Tico Menezes 08/01/2023
Um livro que te convida para um café
Uau...
Essa foi minha exclamação, com as lágrimas prestes a cair dos meus olhos, ao virar a última página desse livro. Belíssimo, continuei a dizer, belíssimo.
Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios é um livro de leitor. Não é um livro para quem está começando a ler ou para quem quer ouvir uma boa história. É um livro para quem tem o hábito de ler, para quem gosta de prosa, para quem está aberto às mais diversas imersões na cultura brasileira. Se não for esse o caso, não consigo imaginar qual será a experiência de quem encarar essa obra de Marçal Aquino.
Pois pouco acontece no que diz respeito à trama. A história de Cauby e Lavínia é intensa, dolorida, mas repleta de pausas. Pausas exploradas pelo autor para mostrar como sua prosa é forte, poética, profundamente bela ao analisar o comportamento humano, a natureza dos sentimentos, as idiossincrasias da vida em comunidade. A maior parte do livro foi aproveitada por mim por causa da prosa de Aquino, sem dúvidas. Mas a trama é simples, rápida e direta. São 229 páginas que percorrem pouquíssimos acontecimentos e mergulham nesses momentos sem hora para voltar à superfície.
Belíssimo, critica desde crimes tidos como pequenos ou passionais e sua força destrutiva na vida de quem sofre ao perigo das fake news e da cultura de fofoca que destrói vidas e ignora problemas reais. Ao fim da leitura, entendi a proposta e senti com intensidade a falta que essa história me fará. Mais um brasileiríssimo para embelezar nossa jornada na literatura.