-Rafaela 20/10/2023
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
No terceiro ano, acompanhamos Harry Potter novamente passando as férias de verão na casa dos Dursley, seus tios, longe de seus amigos Rony e Hermione, e sem comunicação alguma com o mundo mágico. Tudo estava como sempre, Harry tentando passar despercebido pelos tios até voltar à Hogwarts.
No entanto, Harry se vê encrencado mais uma vez quando acaba realizando um feitiço. Com isso, teme que o Ministério da Magia o puna, visto que, bruxos menores de idade não têm permissão para usar magia. Resolvendo assim, fugir da casa de seus tios.
Além disso, há outro problema permeando Harry, pois todos temem que sua segurança esteja comprometida e estão dispostos a protegê-lo, agora que o prisioneiro mais perigoso, Sirius Black, fugiu de Azkaban. Mas, o pequeno bruxo não consegue entender o porquê do alarde de Black ser uma ameaça contra a sua vida. Em Prisioneiro de Azkaban, conhecemos então mais acerca do passado de Harry, os motivos pelos quais Sirius escapou da prisão e qual a relação de ambos. Além de novos personagens importantes serem introduzidos.
Todas as adaptações dos filmes são muito boas e me marcaram, mas, o Prisioneiro de Azkaban é uma das minhas favoritas. Então, obviamente estava com altas expectativas em relação ao livro, e todas foram atendidas.
Gostei muito do aprofundamento e destaque que os personagens tiveram aqui. Rony e Hermione, que passaram a maior parte do livro brigando por causa do Bichento e Perebas. Nunca vou me cansar de enaltecer a genialidade da Mione - mesmo que ela seja muito correta às vezes. Snape também possui um papel importante, e claro, novamente, descontando pontos da Grifinória - é uma das cenas que eu mais gosto. Mas, se Dumbledore tem destaque nos filmes, no livro, achei que não houve tanto. Foi um prazer e surpresa conhecer melhor o professor Lupin, assim como, os Marotos.
Além disso, o foco não fica somente em Hogwarts. Conhecemos mais desse maravilhoso mundo sendo apresentados a Hogsmeade. Conseguia visualizar tudo nitidamente e ouvir as vozes dos personagens dialogando. Outro destaque foram as partidas de Quadribol, muito bem descritas e eletrizantes. Foi incrível ter essa experiência.
Todo o suspense do porquê Sirius Black está atrás do Harry foi bem trabalhado, não conseguia parar de ler os capítulos finais porque fiquei tão imersa na leitura, foi extremamente prazeroso e rico em detalhes. Harry conjurando o Patrono, a carta de Sirius no final, a amizade do trio. Tudo foi maravilhoso.
Até o momento, esse é meu livro favorito - acho que vai continuar sendo. Por fim, não vejo a hora de continuar acompanhando as aventuras do trio pelo mundo mágico de Hogwarts.