Ana 02/12/2012
Diário Noturno
Muitas pessoas que não pensam como eu, pensam que Gabriel não passa de um cidadão que quer mudar uma sociedade e não sabe como, só fica nas ideias.
O que nem todos sabem é a história dele e nem como ele chegou a conclusões que basearam poemas, redações e músicas.
Gabriel não é apenas um cidadão brasileiro, ele é mais do que isso, ele merece reconhecimento por ter a coragem que os brasileiros não têm de dizerem não a um governo corrupto, de protestar, de exigir os seus direitos acima de qualquer coisa.
O livro retrata bastante a parte da indignação do Gabriel quanto a sociedade, quanto a política brasileira, o estado das famílias brasileiras que moram em favelas do Rio de Janeiro, a realidade do que não é mostrado nas telas de televisão, um lado em que Gabriel se preocupa.
Ele um ser humano de verdade, que se preocupa com a vida das pessoas, não de um modo especulatório mas sim de um modo de vida, como coisas básicas para uma vida digna para cada cidadão, como por exemplo ter acesso a educação de qualidade, poder passear no seu bairro, ter o direito de comer e ter uma casa, ter acesso a uma praia limpa e não praias que são a saída para o esgoto dos bairros cariocas, como acontece na praia de São Conrado no Rio de Janeiro.
O pensador se tornou em pouco tempo uma grande influência tanto de vida como de pensamentos, retirando várias experiências de vida dele, pude observar o quanto meus pensamentos coincidem com os dele, a forma peculiar com que ele trata os problemas governamentais escrevendo para jornais, retratando um cenário de vergonha nacional ao publicar a música pela qual ele se tornou conhecido, "Tô Feliz" (matei o presidente) que dias depois acabou sendo censurada pelo governo por conter críticas ao governo do presidente Collor na época, o político mais corrupto do Brasil.
A experiência de vida dele também se encaixa a minha em termos de escrever tudo o que sente, escrever em textos o modo que pensa, cartas e poemas para amores que vem e vão o tempo todo, o sofrer por amor, a dor de não poder ter uma pessoa que está ao seu lado, com certeza se um dia você chegar a ler este livro, vai parar para pensar em como as coisas passam rápido, e que momentos que hoje foram inesquecíveis, amanhã pode ser que você não se lembre mais.
No requisito amor, Gabriel conta como o amor muda uma pessoa, e de como ele enxergava tudo isso, com bom humor, alegria e muito poema! isso mesmo, muito poema!, para ela e para guardas as lembranças de amores que ele havia tido, e que com certeza agora estão na minha memória também...
Viver um amor intensamente, aproveitar de todas as formas possíveis com algo que eu aprendi neste livro; que o medo de não haver amanhã ou medo de perder, faz com que você a cada dia valorize o seu amor e a pessoa que está do seu lado, então o medo é bom, porque dependendo, é ele que faz você fazer o melhor possível para ficar o máximo possível com a pessoa amada.
Este texto não foi bem uma resenha como eu disse que seria, até porque coloquei algumas ideias minhas incrementadas nele, mas isso ocorreu realmente por eu estar um estado de completa submissão as ideias do Gabriel, uma pessoa que merece ser ouvida, não só por mim mas pelo Brasil inteiro, uma mente brilhante, um pensador brilhante com ideias brilhantes, esse é o Gabriel...