"Ana Paula" 15/03/2021Eu esperei muito para ler este livro. Apesar de gostar do estilo gótico do autor, a oportunidade só veia agora com essa edição linda lançada pela Faro Editorial.
De acordo com a sinopse, esse livro foi publicado dois anos após a morte da esposa do autor, então acredito que, toda a dor e terror que encontramos aqui, vem do sentimento de perda que o autor sentia. O enredo sombrio e triste deixa a leitura mais lenta, mas não menos intensa: O Corvo, um animal que, simbolicamente, representa um animal agourento, a “morte” ou um mal presságio é o personagem mais sombrio da história. Os poemas carregados de tristeza e desalento, acaba nos contaminando. Li em doses homeopáticas, mas confesso que foi uma leitura maravilhosa!
"Destino acaso assististe com teus olhos penumbrais - e cuja dor se exprimia nas sílabas penumbrais do teu bordão "Nunca mais".
Publicado pela primeira vez em 1845, O Corvo se tornou desde então um dos poemas mais destrinchados e estudados que se tem notícia. Foi traduzido por grandes nomes da literatura. Essa edição da Faro foi traduzida por Thereza Cristina Rocque Da Motta, que fez uma tradução menos formal, mas manteve o clima tenso e instigante do poema original. Oque eu gostei muito, com uma tradução mais atual, a leitura foi muito mais rápida.
"Olhando o negrume, fiquei ali por muito
tempo, pensando, temendo,
Duvidando, sonhando o que os
mortais jamais ousaram sonhar;
Mas o silêncio continuava, e se mantinha
inquebrantado,
E a única palavra que se ouviu foi um
sussurro:
"Lenore!", que murmurei, e um eco
devolveu-me seu nome:
"Lenore!: - Apenas isso, e nada mais."
O livro é relativamente pequeno, possui apenas 96 páginas. A leitura flui muito bem. Buscando outras opiniões, descobri que este livro já foi traduzido por Machado de Assis e Fernando Pessoa, dentre esses, me indicaram ler o traduzido por Fernando que parece ser tão bom quanto essa edição.
Não posso deixar de elogiar essa edição maravilhosa da Faro: capa dura, edição bilíngue, páginas com imagens sombrias que instigam mais o leitor durante a leitura. A diagramação está perfeita. É um livro lindo para se ter na estante.
"Tira teu bico do meu coração, e afasta-te
da minha porta!
Retrucou o Corvo: "Nunca mais!"
site:
https://www.livrosdeelite.com.br/2021/02/resenha-o-corvo-edgar-allan-poe.html