Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


880 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


Rennanzinho 25/07/2021

As peripécias divertidas de Leonardo
Com pano de fundo histórico do período família real no Rio de Janeiro, são narrados os acontecimentos em torno de Leonardo, nascido de uma "pisadela e um beliscão", que fora uma criança bastante travessa e um jovem adulto encostado, sem pretensões na vida. A figura desse "anti-herói" era novidade na época. A narrativa é bastante direta, sem muito sentimentalismo nem moralismo e repleta de humor. Dei boas risadas. É um romance urbano que gira em torno dos conflitos amorosos vividos pela burguesia da época.
Essa edição é excelente, traz muito material de apoio e definição de algumas palavras que caíram em desuso ou tinham significados particulares na época, além de várias ilustrações e uma ótima diagramação e acabamento. Alguns comentários são bastante engraçados e funcionam muito bem para xs leitorxs jovens.
comentários(0)comente



GLIGLI 23/07/2021

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



lalaliz mavitorie 21/07/2021

É um cortiço dois, só que sem cortiço.
É engraçadinho e deixa a desejar.
Mas ainda sim recomendo.
comentários(0)comente



Kitasato 21/07/2021

Divertido à moda antiga
Um livro divertido, onde o autor conversa constantemente com o leitor, tornando as peraltices de Leonardo mais divertidas ainda.
comentários(0)comente



mclaraa_abreu 19/07/2021

Achei legalzinho
Com um pé ali no realismo que me agrada muuuuito, gostei da história
..................
comentários(0)comente



Mari Takaesu 11/07/2021

"filho de uma pisadela e de um beliscão"
No começo não estava muito empolgada com a história, então procurei no YouTube algumas resenhas sobre o livro. Pode parecer estranho, mas saber o que iria acontecer me deixou mais animada para continuar.
Em " Memórias de um sargento de milícias" acompanharemos a história de Leonardo, o primeiro anti-herói brasileiro.
Leonardo quando criança era um verdadeiro terror, tipo Denis o pimentinha (quem cresceu nos anos 90 sabe do que estou falando kkkk), isso na minha opinião era por culpa do padrinho dele, que não via maldade nas artes que ele fazia, afinal era "arte de criança", nunca corrigindo o menino. Essa parte da infância só conta as artes do menino, então pra mim se tornou um pouco chato. Para mim a história se tornou mais interessante quando Leonardo cresceu, não sei explicar o porque sem dar spoiler do livro, então vai ficar sem explicação mesmo.
Recomendo o livro para quem quer ler literatura brasileira, principalmente para quem quer começar literatura brasileira, porque é um livro com uma linguagem simples, apenas com algumas palavras que pode ser um pouco antigas mas que não interferem muito na compreensão da história (li pelo celular, o que facilitou a consulta do significado dessas palavras). Serve também para quem quer um livro divertido e com o personagens não tão moralmente corretos.
comentários(0)comente



Leticia2513 11/07/2021

"És filho de uma pisadela e de um beliscão, mereces que um pontapé te acabe a casta."
Conta a história bem humorada de Leonardo, brasileiro filho de portugueses, e um completo vadio.
Mesmo sendo escrito em 1850 a leitura é bem leve e prazerosa.
comentários(0)comente



Becky 09/07/2021

Memórias de um Sargento de Milícias?
O livro é interessante e bem levinho, apesar da linguagem meio chatinha de 1852?
Porém, não foi um empecilho, e afirmo que dei boas risadas ao longo da leitura - a edição da PandaBooks também merece o seu crédito!
Sobre o enredo em si, bem, é um romancezinho estilo uma novela da tarde, sabe? Tem seus dramas e espetáculos, os quais são particularmente maçantes para mim, mas que nesse livro deram muito certo, tendo em vista que o nosso excelentíssimo protagonista é uma comédia só!
Claro que em vários momentos eu me via em um debate interno: não sabia se queria que o garoto se lascasse ou não, mas acho que essa era a intenção do autor mesmo!

??7/10??
comentários(0)comente



biasz 07/07/2021

A história do livro não tem nada de emocionante, é só sobre a vida das pessoas, eu até esperava que seria mais chato, o vocabulário é um pouco difícil mas dá para entender. Algumas partes eram legais e outras mais chatas, no geral eu apenas achei legal e um pouco interessantes.
comentários(0)comente



Xabara_ironside 05/07/2021

Li para um vestibular e devo dizer que o livro é realmente engraçado, poderia dizer que atemporal se não fosse a escrita com o linguajar típico da época, o que também tornou minha leitura lenta, porém é compreensível que dessa forma seja na leitura de qualquer clássico da literatura brasileira. Gosto como o livro foi escrito e da abordagem do autor, é muito interessante o protagonismo dado as mazelas sociais da época e também que não seja uma obra que reforça o romantismo (época literária que não gosto muito). Os protagonistas da obra serem anti-heróis colaborou muito para o humor, tenho certeza que se eu fosse uma pessoa do século XIX teria tido uma leitura mais fluida, uma vez que fosse acostumada com o dialeto da época, ademais gostei do livro e ri diversas vezes durante sua leitura.
comentários(0)comente



Isabellla 03/07/2021

Adorei
Tinha muito receio de começar a ler clássico brasileiro e odiar ou me achar muito burra para a leitura, mas amei esse livro.
Eu adorei acompanhar a vida do Leonardinho e de como ele nasceu de um beliscão e um pisão. Ri muito com ele e morri de amores com o casal principal.
Recomendo muito pra quem quer começar a ler clássicos brasileiros, é muito bomm??
comentários(0)comente



Danilo 30/06/2021

Humorado
Amei esse livro! Achei bem tranquilo de ler, só algumas palavras desconhecidas. Mas, acho também que cada livro tem seu momento.
Me diverti muito lendo, achei muito engraçado e com uma história doida, bem brasileiro, cada hora uma coisa acontecia.
É muito bom ler sabendo mais ou menos o contexto e a vida do autor, porque facilita o entendimento, e também porque você acaba aprendendo. Aliás, esse é um livro maravilhoso para se entender alguns hábitos da época. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Gabriela 29/06/2021

O malandro brasileiro
A figura do malandro brasileiro nasceu aqui, com o Leonardinho. Uma criança irritante, cresce pra se tornar um adulto inconveniente, mas que ainda assim permanece "gostável" como personagem principal. Com a escrita do Antônio de Almeida até o Major Vidigal se torna bacana em determinado momento.
O livro é cheio de brasilidade. Temos festivais, costumes, gírias brasileiras, tudo muito característico nosso. Um verdadeiro romance de costumes. Porém, não faz jus ao Romantismo (completamente), ele fica na beirada, entre estilos.
Uma história muito divertida, engraçada, rápida e fácil de ler. Bem diferente do que eu esperava!
comentários(0)comente



Shelley.Vasconcelo 27/06/2021

Para ser sincera, eu só li este livro por conta de um trabalho de escola, então diria que apenas interpretei o suficiente para tirar uma nota boa.
Mas consegui botar alguns pontos nesse livro, primeiramente a forma em que a violência contra a mulher é retratada, realmente, nos faz ver como a sociedade evoluiu, pois ao comparar alguma cenas que antes era considerado normal, hoje em dia seria repreendido por grande parte da sociedade. Podemos citar, como exemplo, o caso de violência contra a mulher que é retratada no início da primeira parte. Mas, por outro lado, temos algumas situações que infelizmente, ainda são comuns, como o abandono de crianças e a falta de pensão.
comentários(0)comente



Kmilab 26/06/2021

Minha segunda experiência
Bom, eu li essa obra pela primeira vez quando eu tinha uns 14 anos. E atualmente com 29 anos decidi reler como fiz com Machado de Assis em Memória Póstumas de Brás Cubas.
Minha impressão infelizmente não mudou. A História não flui. É um autor com potencial enorme, eu acredito que ele teria sido ótimo com mais alguns anos de experiência na literatura.
Essa edicão da panda books é ótima pra nos traduzir o vocabulário, as gírias e costumes portugueses da época.
comentários(0)comente



880 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR