Alexandre 14/02/2024
Alto índice de brasilidade
A leitura dessa obra me deixou o tempo inteiro conectada com o que penso ser o sentimento de brasilidade. Tudo - ou quase tudo - é de alguma forma conhecido, familiar, NACIONAL, talvez por livros e filmes brasileiros que já vi. Os personagens vão se construindo constantemente, e para mim apenas ao final do livro pude avaliá-los em toda sua inteireza, como se o autor só desnudasse a complexidade de cada um, o porquê de suas decisões, atitudes, escolhas e destinos, após o exato número necessário de páginas para o livro. Não considero nenhum excesso do autor, nenhuma página que pudesse ser eliminada. Toda a trama é entrelaçada por esses detalhes aos poucos revelados de cada um e que conferem a cada personagem sua profundidade.
Leio essa obra depois de ler Tudo é Rio, de Carla Madeira. Considero que, em termos de sensualidade, Tudo é Rio é mais potente, embora saiba de quem pense o contrário. Penso que se tivesse lido primeiro Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, talvez minha opinião fosse oposta.
Para mim, assim como Tudo é Rio, é uma obra claramente com potencial audiovisual. Até a mudança brusca de cenário narrativo - que no início incomoda e depois ganha naturalidade - é exatamente como ocorrem os cortes de cenas em séries ou no cinema.
A ciclotimia de Lavínia e o embate entre ela e Shirley, claro, roubam a cena em boa parte do tempo. Mas as características únicas de Viktor Laurence, Chang, vizinho Decião, Chico Chagas, Altino (o careca da pensão), dona Jane e pastor Ernani mostram que o autor se esmerou na construção de personagens únicos, que imprimem força à narrativa e a tornam um novelão.
O livro explora as várias possibilidades de amor e é impressionante como a descrição da vida de Altino (o careca da pensão de dona Jane) é um prenúncio do que viveria Cauby, mas por outros caminhos. Afinal, a esperança é o pior dos venenos?
O livro me prendeu do início ao fim e com o perdão do clichê me fez até lamentar que estivesse acabando. Para ser sincero, eu esperava mais depois de tanta propaganda feita pelos amigos. Mas sabe que agora, refletindo melhor, valeu MUITO a pena ler essa obra?