Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick




Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?


1215 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Tailane.Carine 26/12/2021

Eu demorei um pouco a entender o ambiente da história, a entender os personagens, os sentimentos deles, mas o livro é muito bom, reflexões existencialistas em todo o livro kkk
10/10
comentários(0)comente



luanaszalves 22/11/2021

para pensar sobre o nosso presente e nosso futuro
Peguei esse livro sabendo bem pouco sobre ele, mesmo sendo um clássico, e esperava que ele fosse muito diferente do que é. Sendo uma ficção científica esperava mais ação e, na verdade, esse livro é extremamente reflexivo. Por isso, gostei muito das mensagens que o livro apresenta, principalmente considerando que foi escrito há mais de 50 anos.
Mesmo assim, dei três estrelas pois acredito que algumas dúvidas levantadas durante a narrativa não foram bem esclarecidas e também que algumas reflexões poderiam ser mais profundas. Apesar disso, pretendo fazer outra leitura mais atenciosa daqui um tempo para tentar saciar as minhas dúvidas e entender tudo o que esse clássico tem para ensinar.
Valeu a pena a leitura para matar a curiosidade e pensar sobre o nosso futuro e até sobre o nosso presente mesmo, ainda mais acerca da inteligência artificial e da tecnologia que vem se tornando cada vez mais próxima de nós. Também foi uma boa obra para levantar uma curiosidade de conhecer as obras de Philip K. Dick, que representam a base de várias outras obras de ficção científica.
comentários(0)comente



Danilo 02/12/2021

Legal.
O título deveria continuar como o original: androides somham com ovelhas elétricas? Como várias coisas que ando lendo ultimamente, o que seria um humano de verdade? O fato de termos empatia nos normas humanos? E humanos que não tem empatia? O que deveria acontecer com eles?

O livro é tem uma narrativa melhor que o filme, com algumas cenas de ação, mas o que deixa legal o livro é como Rick é pacato e normal, assim como qualquer um de nós.
comentários(0)comente



bruthethe 27/11/2021

Fui surpreendido
Lembro de ter achado o filme um pouco confuso na época que assisti. O livro deixou tudo mais claro agora.

O livro também tem suas partes confusas e de difícil entendimento mas de modo geral é bem claro.

Apesar de ser um livro curto, ele tem bastante profundidade. Na história, nos questionamentos, nos personagens e no mundo.

Verei o filme novamente pra ver se absorvo mais coisas.
comentários(0)comente



raphaseixas89 26/11/2021

''Androides sonham com ovelhas elétricas?'' é um clássico da ficção cientifica, inspirou dezenas de livros e filmes com a mesma temática e foi a origem para um fantástico filme, completamente inovador para época, mas pessimamente vendido chamado Blade Runner.

O enredo traz inúmeros questionamentos sociais e intelectuais derivado do maior medo pós segunda-guerra: o medo da destruição dos recursos por bombas nucleares. A inovação de Blade Runner é implementar os androides clássicos de Asimov e um ambiente praticamente abandonado pelas principais lideranças governamentais. Ou seja, são androides, construídos para suprir a mão de obra em Marte, local que serviu de assentamento após a semi-destruição do planeta Terra, que possuem consciência, personalidades, vida e interação social e são indistinguíveis dos seres humanos.

Blade Runner pode parecer uma ficção cientifica fraca para quem viu os filmes, mas que aborda temas muito complexos deixados de lado nas adaptações. Um exemplo seria a busca sem razão em pertencer a uma elite ou, fingir participar. Devido aos efeitos causados pela radiação, muitos animais morreram, desde os de estimação aos selvagens, os poucos exemplares tornaram-se objeto de desejo, como uma forma de mostrar riqueza. Na falta de um animal real, a população supri essa necessidade com animais elétricos, assim como os androides, muito próximo dos animais reais.

O interessante do livro é acompanhar o policial Deckard, incumbido da missão de caçar os androides fugitivos de Marte, questionar a própria noção de realidade e civilidade ao perceber que esses androides, são tão individuos quanto ele.

É um livro fantástico, cheio de questionamentos e que os filmes, por mais incríveis que sejam, não chegam perto da complexidade apresentada no livro.
comentários(0)comente



Rodrigo.Artioli 25/11/2021

Linda edição!
Que edição linda ! Pra comemorar os 50 anos do clássico livro do genioso Phillip K. Dick a Editora Aleph lançou essa linda versão, em capa dura e recheado de extras.
comentários(0)comente



Duda 25/11/2021

Comecei animada e com mta expectativa, mas não foi tudo isso que eu imaginava que seria :(((
Ainda assim, é um livro bom e legal de ler
comentários(0)comente



Ricardo.Cirilo 25/11/2021

Realmente é tudo isso
Um belo livro, com questões " filosóficas" bem interessantes.
Eu particularmente gostei muito de como o autor fala sobre empatia, e insere esse tema dentro da história.
Um livro bem confuso, pelo menos pra mim, porém quando você vai avançando na história você vai pegando o jeito.
Livro curto, sem plots ou reviravoltas, porém vale a pena ser lido.
Essa edição que eu li tem um belíssimo conteúdo extra, que vale super a pena.
comentários(0)comente



Geh 24/11/2021

Muito reflexivo
Acabei pegando esse livro pela capa, mas quando li o título e sinopse, me chamou atenção.

Blade Runner é uma ficção científica mais puxada para o cyberpunk e eu senti um pouco falta de ação e tudo mais, mas é um tanto compreensível pela época e local que que passa. Senti falta do livro sanar algumas dúvidas que tive, mas não faz mal pesquisar certo?

O livro em si, te faz refletir muito pensar na sua ação diversas vezes antes de finalmente tomar atitude e principalmente refletir na consequência.
comentários(0)comente



Luana 22/11/2021

Preciso de mais Philip K Dick na minha vida
Meu primeiro contato com o autor foi incrível! Não sei o motivo de eu nunca tinha lido nada dele antes.

Não ter assistido às adaptações antes fez com que eu entrasse nesse universo completamente desprevenida e por isso acho que curti tanto.
comentários(0)comente



Marta384 11/11/2021

Tudo o que imaginei
Estou muito satisfeita. Uma expressão de 3 palavras que resumem meu estado de espírito após a leitura desse livro. Claro, não esperava encontrar muita coisa dos filmes nas páginas, mas estou contente em perceber que as adaptações fizeram algo de muito interessante ao usarem a história (apesar de fugirem, de maneira compreensiva, de toda a abordagem do autor em relação a certos aspectos da trama).

É um livro bastante curioso; é uma ficção científica que não se distancia de nós quando se utiliza de tantos elementos tão familiares. Dá pra ver a forma puramente humana e recauchutada de lidar com os mesmos problemas de sempre. Um sintetizador de ânimo. Uma realidade imersiva para gerar empatia (alô, videogames?). Animais de verdade como objetos de status. E então, finalmente, os androides.

Uma coisa legal que descobri através dessa edição especial é o ponto de vista do autor em relação à produção do filme. Ele se impõe bastante categórico naquilo que ele queria transmitir nas telas: o fato de que o caçador não impera de forma alguma sobre os androides. De que ele não é um tipo de exterminador, mas um homem comum. Com problemas comuns, da sociedade que lhe é comum.

Acho isso muito importante. Os filmes de ação querem sempre colocar um herói descolado que mata sem remorso, ainda mais se o alvo for robô, e, na realidade, o objetivo é pensar a respeito de como essa relação é impactante. Do que está realmente em jogo. Quais são as possíveis reflexões de um universo como esse.

Esse lado me lembrou muito de Blade Runner 2049. Daquela ambição do K em buscar entender se é possível que ele seja humano. E no livro achei super interessante ver todo o dilema de Deckard diante da angústia em relação a todas as coisas que permeiam sua vida.

Estou feliz por ter lido esse livro, pois senti que ele me fez lembrar do motivo pelo qual ficções científicas são tão relevantes e pertinentes.
comentários(0)comente



Felipe 12/11/2021

A história do filme #sqn
Resolvi ler esse livro como uma segunda chance ao PKD após o frustrante Homem do castelo alto e, de fato, valeu a pena! O livro segue a mesma linha narrativa do filme, mas nada é exatamente igual. Da personalidade do Deckard ao desfecho, tudo traz outros ares tão interessantes e ricos que até esquecemos que algo está ligado ao filme Blade Runner. Adorei a apresentação cultural dos animais (verdadeiros ou elétricos), a explicação mais clara da forma como os androides pensam e agem, a Rachel com uma personalidade bem diferente... Enfim, li com muita empolgação e recomendo!
comentários(0)comente



Gabriel.Lake 12/11/2021

Eletrizante e sombrio
Primeiro livro do autor que eu leio, e já considero PKD genial. O livro e o filme apesar de serem bastante diferentes, ambos são incrivelmente eletrizantes. Leitura obrigatória para os apaixonados por ficção científica e para os "cyperpunkers".
comentários(0)comente



Léo 18/11/2021

Muita tensão
O livro traz uma tensão do início ao fim, vale a pena a leitura e tentar entender situações psicológicas e de inteligência artificial.
comentários(0)comente



Gabriela 10/11/2021

Comecei a ler há muitos anos atrás e parei bem no início. Agora, no entanto, decidir ler novamente por ser um clássico e, também, por ser um gênero que eu gosto muito. Ainda não consigo elaborar uma resenha apropriada, pois demandaria mais reflexão, mas gosto de deixar registrado algumas informações relevantes para mim. O livro é muito bom, gostei muito da leitura. Pode ser tediosa em alguns momentos, afinal não é um thriller. Mas o contexto e a mensagem passada com a história de humanos e androides me agradou muito. A psique humana é muito complexa, impossível de ser replicada. Contudo, ainda assim, acabamos questionando a nós mesmos em diversos aspectos, principalmente em relação a sentimentos. De modo geral, a história me agradou, quero ver os filmes um dia, ainda não assisti. A eterna luta pelo controle do nosso humor (penfeld), o mercerismo (Deus existe? somos nós os deuses? o que há além do monte), a monotonia de um casamento infeliz, um trabalho rotineiro onde é normal "aposentar" seres quase humanos e, às vezes, por engano um humano... Essas e outras questões nos levam a refletir sobre a vida. Cada leitura, não importa se lembraremos dos detalhes da história, mas cada livro carrega um universo. E a cada encerramento de leitura estamos um pouco menos ignorantes e, quiçá, mais sábios.
comentários(0)comente



1215 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR