Memórias de um Sargento de milícias

Memórias de um Sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


880 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


AlineLucia 11/10/2024

"Memórias de um Sargento de Milícias" era um livro obrigatório na lista de qualquer vestibular nos anos 90. Não sei como passei batido sem ter lido esse livro na minha adolescência. Por isso resolvi pagar essa dívida quando encontrei esse título num sebo.
Me diverti muito com a história da vida do Leonardo, dei altas gargalhadas. Leonardo é o retrato do bom malandro!
E as pessoas de seu círculo são o "suco" do povo brasileiro, que fazem a gente lembrar de algum conhecido ou parente!
É uma leitura leve e divertida, que descreve as mazelas da sociedade brasileira da época de Dom João VI, mazelas das quais somos herdeiros até os dias atuais.
comentários(0)comente



Gabygomesoli 11/10/2024

Clássico
Confesso que li apenas por conta de trabalho escolar, porém me surpreendi de maneira positiva com esse livro
comentários(0)comente



Clara.Mousinho 08/10/2024

Uma fofoca boa
O autor conta uma história conversando com o leitor. Parece que está contando uma fofoca, com detalhes e tudo mais.

Memórias do Sargento de Milícias é um retrato bem humorado de um Brasil que ainda existe: com sincretismos, apadrinhamento, troca de favores, etc.

Um dos primeiros anti-heróis da nossa literatura.

Valeu demais a leitura!
comentários(0)comente



ameeeph 08/10/2024

Sobre o livro
Achei chato, muuuuuito cansativo e a história nem é tão boa. Não recomendo. Só me forcei a ler ele todo para um trabalho de escola e para colocar como lido no skoob ;P
comentários(0)comente



Marcelo Duarte 07/10/2024

Resenha: "Memórias de um Sargento de Milícias"

Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, é um dos principais romances do período do Romantismo brasileiro, mas com características únicas que o diferenciam. Publicado em 1854, o livro narra as aventuras e desventuras de Leonardo, um malandro carioca da primeira metade do século XIX.

A obra acompanha a vida de Leonardo desde seu nascimento, marcado por eventos curiosos e cômicos, até sua ascensão ao posto de sargento de milícias. Ao contrário dos heróis românticos tradicionais, Leonardo é um anti-herói, sem grandes virtudes, mas que, com muita sorte e astúcia, consegue se safar de várias situações complicadas.

Com uma linguagem leve e irônica, Memórias de um Sargento de Milícias oferece uma visão crítica e bem-humorada da sociedade carioca da época, abordando temas como a vida urbana, a malandragem e os costumes do Brasil colonial. A obra é um retrato social e histórico cheio de personagens pitorescos e situações engraçadas, o que a torna um clássico da literatura brasileira.
comentários(0)comente



helenalobo 03/10/2024

Memórias de um Sargento de Milícias
Eu finalmente quebrei a barreira dos clássicos! Esse semestre, na aula de Literatura Brasileira II, meu professor pediu para nós lermos 4 livros e esse foi o primeiro.
O livro conta a história do Leonardo, um homem que não quer nada com a vida (não estudou, não trabalha, só se mete em confusão?), a não ser viver na ?vag4bundagem?, ou seja, ele é o típico malandro.
Confesso que, por conta da linguagem antiga, eu tive dificuldade de de fato ler o livro. Mas depois que eu resolvi ouvir o audiobook, minha experiência mudou completamente. Achei o livro engraçado e as personagens, embora todas tenham caráter duvidoso, cativantes.
comentários(0)comente



Prof. Kennedy 03/10/2024

Realismo de folhetim
A história tem seus momentos bons, mas chega uma parte que cansa.
Porém, adoro como ela é contada, e principalmente as intervenções do narrador.

Essa obra se situar dentro do período romântico não é suficiente para caracterizá-la como do romantismo, o que eu vi aqui enquanto lia era outra coisa.

Pretendo revisitar a obra futuramente, através de uma edição física de preferência.
comentários(0)comente



Julia.Tulher 01/10/2024

Traumatizing
Eu fui obrigada a ler memórias de um sargento de milícias em 2010 na escola. Ninguém da minha turma leu, éramos crianças de 14 anos. Todos odiamos. Talvez esse trauma tenha enviesado minha leitura atual pois continuei não gostando.
comentários(0)comente



dieizon 29/09/2024

Simples
Bom por retratar uma época com seus costumes diferentes, mas com uma trama bem simples, com tudo sendo muito previsivel.
comentários(0)comente



gothscent 28/09/2024

Memórias de Um Sargento de Milícias
Em certos corações o amor é assim, tudo quanto tem de terno, de dedicado, de fiel, desaparece depois de certas provas e transforma-se num incurável ódio.

- Memórias de Um Sargento de Milícias
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Johann 15/09/2024

O espírito do brasileiro evocado por Antônio de Almeida
Esta obra é verdadeiramente o livro do brasilleiro, patrimônio imaterial de nossa já riquíssima literatura, que vem para somar em quantia grande neste quesito. Sendo este o primeiro a ser publicado por um brasileiro em território do Brasil parece que este livro ou definiu como um brasileiro deve agir ou então, foi um retrato muito bem feito da nossa sociedade cujos traços têm se mantido desde a época colonial, traços estes que não nos deveriam servir de fardo, mas como traço identitário de nossa gente, verdadeiramente digo isto porque várias situações do livro ainda hoje nos podem ocorrer, mesmo que tenha ele sido escrito em época tão distinta, o espírito do brasileiro permanece o mesmo.
A figura do malandro, que apronta traquinagens e que "se mete em frias" é representado por Leonardo que quando não está procurando encrencas elas o procuram. A vida para ele não é fácil, mas parece que ele faz questão de torná-la mais difícil ainda.
Acompanhando a vida de Leonardo desde seus primeiros passos até quando ele se torna um homem, cria-se pelo personagem uma empatia e carinho, e ler a vida de Leonardo deixa de ser uma leitura qualquer, e passa a ser tão relevante quanto querer saber sobre a vida de um amigo.
Este livro de fato é uma preciosidade, uma jóia de nossa literatura, sua escrita é um tanto complexa em algumas partes e confesso que também tive de recorrer ao dicionário em alguns momentos e em outros fui salvo pelas notas de rodapé que "ai de mim" se elas não existisem.
A primeira edição deste llivro que comprei no sebo de minha cidade era uma edição da Ática e tinha um "quê"a mais para pré-vestibulandos, já a segunda edição foi uma que comprei da Antofágica , e que edição maravilhosa, a apresentação é muito boa e os comentários e textos no final do livro compensam muito a atenção do leitor que se interessa pela literatura brasileira. Esta edição (1a edição - Antofágica) conta também com um lindo marca páginas e ilustrações maravilhosas, mas que remetem mais a década de 20 ou 30 do que exatamene aos tempos coloniais onde a história se desenrola.
Sinceramente, considero este um livro indispensável, do qual ninguém pode passar para o além vida sem ter lido, principalmente se for um brasileiro. Garanto com a leitura deste livro, boas risadas e momentos de vergonha alheia, momentos de tristeza e emoção e um final que deixa a todos com lágrimas nos olhos e é só quem chega até o final que vai entender o título deste livro.
comentários(0)comente



Catarina483 06/09/2024

Uma grande fofoca sobre a vida dos Leonardos, não é o melhor livro que já li na vida, mas é até que bom para o que eu imaginava!!! Se vc gosta de fofoca, recomendo!!!
comentários(0)comente



Eloisa301 31/08/2024

Esse livro é uma grande fofoca
Desde o começo me senti como se tivesse sentada em uma sacada fofocando com uma comadre sobre a vida alheia. Achei muito divertido saber das peripécias do Leonardo.

A linguagem é bem rebuscada, o que torna a leitura bem lenta. Porém, nessa edição da Antofágica, as notas de rodapé com as referências e esclarecimentos ajudaram bastante a entender o contexto.

Achei uma delícia de ler e, apesar do estilo de escrita datado, o autor consegue te trazer para dentro da história muito rapidamente.
comentários(0)comente



Evelin 31/08/2024

Gosto muito desses romances simples, divertidos e bem escritos de quase 200 anos atrás, ainda mais quando se tem o cenário brasileiro tão familiar. Amo clássicos brasileiros e preciso ler cada um deles! Enfim, recomendo esse livro, é divertido e não tem uma escrita tão difícil de entender.
comentários(0)comente



880 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |