Carla Verçoza 04/08/2023
Vida Querida foi meu primeiro contato com a obra da autora e gostei muito. Boa escrita, boas histórias, personagens bem construídos. Alguns relatos autobiográficos, uns contos muito bons e outros menos um pouco, mas no geral é um ótimo livro. Recomendo e pretendo ler mais coisas da Alice Munro.
Nota 8/10
(SPOILERS) Breve resumo dos contos, com Spoilers:
Conto 1: QUE CHEGUE AO JAPÃO
Mulher, poeta, casada e com uma filha, conhece um homem em uma festa. Quando o marido vai para outra cidade à trabalho, ela e a filha vão para Toronto ficar na casa de uns conhecidos enquanto esses viajam. Ela tem intenção de encontrar o homem da festa lá. Na viagem de trem para Toronto conhece um ator com quem ela trai o marido.
Conto 2: AMUNDSEN
Moça, professora, vai de Toronto para uma cidade no interior, trabalhar numa escola para crianças com tuberculose. Lá ela conhece o diretor, médico, que em um momento a convida para jantar. No segundo jantar ele a leva para o quarto e dormem juntos, ela ainda era virgem.
Há promessa de que ele se casará com ela em breve, pede que ela guarde segredo. Após alguns meses ele combina de irem à cidade vizinha para se casarem. Chegando lá, ele desiste e diz q vai mandá-la de volta para Toronto. Ela fica arrasada ao pegar o trem de volta. Anos depois se encontram em Toronto e ela relembra esse amor.
Conto 3: DEIXANDO MAVERLEY
Um guarda, veterano da guerra e casado com uma mulher doente por problemas cardíacos, recebe uma tarefa de acompanhar uma moça, Leah, do cinema, onde trabalha, até em casa. Leah é uma jovem de 16 anos, de uma família estranhamente religiosa. Impedida de estudar para ajudar em casa, o pai não deixa que assista filmes nem ande sozinha. Um dia, Leah desaparece. Fica-se sabendo mais tarde que ela fugiu e se casou com o filho do pastor. Tiveram filhos, o marido saxofonista e alcoólatra. Enquanto isso, a esposa do guarda piorou. Foram para outra cidade tratar, onde ela ficou internada e entrou em coma. O guarda começou a trabalhar no hospital para estar perto da esposa. Leah, por sua vez, se envolveu com o novo pastor e perdeu a família e a guarda dos filhos.
Um dia, o guarda encontra Leah no hospital: ela tbm estava trabalhando lá. A esposa dele falece. E ele se recorda de Leah, das perdas que ela tbm teve.
Conto 4: CASCALHO
Moça relembra época da infância, quando a mãe se separou do pai e foi morar com outro homem em um trailer, junto com ela, a irmã mais velha e um cachorro. Em um momento que ela e a irmã passeavam com o cão perto de um lago, acontece um acidente e a irmã morre. Ela passa a vida convivendo com os sentimentos desse episódio.
Conto 5: RECANTO
Menina vai morar com os tios enquanto os pais vão trabalhar na África. Os tios são mais conservadores que os pais, o tio oprime bastante a esposa, a vive em função de agradar e obedecer o marido. Um dia uma violinista vai tocar na cidade e a menina fica sabendo que é irmã do tio, mas o tio não gosta do estilo de vida da irmã. Numa noite que o marido estava fora, a esposa convida os vizinhos e os músicos para um café em casa. Acabam se demorando muito e o marido chega em casa, surpreendendo a pequena reunião. Não gosta. Uns dias depois, a irmã morre. No velório, o irmão prepara um número de um hino escolhido por ele, enquanto a esposa devota se sente mais liberta.
Conto 6: ORGULHO
Rapaz, com lábio leporino, relembra época da vida quando conviveu com Oneida, uma bela garota filha de um homem rico. Eles acabam se aproximando quando ela fica órfã e adquirem o hábito de ver tv juntos na casa dele. Um dia ele ficou doente e ela passou dias na casa dele para cuidar. Depois sugeriu que morassem juntos, como amigos, que ninguém ia imaginar outra coisa. O que feriu seu orgulho. Ele disse que venderia a casa e acabou alugando um apto no mesmo prédio que ela.
Conto 7: CORRIE
Corrie é uma moça rica, manca devido à pólio quando criança. Sem mãe, o pai morre. Howard se aproxima dela e começam a ter um caso, ele é casado. Um dia ele diz que uma conhecida o estava chantageando, pedindo dinheiro para não contar à esposa sobre os dois. Ela paga semestralmente para a moça, através de uma caixa postal que Howard deposita o dinheiro. Um dia, anos depois, a chantagista morre. Corrie se dá conta que na verdade nunca houve chantagem, Howard que lhe roubava o dinheiro.
Conto 8: TREM
Ex-soldado retorna da guerra, mas resolve saltar do trem antes de chegar ao destino onde era esperado. Começa a caminhar e termina na propriedade de uma mulher, Belle, que vivia sozinha com a propriedade caindo aos pedaços. Ele começa ajudar nos reparos e acaba ficando. Por anos. Quando Belle adoece, ele a leva para o hospital em Toronto. Um dia, antes da visita diária à Belle, ele acaba encontrando o dono de um prédio e aceita um emprego de zelado, simplesmente sumindo de Belle. La ele reconhece uma mulher do passado dele e, após isso, decide novamente ir embora e pegar o trem.
Conto 9: COM VISTA PARA O LAGO
Idosa precisa consultar médico para memória em outra cidade. Vai até lá um dia antes para encontrar o local. Roda pela cidade sem sucesso, até que um morador sugere que ela veja se não é no asilo. Ela vai até lá e não encontra a saída.
Conto 10: DOLLY
Um casal de idosos pensa sobre a morte e planeja morrer juntos. Acabam adiando por uns anos a resolução. Um dia aparece uma mulher do passado dele, que gera um rebuliço na vida do casal.
Conto 11: O OLHO
Menina relembra época em que tinha uns 5 anos. Os irmãos nasceram e mãe ficou ocupada demais para ela. Sadie, uma moça da cidade, foi trabalhar na casa deles e a menina se apegou a ela. Um dia, Sadie morreu atropelada e a garota foi com a mãe no velório. Tinha medo de ver o cadáver, mas acabou olhando e vendo um olho se mexer.
Conto 12: NOITE
Um outro conto sobre lembranças da infância. Aqui ela recorda quando era menina e, em um verão que estava em casa, começou a sofrer de insônia. Começou então a passar as noites perambulando pelo quintal, até que numa dessas vezes encontrou o pai e tiveram uma conversa.
Conto 13: VOZES
Ao recordar a época da guerra, quando era criança, ela se lembra da mãe, moravam fora da cidade, insatisfeita, gostava de bailes. Se lembra de um episódio em que foi só baile com a mãe. Chegando lá viu uma mulher exuberante, que veio a saber ser uma prostituta. Mas a lembrança maior foram as vozes dos soldados ingleses que estavam lá, consolando uma jovem, também prostituta.
Conto 14: VIDA QUERIDA
Relato autobiográfico da vida da autora desde a infância no período da guerra. As dificuldades financeiras, a doença da mãe, a vizinhança, a cidade. Achei bem bonito.