Júlia Fortuna 23/09/2023
"Qualquer teoria física é sempre provisória."
Desde quando assisti o filme "A Teoria de Tudo" baseado na história de Stephen Hawking, na qual Eddie Redmayne interpreta o mesmo, fiquei curiosa pra ler a sua primeira obra publicada, "Uma Breve História do Tempo". Nesse livro, Hawking tenta responder de uma maneira simples algumas questões históricas da humanidade sobre o universo, como começou? Haverá um fim? É finito ou infinito? É possível viajar no tempo? Entre outras dúvidas que temos sobre nosso cosmos.
Como o título sugere, o livro narra uma história. A história de como a ciência e o nosso conhecimento sobre o universo evoluíram durante os tempos, desde Aristóteles, que em 340 a.C. já dizia que a terra era uma esfera, passando por Newton e sua gravitação universal, até Einstein com sua famosa teoria da relatividade, explicando suas consequências e algumas aplicações.
Hawking também fala sobre física de partículas e o modelo padrão, explicando também o que é o princípio de incerteza, dualidade onda/partícula, entrando assim em física quântica. Explica o que são buracos negros e buracos de minhoca e se é possível fazer uma viajem no tempo.
Finalmente ele conclui que para entendermos completamente como o universo funciona é necessário unificar a física quântica (para partículas muito pequenas) com a relatividade (para corpos muito grandes).
Suas explicações são agradáveis de ler, e o autor tem um excelente senso de humor. Referências históricas são pontuadas por comentários espirituosos, e seus exemplos são sempre engraçadinhos ? chega a ser considerado humor negro se um físico joga um astronauta dentro de um buraco negro e depois lamenta que ele não possa voltar porque ?virou espaguete??
Esses momentos de leveza são muito bem-vindos, porque os conceitos explicados por Hawking podem ser bem difíceis de entender. Mas a sensação geral é de que Hawking torna a ciência o mais palatável possível, mesmo que alguns assuntos sejam especialmente complicados. E faz isso de forma admirável ? não é uma tarefa simples resumir tantos assuntos e organizá-los numa ordem lógica e com uma curva de aprendizado razoável.
Aprender sobre o tempo e o espaço é fascinante. Hawking sabe estimular o fascínio e o amor pela ciência, e ainda nos deixar esperançosos pelos rumos que a ciência pode tomar.