O Ócio Criativo

O Ócio Criativo Domenico de Masi




Resenhas - O Ócio Criativo


56 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Edmilson.Gomes 12/08/2020

Ócio criativo
Muito bom, realmente o trabalho e o lazer ou a diversão ficar sendo a mesma coisa, pois se perde a noção de separar o trabalho com a vida pessoal,e o livro mostra como estamos sem saber aproveitar o tempo ócio. Esse livro foi recomendado por um amigo meu, e gostei.
almeidalewis 13/08/2020minha estante
Na linha tênue do on/off/trabalho/lazer ( ou tudo junto


almeidalewis 13/08/2020minha estante
E misturado ) ?




almeidalewis 02/05/2020

Tão atual
Ouvi essa recomendação através da Martha Gabriel como sendo um livro q marcou a vida dela... Domenico fala que tudo hoje se mistura ( trabalho,lazer diversão )...hoje não largamos mais do trabalho o cibridismo está conosco o tempo todo vivemos quase que literalmente por aparelhos
Edmilson.Gomes 12/07/2020minha estante
Muito bom, o livro que fala sobre a industrialização, e pós industrialização, e o trabalho que é ao mesmo tempo o lazer, diversão, não existindo a separação, mas se confundindo com o nosso prazer, onde se misturam com a vida pessoal.


almeidalewis 12/07/2020minha estante
Parabéns pelo resumo da leitura ????




*Rô Bernas 31/12/2009

Chaaaaaaaaaato toda vda!
Fui ler achando que era uma coisa, mas....nem consegui terminar. Achei chato toda vida, um verdadeiro ócio mas sem criatividade nenhuma. Gostei nadica, mas como é opinião pessoal, acho que quem tiver a fim deve arriscar a leitura. Nota -0
Dri Ornellas 19/09/2010minha estante
Também achei chato, mas pensei que o problema estava comigo! rs Não cheguei nem à página 40.




Tiekon 23/01/2015

Abordagem escassa
A temática do livro é muito interessante: o futuro de uma sociedade majoritariamente formada pelo ócio e não, pelo trabalho. Entretanto, o modelo escolhido como "entrevista" faz com que o assunto seja abordado de forma superficial e descontínua. Além da tradução sofrer em alguns casos, como traduzir "telecam" em vez de "webcam" e "teletrabalho" em vez "homeoffice", palavras mais usuais no cotidiano brasileiro.
Carolina Haine 13/12/2018minha estante
O livro foi escrito em 2000, onde esses termos nem existiam. Além disso, isso só prova o quanto o autor foi um visionário.




Duque 16/01/2009

Boa Leitura
Para quebrar paradigmas sobre o trabalho.
comentários(0)comente



André Goeldner 11/02/2009

Fala sobre a evolução do trabalho - de braçal a intelectual - e decreta a sua substituição por emprego.

O maior diferencial entre as pessoas será a criatividade.
comentários(0)comente



LUSERAL 27/02/2009

ócio da vida...
É muito bom, pois o seu autor reinventa uma nova forma de entender as relação homem x trabalho. É genial.. adorei .
comentários(0)comente



Jackie Morena 04/10/2009

Este livro foi iniciado e abandonado umas três vezes, sem falar que ficou abandonado por anos na prateleira, após sua aquisição. Virou questão de honra lê-lo. Eu descobri que tinha começado a ler a obra em locais e momentos errados. Não s etrata d eum romance, a ser devorado, nem uma obra a ser degustada nos momentso de relaxamento, num sitio, ou a beira da piscina. Mas é uma obra otima para ser lida nos fins de noite, ou naquele domingo caseiro.

A temática é muito interessante. A mudança de paradigmas com relação ao trabalho é uma necessidade premente, até para a melhoria da qualidade de vida das sociedades. Com certeza, recomendo aos amigos. Apesar da caracteristica massica do texto, em muitos momentos.
comentários(0)comente



Élida Lima 04/03/2009

Tô muito em dúvida se esse livro é ruim ou regular, mas não vou reler para tirar a prova, já até o doei (dispensei). De Masi fala demais e dIZ de menos. Não considero nada essencial.
comentários(0)comente



KASTRUP 01/05/2009

Uma mente brilhante .....
O sociólogo italiano Domenico de Masi apresenta nestra obra um retrato fascinante do mundo do trabalho, dos trabalhadores e das profissões.Ele disseca ponto ponto como é, e como deveria ser o relacionamento empresa/empregado. Uma leitura leve e cativante. Todo trabalhador e pessoas que gostam de se relacionar /vivenciar a vida com outras pessoas não deve deixar de ler este livro. Parabéns Domenico de Masi a sua obra ficará pra sempre na memória de todos aqueles que apreciam uma boa leitura.
comentários(0)comente



Andre Freitas 08/09/2024

É possível o ócio?
Fazia tempo que queria ler O Ócio Criativo de Domenico de Masi e, hei de confessar, fazia tempo que não tinha tantos sentimentos conflitantes com um livro, tanto que levei dois meses para terminá-lo.

Em seu livro, que é uma revisão de um anterior, Domenico de Masi dialoga com a jornalista Maria Serena Palieri sobre a sua ideia sobre a sociedade do ócio, as origens dessa ideia e como ela poderia ser alcançada.

E é aí que entra o problema: apesar de eu concordar que precisamos de menos trabalho e de mais tempo livre, entro em conflito com o autor com sua visão que me parece de alguém que não conhece como o modelo econômico neoliberal impõe a grande massa trabalhos de pouca dignidade e quase ausência da possibilidade de sonhar.

Independente disso, a proposta é deveras interessante e o livro merece ser lido!
comentários(0)comente



Vania Nunes 01/04/2009

Oba!!!!
Nada como uma boa justificativa pra fazer nada!
comentários(0)comente



eglair 15/08/2009

Ócio criativo
Foi bom, chegar ao final do livro e constatar que mais alguem no mundo pensa como você…..hehehehhe

Domenico de Masi conta, em forma de entrevista, suas idéias sobre a criatividade, suas teorias e fala sobre o valor do tempo na sociedade pós-industrial.

Esse livro tem muitos temas relacionados ao trabalho, ao social e também a globalização. É uma leitura muito contemporânea e interessante.

Algumas vezes ele presupõe que você já conheça uma teoria, um determinado autor, historiador ou sociólogos, mas isso não atrapalha em nada a leitura, na verdade acaba criando uma curiosidade para futuras pesquisas.

O Ócio Criativo é um livro denso e cheio de conceitos com muitos dados históricos interessantíssimo, e informações super atuais; ajuda a entendermos melhor a sociedade como um todo e a que ponto podemos chegar.

Sua teoria diz que o futuro pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho como obrigação e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre e o estudo. Uma sociedade onde o indivíduo trabalha com tanto prazer que estudo, ócio e trabalho se fundem.
Uma ótima leitura.
comentários(0)comente



jaaf99 03/10/2009

Estou gostando muito do livro. Não é um romance. Percorre vários caminhos, monstrando como a sociedade foi se modificando ao longo do tempo e em relação a determinados aspectos. Livro muito interessanta para quem gosta de uma visão de profundidade sobre a sociedade. Aparentemente, o autor vai descrevendo, pelo meio de uma entrevista, suas ideias sobre a tese de que no futuro, teremos mais tempo livre do que tempo em trabalho. Tomara....hehehe...
comentários(0)comente



Renata Evaristo 19/02/2010

Tinha uma expectativa diferente do livro, talvez pelo título, achei que era um tipo de "cultura" do ócio ou contraponto a ditatura do relógio.

E me surpreendi. De certa forma, o livro até corresponde a minha expectativa inicial mas sob a ótica da análise da evolução das relações de trabalho.

É interessante ver como estamos num momento de transformação destas relações, principalmente em função das novas tecnologias. Como estamos vivendo a transição da era industrial para a era informacional, de que forma isto tem influenciado o poder de barganha, como a questão da luta de classes muda neste contexto. E principalmente quais são as perspectivas para o futuro.

comentários(0)comente



56 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4