jones_11.11 21/09/2024
Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas leram a resenha.
No começo do livro já vemos o Harry mudando um pouco a personalidade, provavelmente por conta da idade, ele já está muito mais sagaz e temperamental, transformou até a tia em um balão.
Uma coisa que eu gostei foram as cenas de quadribol, onde podemos ver a tensão do Harry tendo que conciliar os treinos de quadribol e as atividades e ainda tomar cuidado com o assassino foragido que estava supostamente a sua procura, todas cenas de quadribol entre as casas, eram perfeitamente narradas, cada detalhe, cada passe, deixava a busca pela Taça de Quadribol mais emocionante, a narração super bem humorada do Lino Jordan e as interrupções impacientes da Prof. Minerva deixa tudo muito melhor.
A maior parte do livro descreve como andava os dias em Hogwarts desde que Sirius fugiu de Azkaban e dementadores sobrevoava a propriedade próxima ao castelo, o clima sempre fúnebre e frio, o céu sempre coberto por nuvens escuras, e tempestades na maior parte do tempo. Ainda assim, essas descrições não foram o bastante para diminuir a beleza da descrição de Hogsmeade. "Hogsmeade parecia um cartão de Natal; as casas e lojas de telhado de colmo estavam cobertas por uma camada de neve fresca; havia coroas de azevinho nas portas e fieiras de luzes encantadas penduradas nas árvores." Simplesmente perfeito!
A amizade de Rony, Harry e Hermione ficou por um triz na maior parte da história se não fosse por Hagrid teria demorado mais para Harry e Rony voltarem a falar com Hermione, ela retribuiu bem o apoio de Hagrid, defendendo-o com um tapa na cara de Malfoy. (Amei essa parte)
Por mais que eu tenha conhecimento da maior parte da história por conta dos filmes e de vídeos sobre o mundo de Harry Potter, ainda tem coisas que os filmes não explicaram e que foram uma surpresa pra mim, como já é de costume cada detalhe foi perfeitamente explicado, como Sirius fugiu da prisão e como foi acusado injustamente 12 anos atrás, como Pettigrew forjou a própria morte, traiu os amigos e incriminou Sirius Black.
A partir do capítulo 17 começam as explicações de tudo e esses capítulos são simplesmente perfeitos, toda explicação do fiel do segredo, explicações sobre Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas, explicações sobre a relação do Snape e dos Marotos, como o Harry foi salvo por ele mesmo, como Harry e Hermione salva Sirius e Bicuço.
Tudo é explicado nos últimos cinco capítulos. Por isso e mais, em minha opinião esse é o melhor livro da saga até então.