Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick




Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?


1215 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Rodrigo.Artioli 25/11/2021

Linda edição!
Que edição linda ! Pra comemorar os 50 anos do clássico livro do genioso Phillip K. Dick a Editora Aleph lançou essa linda versão, em capa dura e recheado de extras.
comentários(0)comente



raphaseixas89 26/11/2021

''Androides sonham com ovelhas elétricas?'' é um clássico da ficção cientifica, inspirou dezenas de livros e filmes com a mesma temática e foi a origem para um fantástico filme, completamente inovador para época, mas pessimamente vendido chamado Blade Runner.

O enredo traz inúmeros questionamentos sociais e intelectuais derivado do maior medo pós segunda-guerra: o medo da destruição dos recursos por bombas nucleares. A inovação de Blade Runner é implementar os androides clássicos de Asimov e um ambiente praticamente abandonado pelas principais lideranças governamentais. Ou seja, são androides, construídos para suprir a mão de obra em Marte, local que serviu de assentamento após a semi-destruição do planeta Terra, que possuem consciência, personalidades, vida e interação social e são indistinguíveis dos seres humanos.

Blade Runner pode parecer uma ficção cientifica fraca para quem viu os filmes, mas que aborda temas muito complexos deixados de lado nas adaptações. Um exemplo seria a busca sem razão em pertencer a uma elite ou, fingir participar. Devido aos efeitos causados pela radiação, muitos animais morreram, desde os de estimação aos selvagens, os poucos exemplares tornaram-se objeto de desejo, como uma forma de mostrar riqueza. Na falta de um animal real, a população supri essa necessidade com animais elétricos, assim como os androides, muito próximo dos animais reais.

O interessante do livro é acompanhar o policial Deckard, incumbido da missão de caçar os androides fugitivos de Marte, questionar a própria noção de realidade e civilidade ao perceber que esses androides, são tão individuos quanto ele.

É um livro fantástico, cheio de questionamentos e que os filmes, por mais incríveis que sejam, não chegam perto da complexidade apresentada no livro.
comentários(0)comente



bruthethe 27/11/2021

Fui surpreendido
Lembro de ter achado o filme um pouco confuso na época que assisti. O livro deixou tudo mais claro agora.

O livro também tem suas partes confusas e de difícil entendimento mas de modo geral é bem claro.

Apesar de ser um livro curto, ele tem bastante profundidade. Na história, nos questionamentos, nos personagens e no mundo.

Verei o filme novamente pra ver se absorvo mais coisas.
comentários(0)comente



Danilo 02/12/2021

Legal.
O título deveria continuar como o original: androides somham com ovelhas elétricas? Como várias coisas que ando lendo ultimamente, o que seria um humano de verdade? O fato de termos empatia nos normas humanos? E humanos que não tem empatia? O que deveria acontecer com eles?

O livro é tem uma narrativa melhor que o filme, com algumas cenas de ação, mas o que deixa legal o livro é como Rick é pacato e normal, assim como qualquer um de nós.
comentários(0)comente



Rose 29/10/2021

Um bom livro de ficção científica
O livro mostra uma terra destruída, poucas pessoas vivem no planeta, a maioria emigrou para Marte.

Acompanhamos um caçador de recompensas que tem como trabalho capturar androides que fugiram para a terra, mesmo que eles apenas estejam vivendo suas vidas, é proibido sua permanência no planeta.

Com a guerra, um poeira cobre a terra e os animais foram praticamente extintos, sendo que há um comércio dos poucos que restaram, ter uma animal "de verdade" e não um robô é algo de status, mostra uma pessoa bem sucedida e de empatia.

O livro trata muito de empatia, o protagonista faz um teste de empatia nos androides, pois segundo a narrativa é esse fato que separa os humanos dos robôs.

Senti que o autor não se aprofunda na construção do universo, não dá muitas explicações sobre o porque tal coisa é do jeito que é, toda a história se passa em apenas um dia de trabalho do protagonista.

O livro traz muitas reflexões, faz pensar sobre a destruição do meio ambiente, fanatismo religioso (existe uma seita chamada Mercerismo), onde as pessoas se conectam, ficam entorpecidas, como num transe de drogas, se robôs tem sentimentos e direitos, como tratamos os animais e meio em que vivemos.
comentários(0)comente



anamartino 22/12/2021

?E animais vivos morrem; é um dos riscos de se ter um. Só não estamos acostumados a isso porque tudo o que vemos são imitações?


Essa foi uma leitura meio lenta, confesso que fiquei confusa em vários momentos. Mas esse livro merece ser chamado de clássico, principalmente pela forma incrível que é narrado. Ficção científica é um gênero que deve ser respeitado e apreciado, e Philip K. Dick é um gênio. É um livro muito inteligente, com um humor que eu adoro, cheio de detalhes e muitas partes voltadas para a filosofia. Já estou pensando em reler, porque acho que é um livro que sempre vai dar pra achar coisas novas.
comentários(0)comente



Tangerina do Yoon 22/12/2021

Esse livro se propõe a te sugar para um mundo incrível, futurístico e envolvente, li antes de assistir os filmes que são uma obra prima a parte em que também não deixou em nada a desejar. Tudo incrível !!! Eu não tenho como não falar que ler Philip K. Dick, não conhecia. Mas então, uma pessoa me falou dessa obra com tanta propriedade e quando li eu entendi que é por você entregar aquela.historia que é construída e depois descontraída e você fica procurando situações que acha que vão se mostrar e o autor te mostra diferente do que você esperava. Até o fim não tem como saber o que vai acontecer e isso é uma sensação extraordinária em uma leitura, ao menos pra mim! Cinco estrelas com louvor!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isaac.Luiz 18/12/2021

Após ler esse incrível livro do PhD (que passou muito rápido),devo dizer que adorei o livro embora eu seja suspeito em falar pois adoro livros e contos do Philip Dick kskssk
Gostei da escrita,trama e o ambiente da história e percebi que o autor não quis aprofundar o roteiro nem os personagens mas focar nas questões filosóficas,questionando o que diferencia os humanos dos androides e abordando a empatia e outras questões presente no enredo.
Só reforçou ainda mais o meu desejo e a minha preferência em ler mais livros do Philip Dick.
comentários(0)comente



mtnouka 16/12/2021

Fantastico
Por mais antigo e classico que seja o filme, cheguei ao livro sem te-lo assistido, no entanto o universo me apresentado no livro me envolveu tanto que não pude deixar de procurar saber mais a respeito do filme de 1982.
comentários(0)comente



Evi 13/12/2021

Okay, talvez eu seja defasada
É um livro razoável, em minha sincera opinião. Ele se desenvolve de maneira muito fluida e tem reviravoltas expecionais. No entanto, ao meu crer para ele ser propício a uma nota maior, o climax deveria ter mais ação, sinceramente, achei simples demais, com a leitura que fiz até certo perto minhas expectativas estavam altíssimas. Isto posto, talvez a culpa seja minha, deixarei vcs deduzirem. Além disso, a forma como é narrado o mundo do livro tem uma leve linha de horror, pelo simples fato de que estamos caminhando exatamente para aquilo; atmosfera poluida, animais extintos ou em sua grande maioria minoria(?), e outros planetas colonizados, além do ponto central, inteligência artificial muito próxima a natureza humana. Uma dica, na leitura prestem atenção em Isidore, e como ele é oprimido ao longo da narrativa, e como provavelmente ele sabia de coisas dignas de muito conhecimento,todavia, tais apenas não convinham para aquele sistema, onde em uma perspectiva pessoal a ruína era até preferível.
comentários(0)comente



Arthur1742 13/12/2021

Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas? - Philip K. Dick
"Você será requisitado a fazer coisas erradas não importa para onde vá. É a condição básica da vida, ser obrigado a violar a própria identidade. É a sombra derradeira, o defeito da criação; é a maldição em curso, a maldição que alimenta toda vida. Em todo lugar do universo."

Um livro um pouco lento e personagens pouco carismáticos mas todo esse aspecto melancólico de abandono e perca de humanidade presente nos personagens consegue combinar bastante com o ambiente apocalíptico futurista como descrito no livro, onde a definição de "ser humano" é questionada de diversas formas.

O ensinamento que fica é a Primeira Lei do Bagulho, onde bagulho não expulsa bagulho, segundo as palavras de Isidore:

"Ninguém pode vencer o bagulho, a não ser temporariamente e talvez em um único lugar, como em meu apartamento, onde eu meio que criei uma estase entre as pressões bagulhíficas e não bagulhíficas por enquanto. Mas um dia eu vou morrer ou ir embora, e então o bagulho voltará a tomar conta de tudo. É um princípio universal que opera por todo o cosmo; o universo inteiro está se movendo na direção de um estado final de total e absoluta bagulhificação."
comentários(0)comente



Larissa.Cifarelli 11/12/2021

Pkd
Ler ficção científica sempre é muito difícil para mim, não é minha leitura costumeira, tive uma certa resistência em começar a ler PKD por ser um gênero no qual não me identifico e por críticas sobre suas obras, mas neste mês dei essa oportunidade e que bom, me surpreendi muito, a escrita é simples, a ambientação é clara, a trama é bem filosófica, eu adorei a experiência, com certeza o autor vai ter mais espaço nas minhas listas.
comentários(0)comente



Ricardo.Barroso 05/12/2021

Incrível
Incrível, envolvente, filosófico, bem diferente do filme Blade Runner (ou do que eu lembro dele, vou ter que assistir de novo). Algumas coisas não entendi muito bem (Wilbur Mercer? O sapo elétrico?!!), mas os textos de apoio ajudam bastante e o contexto biográfico do PKD torna a leitura mais surreal.
comentários(0)comente



Matheus 31/10/2021

Demora, mas o ritmo vem
Eu levei mais de um mês pra terminar esse livro, já que dei uma longa pausa na leitura dele. Essa pausa foi justamente por causa do ritmo do próprio texto.
É um livro que começa lento, e você demora pra se acostumar com alguns termos que aparecem e com o próprio cenário que os personagens vivem.
Rick é um protagonista bem pouco carismático, tão tal que eu me afeiçoei primeiro pelo Isidore, um andróide que divide os capítulos com ele, do que com o protagonista principal.
Mas depois que você chega na metade do livro, que foi bem quando eu retomei a minha leitura, a história dá uma guinada e as coisas começam a ficar bem mais interessantes.
Pelo drama filosófico, apesar de não ser tão aprofundado quanto eu tinha ouvido falar em outras resenhas, a história compensa. O dilema de Rick é uma coisa bem interessante de se ler e de se imaginar, e toda a situação ética envolvendo os animais de estimação e a questão da "máquina de emoções" ( que agora eu não lembro o nome exato) fazem todo sentido na história, e são as melhores coisas desse livro.
Blade Runner foi uma boa leitura, e apesar da minha pausa, eu gostei do que eu li.
comentários(0)comente



1215 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR