro, com cerimônias acontecidas à meia noite, descoberto isso, foi preso por vadiagem, pelo major Vidigal, um árbitro supremo, de rei absoluto de oficial da policia da época, que também prendeu o padre que saindo da prisão pela humilhação, abandonou à cigana.
Em uma época do ano, todos se reuniam numa casa onde passava a procissão, inclusive Leonardinho, seu padrinho, a vizinha e a comadre, a casa era de uma velha senhora, que abria as portas para a ocasião, a Dona Maria, que além de disso, tinha mania de demandas e numa dessas, conseguir a guarda de sua sobrinha órfã, a Luisinha, a qual Leonardinho veio a se apaixonar, sendo seu primeiro amor e demorou para conseguir se declarar, chegando assim, um pretendente para ela, interessado na herança que podia receber de Dona Maria um dia, um velho, o José Manuel, mesmo com a ajuda de seus padrinhos contra o velhaco, depois de um tempo, Luisinha veio a se casar mesmo com José Manuel.
Seu padrinho, o bom barbeiro e boa pessoa, além de quem mais o amava, veio a falecer e deixou tudo para ele, seu pai aparece interessado em seus bens e veio morar todos juntos na casa do padrinho, agora de Leonardinho, junto com sua atual esposa Chiquinha e a recém-irmã, além da madrinha quem desde principio sempre ajudou a cuidar dele, mas por ser maltratado e não gostar de morar com a atual família do pai e após uma briga que teve com Chiquinha, fugiu de casa e andou tanto que reencontrou seu antigo amigo sacristão, lá foi acolhido pela sua grande família e se apaixonou por uma prima do amigo, a Vidinha, uma bonita moça que cantava modinha, porém lá tinha dois primos que eram apaixonados pela prima e com ciúmes se juntaram e foram contar ao major Vidigal acusando-o de ociosidade e indo atrás de Leonardinho com os granadeiros, ele foi preso, mas fugiu, sua madrinha sabendo, que seria por vadiagem, arrumou emprego para ele na Ucharia Real, onde morava Toma-Largura e sua bela mulher, que foi pego junto de Leonardinho, pelo Toma-Largura e perdeu o emprego, sabendo disso Vidinha com ciúmes foi tirar satisfações indo a Ucharia, Leonardinho foi atrás dela, mas no caminho encontrou com o major Vidigal, que já o procurava e está com o orgulho ferido, então o prendeu, para se vingar dele, fazendo o de granadeiro, ajudando em serviços policiais, até que em um serviço armou contra o major Vidigal, que ficou enfurecido e assim Leonardinho, foi realmente preso, sendo até condenado a chicotada, mas sua madrinha fez de um tudo para livra-lho disso, primeiro falando diretamente com o major Vidigal, mas não teve jeito e partiu para Dona Maria, que achou uma forma de ajudar, indo atrás de Maria Regalada, velho amor de Vidigal, as quais foram à casa do major e lá tentaram convence-lho até com choradeira, que o comoveu, mas ainda não teve solução, até que Maria Regalada chamou no canto e te disse algo que fez cede-lho, assim, Leonardinho foi liberto. José Manuel veio a morrer de parada cardíaca e então foi até o velório cumprimentar Luisinha, o que lhe agradou bastante, depois do cumprimento de luto e já apaixonados, recomeçaram o namoro, querendo se casar, mas por Leonardinho ter se tornado um granadeiro não poderia se casar, mas falando com o major Vidigal, que reatou com Maria Regalada custo da libertação de Leonardinho, que por fim conseguiu a nomeação de Leonardinho em Um Sargento de Milícias, chegando ao final dessa historia apresentando a fatos seguintes e naturais, que fazem parte da vida, como a morte de Dona Maria e o Leonardo-Pataca.
Assim, uma historia dita como da época do romantismo, sem final feliz, nem mesmo a presença de típicos heróis nobres, que participam de batalhas e lutam pela sua amada numa idealização fora do mundo real, estando esta mais perto do realismo, retratando um malandro simples e suas confusões, numa vida urbana limitada que mesmo em plena monarquia, mostra o povo livre, simples e comum do cotidiano, tendo nela muitos personagens alegóricos, representando diversas classes sociais, pelos seus ofícios e princípios, sendo estes personagens populares do Rio de Janeiro daqueles tempos do século XIX, quando passou toda esta historia e vistos até nos dias de hoje.
E por ser de um brasileiro, a linguagem é clara e objetiva, com a presença de muito diálogo e ação e algo bem interessante e a presença de um narrador onisciente que cria um parâmetro com o leitor, fazendo se sentir mais próximo da leitura, causando uma trama um tanto quando divertido pelas ironias e comparações de diferenças de um mundo mais antigo pra outro mais comum e próximo a nós. Porém esse mesmo foco narrativo pode fazer o leitor, talvez se sentir confuso, pois vai explicando fatos ainda não vistos, sendo mostrado em pequenos episódios que dão uma noção de novela. Outra coisa que pode gerar confusão em alguns livros, é o pai e o filho se chamarem Leonardo e não o tratarem de nomes diferenciados, como Leonardinho o mais novo, sendo filho e o mais velho, sendo seu pai Leonardo Pataca.
Enfim, Memórias de Um Sargento de Milícias, é uma obra que conta memórias de Leonardinho, uma garoto malandro por toda a vida, ao fim da historia se torna um sargento de milícias, recomendado pra quem gostaria de uma obra clássica do romantismo, mostrado em uma forma realista, retratando a vida simples de um povo popular do Rio de Janeiro, no século XIX, com ação cotidiana, sendo assim, um romance de aventuras.
comentários(0)comente



Miih 15/08/2012

As confusões do Sargento de Milicias.
O livro " Memórias de um Sargento de Milícias" é uma narrativa escrita por Manuel Antonio de Almeida, que antes de ser publicado chegou ao publico através dos famosos folhetins. Vai contar uma história muito interessante, relatando as aventuras de um de um menino muito complicado, que era indesejado pelos pais , e acaba ficando por conta de seus padrinhos. Leonardinho apesar de ser o principal personagem da obra, era o "Malandro" que estava sempre metido em confusões. Quando cresce acaba se apaixonando por uma moça chamada Luisinha, mas, acaba se separando quando conhece Vidinha uma cantora muito bonita e sensual , e Luisinha então, acaba se casando com outro homem. Tempos mais tarde Leonardinho acaba sendo preso pelo Major (Vidigal) passa por muitos problemas , até que Maria- Regalada resolve ajuda-lo tirando-o da prisão e como sempre acaba se safando e ainda vira o Sargento de Milicias. Já no final do livro Leonardinho se aproxima por Luisinha novamente por conta de sua viuvez e acabam se casando.
Como já foi dito , é uma história muito interessante , pois, comparado as narrativas da época , esse livro se destaca muito, por que Leonardinho é diferente dos personagens principais da época , que eram então sempre os mocinhos românticos e respeitosos , completamente diferentes de Leonardinho, que era o que causava confusão na história. Outra coisa que também destaca muito está narrativa, é o fato do autor usar a linguagem da ruas da época, usar muitas gírias de difícil entendimento. Mas , com uma aventura dessas , vale a pena as dificuldades da linguagem usada pelo autor no livro.
comentários(0)comente



Martuscelli 15/08/2012

Memórias de um Sargento de Milícias , escrito por Manuel Antônio de Almeida , foi um romance publicado em folhetins.
Tempo "Del-Rei" Ou Melhor tempo do Rei assim que começa esse romance que vem de Portugal para se passar no Rio de Janeiro. Esse Livro conta a história de Leonardo , que era filho de Leonardo Pataca e Maria Hortaliça um "beliscão e uma Pisadela" . Leonardo foi rejeitados pelos seus pais, logo por sua mãe que traio seu pai ,depois por seu pai , por esse motivo o "comadre" seu padrinho que era barbeiro o acolheu . Seu Padrinho o barbeiro mima-o muito e não liga para as travessuras que estava fazendo. Leonardo era muito arteiro , mas seu padrinho tinha planos para ele , queria que ele virasse um padre. Mas seu futuro foi bem diferente do que seu padrinho pensava.
Leonardo ira passar por momentos muitos complicados , desde seu primeiro amor Luisinha até finalmente virar um sargento de milícias.
Essa obra é muito boa , na época que foi escrito em folhetins a expectativa de saber os acontecimentos seriam muito grande , não tenho críticas a fazer ao livro pois é um romance até que divertido, apesar de eu não gostar do gênero romance este livro fez com que eu ficasse ansioso para saber o que iria acontecer com Leonardo. Recomendo a todos pois é um livro facil de se ler e entender.



comentários(0)comente



Larissa 15/08/2012

A memória de Leonardinho
Memorias de um sargento de Milícias, escrito por Manuel Antônio de Almeida, é uma história de romantismo que ocorreu no Rio de Janeiro, no século XIX, publicado em folhetins, Leonardo Pataca apaixonado por Maria-da-Hortaliça, que se casaram e com ela teve um filho “Leonardinho” e, com a traição da mulher deixa seu Leonardinho com seu padrinho, o barbeiro. O padrinho gostava muito de Leonardinho, e gostaria que ele se tornasse um padre, o menino não levava jeito para ser padre, desde pequeno sempre aprontava. Depois de grande Leonardinho virou granadeiro, seu padrinho faleceu e ele voltou a morar com seu pai que já estava casado com outra mulher. Então Leonardinho se apaixonou por Luisinha, mesmo seu pai sabendo que o Leonardinho era apaixonado por ele o proíbe o menino de ver a Luisinha, com o passar do tempo Luisinha se casa com José Manuel, que poderá lhe da um futuro melhor do que Leonardinho. Leonardinho começa a trabalhar na casa real, e da em cima de uma mulher casada e, é preso por Vidigal. Com o pedido de Maria-Regalada pra Major Vidigal ele é solto da prisão. Leonardo fica sabendo que o marido de Luisinha faleceu, deixando-a viúva e, então Leonardinho quis se casar com a sua ama, mas não podia por ser granadeiro, e mais uma vez com a ajuda de Maria Regalada, foi que convenceu o Vidigal, e de granadeiro virou sargento de milícias e conseguiu se casar com Luisinha.

A história é muito interessante, e apresenta vários amores na vida de Leonardinho, mais apesar de tudo que tinha lhe acontecido, conseguiu o que sempre quis a sua amada Luisinha. O livro o foi considerado um dos mais importantes romances brasileiros, que se escreveu em forma permanente na história da literatura. Com o seu estilo leve e seus personagens que oscilam entre a malandragem e a ironia, fizeram desse livro uma obra única, no cenário literário do século XIX. Uma leitura ótima, mais que exige muita atenção, por conta das suas complexas.
comentários(0)comente



Nath 15/08/2012

Do passado para o Futuro
A Historia de Manuel Antônio de Almeida é romântica , o romance foi escrito por pessoas que não se identificaram , só colocou seu pseudônimo de " O Brasileiro" , escrito em folhetins semanais , o livro foi publicado só nós anos de 1854 . Nesse livro "Memórias de um Sargento de Milícias" o autor vai muito além das obras mais populares de romantismo , no livro ele não coloca muita doucura (melancolia) , pois ele coloca no livro que seus personagens eram corajosos .
Vou contar um pouco da história , no livro a viagem de Leonardo-Pataca se apaixona por uma garota , onde tiveram um filho chamado-se Leonardinho .
Leonardo Pataca descobre que sua mulher ( Maria-da-Hortaliça ) estava traindo ele com o sargento , por volta disso Leonardo acaba deixando seu filho com o padrinho dele que no caso era o ( barbeiro ) para cuidar de seu filho .
depois de um tempo Leonardinho conhece uma Garota e se apaixona por ela , seu padrinho faleceu e ele tornou a voltar a morar com o pai que já estava casado novamente com outra mulher , seu pai sabendo que Leonardinho era apaixonado proibi o menino de ver a tal menina chamada ( Luisinha ) , com o passar do tempo Luisinha casa-se com José Manoel , Leonardinho desesperado e revoltado sai de casa , depois de sair de casa Leonardinho conhece uma mulher chamada ( Vidinha)que se apaixonou por ela depois .
Leonardinho começa a trabalhar e começa a Dar em cima de uma “ mulher” , sabendo que ela é casada ele não se preocupa se o marido dela descobre , mais seu marido descobre e o leva preso .
Como sua Madrinha e D. Maria que gostava muito dele não o queria ele na cadeia , então elas vão pedir ajuda para uma antiga paixão do Vidigal.
O marido de seu antigo amor ( Luisinha ) , faleceu deixando-a viúva , Leonardinho se torna mais responsável e vira sargento de tropas , Sabendo que Luisinha estava viúva começa um relacionamento com ela .
Como não poderia casar-se com ela por causa do trabalho ele pede ajuda para Vidigal , que o torna Sargento de Milícias e poderia casar-se com sua amada .
No livro Seus pontos negativos é os nomes que são fáceis de serem confundidos .
Pontos positivos é que a Historia prende a atenção dos leitores , os deixa com um gostinho de quero mais .
Eu recomendo sim o livro gostei muito espero que vocês também gostem se ler .
comentários(0)comente



881 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR