@thereader2408 19/10/2021A históris dos três AdolfsEsse não foi meu primeiro contato com o Deus do Mangá, nem sabia que esse nome era atribuído a ele na época, então eu me diverti com a versão em Mangá do Raskolnikov feita pelo Mangaká mais famoso e cultuado do Japão. Então me deparei com Adolf ni Tsugu, uma das suas únicas obras Gekigá, aí eu entendi porque Osamu Tezuka é chamado de Deus.
O homem é tão grande que sua importância para a indústria de mangá e anime foi comparada a importância de Julio Verne, Isaac Asimov e George Lucas para ficção científica. Osamu Tezuka é como se fosse o Walt Disney do Japão, na verdade dizem que ele é Disney, Stan Lee, Tim Burton, Arthur C, Clarke e Carl Sagan tudo junto. Incrível.
Lançado primeiramente em 1983 em 5 volumes até 1985, "Recado a Adolf" centra sua trama no destino de três personagens homônimos, mas de identidades conflitantes: um menino judeu alemão nascido no Japão, um menino filho do embaixador alemão nazista com uma japonesa e o ditador lunático.
A história começa nos jogos olímpicos de Munique em 1940 com um clima tenso de ascensão fascista na Europa. Um dos personagens principais é o repórter Touge Souhei, um personagem complexo, estilo James Bond que ao chegar na Alemanha descobre algo que irá abalar as estruturas do Terceiro Reich, por isso ele se envolve em uma investigação que vai mudar sua vida para sempre.
É interessante ver aqui a perspectiva japonesa do que aconteceu na época, e no mangá vemos o início da radicalização no Japão à medida que este se integrava ao Eixo junto com Itália e Alemanha. Além do contexto histórico, há thriller policial, mistérios, perseguição, aventura e leves pitadas de humor.
"Eu vivi a guerra por isso sempre quis deixar um registro a meu estilo. Quarenta anos é suficiente para que as lembranças se esmaeçam. As crianças de hoje em dia veem a SGM como a batalha de Sekigahara ou a Guerra Russo-Japonesa, à distância e somente através dos livros de história, mas no meu caso não foi história, foi real. A cada ano que passa há menos gente capaz de contar o que aconteceu naquela época. Por isso eu quis fazer a minha parte deixando essa história para posteridade." Osamu Tezuka
@thereader2408
site:
https://www.instagram.com/p/CUQ_9X9ragT/