lunuryx 07/10/2024
Genialidade atemporal
O livro como um todo é provavelmente uma das maiores obras literárias que já vi, e os seus títulos de padroeiro do gênero cyberpunk e de uma das obras mais importantes da ficção científica são mais do que adequados no mínimo.
A história é imersiva, hipnotizante e te envolve tão rápido e de maneira tão leve que você mergulha totalmente na história. Seus personagens são em sua maioria detestáveis, humanos e andróides, apesar da constante lembrança que estes são paralelos, eles se provam a trama inteira na verdade bem equivalentes, Philip K. Dick expressa através do protagonista Rick Deckard muitos questionamentos morais sobre o que é a humanidade, o que é uma vida e se nós estamos mesmo do lado certo dessa história.
Violência crua e rápida, um cenário melancólico e longas meditações filosóficas no meio de uma grande metrópole tecnológica, submersa em um ar altamente poluído e tóxico e sociedade segregada, características mais clássicas do gênero.
O seu diferencial brilhante é a mesclagem do cyberpunk com uma estética noir, que conseguiram transmitir fielmente também através da adaptação para filme de 1982 com Harrison Ford.
Tudo nele é caótico e cruel, onde constantemente suas esperanças são desenvolvidas de pouco em pouco só para serem esmagadas inúmeras vezes, o pessimismo nessa obra em especial é do tipo que você não consegue afastar, é preciso de um estado psicológico estável para apreciar a trama da forma como ela é.
Para os que pretendem ler: Não percam tempo, não existe arrependimentos em consumir essa obra prima. Para os que não pretendem: Desejo genuinamente que você um dia pretenda.