Recado a Adolf, Volume 1

Recado a Adolf, Volume 1 Osamu Tezuka




Resenhas - Message to Adolf - Volume 1


62 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Bruno Henrique 06/05/2023

Comecei sem muitas expectativas mas confesso que essa obra me agradou demais. Apesar dos INÚMEROS Deus ex machina da narrativa, dei um desconto pra ?ingenuidade? que me parece característica do carater criativo de Tezuka. Me preocupa um pouco se a historia se sustenta ainda pelo longo caminho do volume 2
comentários(0)comente



Thiago_x240 30/01/2022

Perfeito
A historia e maravilhosa,incrivel,gostei muito de ler,gostei de tudo do livro,achei perfeito,agora vai ser um dos meus mangas,favorito.
comentários(0)comente



Mancha! 29/01/2021

"Prolixo?"
29/01/2021

Fui com sede ao pote a esse grandioso trabalho de Tezuka, porém saí levemente decepcionado. Não li ainda o 2° volume, porém tenho menos esperança quanto à resolução.
 
O que pensei é que "Recado à Adolf" -- assim como "Ayako" -- iria se ater menos à aventura vazia, e focar mais nas questões/dilemas que a trama evoca. Mas o que se sente na maior parte do tempo, é um jogo de "gato e rato", uma busca constante a um "McGuffin" que, em um primeiro momento, pode envolver, mas pela enésima vez pode soar como "encheção de linguiça" para prolongar a história. 

Porém, embora o mangá me pareça ter esses desvios em demasiado, ainda sim possui trechos interessantes, como os que envolvem os 2 amigos de mesmo nome, e algumas contextualizações históricas quanto ao período de guerra. 

Pena que tudo isso logo é suplantado pela trama conspiratória envolvendo Souhei Touge, um protagonista que testa a paciência do leitor com várias atitudes questionáveis (ou falta delas): ele iria viver como mendigo até o fim da vida pra esconder um documento secreto que salvaria o mundo... num lixão?? Haha 

Acredito que o segundo volume irá amarrar tudo de forma eficaz, porém a impressão que fica é que talvez se pudesse concluir tudo em 1 volume só.

Mas espero estar errado.
;)
comentários(0)comente



@thereader2408 19/10/2021

A históris dos três Adolfs
Esse não foi meu primeiro contato com o Deus do Mangá, nem sabia que esse nome era atribuído a ele na época, então eu me diverti com a versão em Mangá do Raskolnikov feita pelo Mangaká mais famoso e cultuado do Japão. Então me deparei com Adolf ni Tsugu, uma das suas únicas obras Gekigá, aí eu entendi porque Osamu Tezuka é chamado de Deus.

O homem é tão grande que sua importância para a indústria de mangá e anime foi comparada a importância de Julio Verne, Isaac Asimov e George Lucas para ficção científica. Osamu Tezuka é como se fosse o Walt Disney do Japão, na verdade dizem que ele é Disney, Stan Lee, Tim Burton, Arthur C, Clarke e Carl Sagan tudo junto. Incrível.

Lançado primeiramente em 1983 em 5 volumes até 1985, "Recado a Adolf" centra sua trama no destino de três personagens homônimos, mas de identidades conflitantes: um menino judeu alemão nascido no Japão, um menino filho do embaixador alemão nazista com uma japonesa e o ditador lunático.

A história começa nos jogos olímpicos de Munique em 1940 com um clima tenso de ascensão fascista na Europa. Um dos personagens principais é o repórter Touge Souhei, um personagem complexo, estilo James Bond que ao chegar na Alemanha descobre algo que irá abalar as estruturas do Terceiro Reich, por isso ele se envolve em uma investigação que vai mudar sua vida para sempre.

É interessante ver aqui a perspectiva japonesa do que aconteceu na época, e no mangá vemos o início da radicalização no Japão à medida que este se integrava ao Eixo junto com Itália e Alemanha. Além do contexto histórico, há thriller policial, mistérios, perseguição, aventura e leves pitadas de humor.

"Eu vivi a guerra por isso sempre quis deixar um registro a meu estilo. Quarenta anos é suficiente para que as lembranças se esmaeçam. As crianças de hoje em dia veem a SGM como a batalha de Sekigahara ou a Guerra Russo-Japonesa, à distância e somente através dos livros de história, mas no meu caso não foi história, foi real. A cada ano que passa há menos gente capaz de contar o que aconteceu naquela época. Por isso eu quis fazer a minha parte deixando essa história para posteridade." Osamu Tezuka

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CUQ_9X9ragT/
comentários(0)comente



T.N.T.Rock 07/02/2021

Um recado para o mundo.
Uma das melhores obras sobre o período de segunda guerra já feito, o fato interessante é vê a evolução da guerra e pré guerra na sociedade japonesa, geralmente temos obras observando esse contexto na Europa ou até mesmo nos Estados Unidos, mas mesmo uma cultura tão distinta a praga do fascismo consumiu a sociedade e o poder político, mesmo que possamos observar em alguns pontos sobriedade em alguns personagens, mas que foi incapaz de frear a tragédia que se seguiu na história japonesa.
Mais precisamente o mangá vai relatar a historia de uma trinca de Adolfs, duas crianças uma filha de alemão com uma mãe japonesa, e outra judia alemã que vive no Japão, além é obvio do Adolf Hitler o Fuhrer alemão principal figura nazista, nesse primeiro volume a historia desses três personagens está direta e indiretamente ligada ao repórter Souhei Touge, que após a morte misteriosa de seu irmão na Alemanha começa a ser perseguido e descobre documentos que podem modificar o rumo da guerra e da historia mundial.
A história se passa num ritmo frenético não temos tempo de respirar, os dezesseis primeiros capítulos passam num instante, Osamu Tezuka faz um trabalho narrativo impressionante sem falar dos detalhes de sua arte que são soberbas, além disso ele consegue passar temas tão pesados e complexos com uma leveza e uma simplicidade que aproveitamos toda a história sem dificuldades.
A edição da editora Pipoca & nanquim é maravilhosa um ótimo trabalho gráfico revista com uma linda sobrecapa que dá um charme as edições, finalmente a tradução de Drick Sada que gerou bastante debate nas redes é fantástica, um tradutor tem três pontos importantes tentar manter a obra o mais fiel possível ao original e pelo visto ela conseguiu, utilizar de recursos “modernos” para a tradução não cair num texto datado e chato, e ter uma prosa bem trabalhada, agora é abrir o próximo volume e descobrir onde vai parar essa trama.
comentários(0)comente



Luiz Emidio 31/07/2022

Excelente mangá, Osamu Tezuka realizar uma excelente quadrinização e uma história envolvente, que insere personagens fictícios em momentos reais com maestria.
A editora Pipoca e Nanquim relança esse obrigado em um formato espetacular com bastante texto para contextualizar o que estava acontecendo no mundo naquela época.
comentários(0)comente



Jesca 15/05/2021

Uma história extremamente necessária!
Sou suspeita a falar porque sou apaixonada em histórias sobre a Segunda Guerra, tudo sobre o assunto me prende de maneiras surpreendentes e essa história não foi diferente.
Fiquei envolvida do início ao fim, trama realmente maravilhosa de acompanhar. Amei os personagens e o enredo. Os desenhos são antigos, mas são fantásticos.
Recomendo demais pra quem ama histórias de guerra! Não vejo a hora de começar o próximo volume.
comentários(0)comente



Roniele1 05/02/2022

Importantíssimo
Não atoa que é considerado o deus do mangá. o jeito que ele descreve algumas cenas e situações é simplesmente incrível. uma das coisas que me deixou por horas pensativo foi como ele conseguiu passar os horrores da guerra tão bem descritos por um quadrinho.
Recado a adolf é de suma importância nos dias de hoje e vale muito a pena se vc não leu dar uma chance para essa obra-prima. queria dizer mais sobre esse mangá, mas como não gosto de estragar uma ótima história k vou deixar vcs viajar nesse mundo.
comentários(0)comente



Renan Barcelos 05/12/2020

Uma resenhícula
Quando você pega pra ler uma obra como Recado a Adolf, fica bem claro porque Ozamu Tezuka é considerado o deus do mangá.

Tezuka é mais conhecido por suas obras infantis, como Astro Boy e Kimba, então chega a ser estranho ver um desenho do mangaká envolvendo várias saudações nazistas. No entanto esse nem mesmo é o primeiro mangá adulto do autor, que no caso, seria Ayako, lançado pela Editora Veneta.

Se em Ayako o mangaká já explora temas adultos e violentos, ainda que com seu traço marcadamente mais simples, em Recado a Adolf, lançado mais de dez anos depois, ele mostra que está sempre em constante evolução e entrega uma obra definitiva dentro de seu estilo e sua proposta. No mangá de 72, dava para ver que Tezuka estava explorando ainda esse novo nicho (que ele escreveu justamente para mostrar que quadrinhos não são coisa infantil), enquanto que em Adolf, fica muito claro que ele dominou essa nova forma de narrativa.

O mangá, que mostra três protagonistas, um jornalista japonês investigando a morte do irmão nas mãos do partido nazista, um jovem chamado Adolf filho de um diplomata alemão e uma japonesa, e outro jovem chamado Adolf, filho de pais judeus, consegue trabalhar uma quantidade grande de conteúdos sensíveis e ainda assim entregar uma ótima história. Enquanto a trama de do jornalista Touge mostra um perfeito thriller de espionagem, bem alá uma criação de Robert Ludlum (criador de Jason Bourne), o lado dos garotos mostra uma trama de "coming of age", com as diferenças ideológicas e influência das respectivas culturas sempre tendo um papel importante no crescimento dos rapazes e em sua improvável amizade.

Embora estejam separados em boa parte da história, com Touge viajando em suas investigações e conflito com a S.S., um dos Adolfs indo estudar na escola de oficiais do Partido Nazista e o outro permanecendo em sua cidadezinha no Japão, uma série de documentos os une. Documentos que comprovariam a identidade de Adolf Hitler como descendentes de Judeus, material com poder de alterar os rumos da Guerra.

É uma história fenomenal. E se em Ayako às vezes o estilo da arte de Tezuka parecia destoar demais da trama, isso não acontece tanto em Recado a Adolf, que apesar de ser marcadamente os traços do autor, consegue ter muito mais sinergia com os acontecimentos.

É um mangá excelente, que mostra uma passagem de vários anos em meio ao início da segunda guerra mundial. E a edição do Pipoca e Nankin está muito legal.

Pra quem gosta de HQs, e, principalmente, de obras como Maus, Persépolis, e Gen Pés Descalços, é uma obra imperdível de um dos maiores autores de quadrinhos do Japão.

**Abaixo, link pro video do canal, onde fiz mais comentários. Se achar interessante, se inscreve lá :)**


site: https://www.youtube.com/watch?v=ozb4Pn0-zLc
comentários(0)comente



Campos 07/01/2024

Gostei, mas..
Achei uma ótima história com um fundo histórico muito bom, mas não consegui me prender tanto só protagonista, preferi as histórias paralelas que para mim pareciam mais interessantes
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



NancYamada 05/01/2021

Uma brilhante obra de Tezuka
Esse mangá mostra os conflitos e as perseguições na segunda guerra. Só isso já o torna importante para a leitura. Apresenta um pouco da visão sobre o nazismo de dentro do Japão.
Os personagens são extremamente bem desenvolvidos. Adoro principalmente os arcos que envolvem os jovens Adolfs, suas vivências e transformações diante desse cenário.
Ainda me incomodo com um acontecimento envolvendo o jornalista no começo, o que me faz não simpatizar muito com o personagem em questão (aliás, passaram mel nele? único homem em todo o país?) mas seu arco também tem muita profundidade e é importante para os acontecimentos narrados nessa HQ.
Ansiosa para ler a continuação.
comentários(0)comente



Sil Bazzi 28/06/2024

O livro expressa a genialidade do autor.
No entanto, as imagens gráficas de todos os tipos de violência contra a mulher e cenas de estupros, são assustadoras.
Não achei referências de aviso de gatilhos para as cenas tão violentas.
O mocinho é um estuprador, o que fica meio difícil de sentir alguma simpatia por toda a sofrência que o livro narra sobre ele. O que também é bastante fantástico alguém sofrer todo tipo de tortura e ainda lutar tanto e sair vivo.
Para mim, que foi a primeira vez que li um mangá, foi bastante complicado ler do fim para o início de uma obra e me achar nos quadrinhos. A riqueza das imagens me deixaram com a visão um pouco poluída. Quadrinhos em preto e branco que me deram vontade de colorir durante toda a leitura.
Foi uma explosão em meus sentidos, pois são muitas informações a serem capturadas, além da densidade da história.
Apesar de um calhamaço, a leitura é rápida e me capturou desde o início.
comentários(0)comente



Maicon.Douglas 09/06/2022

Uma obra prima
Recado a Adolf é um clássico do Osamu Tezuka, nele vemos 3 história de 3 Adolfs interligadas por um tema e um personagem principal Touge um repórter que tem seu irmão assassinado por nazistas.
Touge recebe um documento que pode por ao fim o ditador da alemanha e vingar a morte do seu irmão.
Bom a história é bem amarrada e incrível a narrativa do Tezuka tem algumas partes que são cansativas da para entender por ser um mangá mais antigo logo a história tem um ritmo mais cadenciado.
Recomendo a leitura para qualquer um pois trata de um tema universal que deve ser estudado por todos.
Uma pequena crítica a edição da pipoca e nanquim, por conta do mangá ser enorme por volta de 600 página dificulta em partes a leitura e no final é quase impossível não "quebrar" a lombada eu realmente não gosto dessa gurmetização que o mercado brasileiro está seguindo tudo fica muito caro, muito grande e muito difícil de lê...
comentários(0)comente



62 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR