Mari 01/09/2023
“Aqueles que nos amam nunca nos deixam de verdade.”
Assim como os outros livros, este se inicia ainda nas férias de verão, as quais Harry ainda passa na casa dos Dursley. Nenhuma novidade que ele come o pão que o diabo amassou nas mãos dos tios, porém dessa vez tudo se complica com a visita da tia Guida, que aparentemente consegue odiar Harry ainda mais que os Dursley. Em um jantar, Guida ultrapassa os limites e leva Harry a transformá-la em um balão após falar mal de seus pais. Consumido pelo ódio e já imaginando o que estar por vim (um acesso de raiva do Tio Válter e problemas com o ministério por usar magia fora de Hogwarts), Harry decide em uma saída desesperada fugir da casa na Rua dos Alfeneiros.
Após encontrar o Nôitibus por acaso ele faz uma viagem até o caldeirão furado, na esperança de chegar ao beco diagonal. Ao chegar ao seu destino, Harry se depara com o Ministro da Magia, Fudge, que diz que estava preocupado com o menino e garante que ele não será expulso do colégio pelo feitiço. Enquanto isso, Harry descobre que um prisioneiro perigoso fugiu de Azkaban, Sirius Black e, por algum motivo, todos parecem acreditar que ele está atrás de Harry. Por isso os cuidados para com sua segurança são redobrados.
Ainda no expresso Harry, Ron e Mione conhecem o Prof. Lupin, seu novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, em um episódio com os dementadores. Por conta do incidente com Tia Guida, Harry não consegue sua autorização para visitar Hogsmeade com os amigos, mas essa perspectiva muda quando ele é presenteado por Jorge e Fred com o mapa do maroto. Em sua visita clandestina ao povoado, Harry acaba por descobrir sua real ligação com Sirius Black e o porquê dele ter estado preso por 12 anos. Além de saber que ele é seu padrinho e o traidor por trás da morte dos seus pais.
Harry se encontra meio perdido, com tantas descobertas, até sem saber no que acreditar. Mas quando ele vê provas concretas na sua frente, ele consegue ver que seu futuro pode mudar. Ele também começa a aprender a conjurar um patrono com o Prof. Lupin, de modo a afugentar os dementadores.
A grande aventura final, é vivida apenas por Harry e Mione, já que Ron foi para no hospital. O final nos garante um plot twist surreal quando as peças começam a se encaixar e nada mais parece ser o que era.
O prisioneiro de azkaban tem uma um embate enorme com Cálice de fogo, quando se trata de pensar no meu favorito. Nele descobrimos bastante coisa sobre o passado dos pais de Harry e seus amigos. A história do Mundo Bruxo também vai se tornando mais sombria, séria e mais adulta. Eu adoro o fato da escrita ir amadurecendo junto com o Harry, já não se trata mais de uma possível volta de Voldemort, assim também como Harry não é mais o pirralho de antes.