Evandro Luiz 14/01/2021Edição incrívelEste é o primeiro mangá que compro pelo Pipoca e Nanquim e o primeiro que leio do Osamu Tezuka, estou impressionado pela qualidade dele, o acabamento é primoroso em cada detalhe.
A obra em si não é inédita no Brasil, porém já se encontra difícil encontrar a edição anterior e portanto é merecedora de uma nova versão caprichada.
A Obra do Tezuka é mundialmente conhecida pelos seus personagens carismáticos e capazes de nos ensinar sobre empatia com maestria. Essa obra ela é um pouco diferente sobre o que conhecemos, a mesma segue um linha política com narrativa em paralelo aos acontecimentos na Alemanha. A história principal começa nos apresentando três Adolf's, o primeiro já conhecemos, o segundo Adolf é filho de um Alemão com mãe Japonesa e o terceiro é um Judeu nascido na Alemanha.
Quanto a tradução de que tanto queixam; consta um quadro no mangá em que é falado uma das icônicas frases do nosso presidente, onde ele fala que possui histórico de atleta e que essa gripezinha (COVID-19) não irá derruba-lo.
Essa é a minha opinião:
Histórico de confiança, histórico de bom pagador, histórico de cachaceiro, histórico de drogado, histórico escolar, ..... são todos exemplos de históricos que são bem entendidos entre quem fala e quem ouve e nenhum desses precisou do presidente falar para que a gente entenda seu significado. Então porque histórico de atleta teria seu significado datado? Dizer que tem histórico com a prática do esporte de equitação é equivalente a dizer que tem histórico de atleta, visto que o foco do argumento não era a equitação em si, mas sim o esporte. Não vejo sentido para tanto ódio.
Para mim a adaptação ficou muito boa e parabenizo toda equipe editoria e méritos a tradutora Drik Saga por sua adaptação.
Agora imagine uma HQ sobre política que deixe tantas pessoas incomodadas por uma citação política.
Estou aplaudindo de pé.