Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


880 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Lívzz 17/12/2023

Muita expectativa
Assisti um resumo sobre o livro para fazer uma prova e acabei me interessando.
Comecei a leitura com a expectativa que seria um livro engraçado e fluido, porém me decepcionei.
Possui pouquíssimos diálogos e exagero nas descrições de personagens e situações, além de vários momentos o autor dizer ser desnecessário contar algum fato e segundos depois estar falando detalhadamente sobre o assunto.
Como algumas pessoas, também achei que o final foi bem corrido.
Leitura difícil e muito lenta.
comentários(0)comente



rafa_._cardoso 14/12/2023

Livro muito divertido e para se pensar
Um livro muito divertido que narra a história de Leonardo, uma criança que é abandonada pelos pais ainda pequena e é criada pelo padrinho, o barbeiro (muitas personagens não possuem nomes narrados ou, quando são, são apelidos).

O menino cresce aprontando todas e causando muita confusão, criando dificuldades para seu padrinho. Como dito, o padrinho era barbeiro e já tinha sido militar, mas possuía um bom dinheiro herdado de uma forma... (lendo é legal de entender) e seu maior desejo era transformar Leonardo em um padre para que ele vivesse uma vida honrada.

O futuro de Leonardo, entretanto, segue por outros caminhos.

É uma leitura excelente!!!
comentários(0)comente



Tamiris Fornazari 11/12/2023

?É sempre assim que sucede: quereis que nos liguemos estreitamente a uma coisa? Fazei-nos sofrer por ela.?
comentários(0)comente



Lety Tate 06/12/2023

Clássico
O sargento de milícias é um livro clássico da literatura brasileira e, como muitos outros, parece um livro de crônicas em formato de fofoca que devia atrair muito os leitores da época... Não a mim. Nossa que chato, demorei meses pra terminar simples 200 páginas. E ainda dão um final "feliz" se baseando que vamos acreditar que o personagem mudou sem ter havido qualquer tipo de redenção do personagem, curva de mudança. É igual do começo ao fim. Sério. Vale a pena a leitura para conhecer a literatura brasileira e até fazer comparativos com a leitura nacional atual, mas como entretenimento não recomendo não.
comentários(0)comente



Salim 01/12/2023

Nosso primeiro malandro
Reli, na verdade, uma adaptação curtinha do texto integral, realizada bastante a contento por Selma Rutzen.

Foi ótimo relembrar as peripécias de Leonardo, o primeiro malandro da literatura nacional, vindo antes até do famoso Macunaíma.

Leitura pra lá de divertida!
comentários(0)comente



Suely Cristina 15/11/2023

Um anti-herói romântico
Um romance romântico muito diferente daqueles de José de Alencar, que nos dão a sensação de que naquela época era tudo um conto de fadas, com mocinhas virginais e mocinhos sempre dispostos a defender sia honra e salvar sua amada, como verdadeiros cavaleiros medievais.
Aqui a história é outra. Um retrato de como o chamado "jeitinho brasileiro" já reinava naquela época, ora por pura malandragem, ora por questão de sobrevivência mesmo.
Leonardo, fruto de "beliscão e uma pisadela" é o retrato de tanto a filhos que vieram ao mundo sem planejamento, que acabam sendo criados de qualquer jeito, muitas vezes sem amor. Apesar de sempre estar aprontando, cai nas graças das pessoas e acaba se dando bem.
Uma leitura muito leve, divertida, mas muito necessária, que nos faz refletir sobre muitos costumes da sociedade brasileira que perduram até hoje.
comentários(0)comente



Cartola de Bigode 14/11/2023

Livrinho bom de ler.
O personagem principal é um completo vagabundo arruaceiro e ainda assim é interessante ver onde que as cagadas dele e eventos vão levar. A forma que o narrador interage com o leitor é muito boa e também engraçada em certos momentos.
Não tenho certeza porque não pesquisei sobre, mas fiquei com a impressão de que o autor tava querendo sacanear um poucos os romancista da época criando uma história divertida com personagens fora dos padrões de exemplar daquele tempo, mas que são bem mais próximos da nossa realidade do que alguns personagens idealizados da época.
comentários(0)comente



Isa 12/11/2023

Memórias de um leitor de memórias de um sargento de miloc8as
Sempre fui aberta a novas temáticas literárias, sinto a vontade constante de provar do novo. Com essa leitura descobri o quão inovadora, provocativa e viciante são as obras da literatura brasileira.

É um bom início, porque depois de terminar a obra, entrei em uma pequena solidão por não poder compartilhar mais com Leonardo. Estamos estudando essa parte do romantismo brasileiro, e pude ler as características dessa geração deste livro.

Uma narrativa romântica e engraçada, com personagens bem característicos e desenvolvidos.

Meu sim para essa espetacular obra!
comentários(0)comente



Jesraylanne 01/11/2023

Ô menino atentado
?Memórias de um Sargento de Milícias? é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Manuel Antônio de Almeida. Publicado originalmente em 1854, o livro é uma crônica da vida urbana no Rio de Janeiro do século XIX, retratando a sociedade e os costumes da época de forma satírica e irônica.

A narrativa é centrada na vida do anti-herói Leonardo, um jovem travesso que cresce em meio a trapalhadas e travessuras, tornando-se um sargento de milícias. O enredo se desenvolve com uma série de personagens cativantes e suas peripécias, pintando um quadro vívido da sociedade carioca da época, com seus vícios e virtudes.

O estilo narrativo de Manuel Antônio de Almeida é marcado por sua habilidade em criar diálogos espirituosos e uma caracterização rica dos personagens. A obra também aborda temas sociais, como a mobilidade social, a hipocrisia da elite e as dificuldades enfrentadas pela classe trabalhadora.

?Memórias de um Sargento de Milícias? é uma leitura envolvente e divertida que oferece um olhar perspicaz sobre a sociedade brasileira do século XIX e continua sendo uma peça importante da literatura nacional, apreciada por gerações de leitores.
comentários(0)comente



EduardaMarquess 01/11/2023

A leitura não foi como esperava, acho que meu erro foi exatamente esse: esperar muito do livro.

A história se passa durante o Brasil imperial, vemos, narrado por alguém que está um pouco a frente, a partir das suas memórias.

Acho o desenvolvimento bem feito, contudo, o final achei meio vaga, foi deixado para resolver tudo nos dois últimos capítulos. Ok, teve uma construção por trás, mas não amarrada o suficiente ao meu ver.

Não consegui me prender a nenhum personagem, mesmo achando a construção deles bem feita.
comentários(0)comente



Caroline132 29/10/2023

Lido em 2018
Mais um do Romantismo, que de romântico não tem nada... Achei muito divertido.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gabriela.pom 19/10/2023

Chatão
A escrita desse livro é realmente muito difícil o que prejudicou bastante a leitura e a história num geral não me prendeu até passar da metade do livro e olhe lá. Não me importei nem um pouco com nenhum personagem, mas admito que o Leonardo é inteligente, o cara é bom. Tem umas passagens bem engraçadas, me tiraram risadas genuínas, mas fora isso é muito chato.
comentários(0)comente



brookbaby0 18/10/2023

Memórias de um sargento de milícias
Leitura obrigatória para a faculdade. Eu adorei o livro e a escrita do Manoel Antônio de Almeida, a quem eu não tinha conhecimento de nenhuma obra. Foi uma leitura relativamente longa, mas eu gostei do tom satírico da história. O que eu mais gostei foram as descrições de costumes, lugares, festas e trajes da época em que se passa o livro, os detalhes são muito ricos. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



880 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR