Como Vejo o Mundo

Como Vejo o Mundo Albert Einstein




Resenhas - Como Vejo o Mundo


58 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Caroline1102 18/08/2024

Compilado de textos.
Coletânea de discursos, cartas e dissertações feitas por Albert Einstein. Como Vejo o Mundo aborda assuntos como religião, liberdade (e falta dela), educação, a criação do estado de Israel, física teórica,e a degradação do "homem de ciência".
Uma leitura cansativa, mas não menos interessante.
comentários(0)comente



andre.ramosf 16/08/2024

Gênio
Interessantissimo para entender um pouco a mente e o momento em que esse gênio viveu, a partir de seu ponto de vista.
comentários(0)comente



Carla.Parreira 09/08/2024

Como vejo o mundo (Albert Einstein). Trechos sublinhados: "... Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de Schopenhauer: 'O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas não pode querer o que quer'; e hoje, diante do espetáculo aterrador das injustiças humanas, esta moral me tranquiliza e me educa. Aprendo a tolerar aquilo que me faz sofrer. Suporto então melhor meu sentimento de responsabilidade. Ele já não me esmaga e deixo de me levar, a mim ou aos outros, a sério demais. Vejo então o mundo com bom humor. Não posso me preocupar com o sentido ou a finalidade de minha existência, nem da dos outros, porque, do ponto de vista estritamente objetivo, é absurdo. E no entanto, como homem, alguns ideais dirigem minhas ações e orientam meus juízos. Porque jamais considerei o prazer e a felicidade como um fim em si e deixo este tipo de satisfação aos indivíduos reduzidos a instintos de grupo... Quando há mudança, as equações diferenciais parciais descrevem e regulam o movimento. Depois dele, eu concebo o real físico representado por campos contínuos, não explicáveis mecanicamente, mas regulados por equações diferenciais parciais. Esta modificação da concepção do real representa a mais radical e mais frutífera revolução para a física desde Newton. Mas é preciso também admitir que a realização completa desta revolução ainda não triunfou por toda parte... Descobrimos o mesmo ideal em Jesus Cristo, em Goethe ou em Kant! Não é bastante significativo ver que estes homens foram reconhecidos universalmente como mestres apesar de terem fracassado em sua vontade de estruturar as relações humanas?... O sucesso não depende da inteligência ou da perícia, mas da honestidade e da confiança. O valor moral não pode ser substituído pelo valor inteligência e eu acrescentaria: Graças a Deus! O ser humano não pode se contentar com esperar e criticar. Deve lutar por esta causa, tanto quanto puder. O destino da humanidade será o que prepararmos..."
comentários(0)comente



Camila Pigato 20/04/2024

BRILHANTE
Quando eu comprei este livro, há anos, achei que fosse me deparar apenas com os pensamentos científicos de Einstein, ainda que de forma mais humanizada.
O que nunca imaginei fosse descobrir que se o consideram grande na Física, isso é a ponta do iceberg se comparada à clareza que possui com relação a tantos outros assuntos, como Religião, por exemplo.
Recomendo demais a leitura. Tem horas que é densa e exige concentração, afinal, conversa-se com Einstein sobre Física! Mas esta mesma lucidez e genialidade nos leva também a muito mais...
comentários(0)comente



Adrian.Daniel 22/09/2023

Visão do mundo como humano
Este livro nos coloca para reflexão como o Humano, o Judeu e como parte de uma sociedade, se afastando de teorias físias (mas citando elas), Einstein fala sobre seu olhar para o mundo que presenciou em vida
comentários(0)comente



Giullian.Monteiro 15/09/2023

Eu particularmente gostei mto
Eu particularmente gostei bastante. No que se trata da forma, o livro se assemelha a clássicos como a Arte da Guerra e o Príncipe (livros que engatei este ano, porém abandonei), no entanto em conteúdo é absolutamente diferente.

Se os outros clássicos mencionados buscam dar créditos e valor à guerra e à política, este livro, durante a maior parte dele, almeja valorizar o humanismo e a paz, algo imprescíndivel em todas as épocas, sobretudo nesses últimos séculos.

Uma ressalva é a abordagem física mais complexa no final do livro, mas isso pode ser contornado se você pular essa parte, pois em vídeos no YouTube ou em sites na internet é bem mais fácil aprender essas informações kkk, mas ainda é sempre bom ouvir diretamente do mestre da área.
comentários(0)comente



L 12/09/2023

Um gênio sonhador
"Como vejo o mundo" foi publicado em 1934, mas ainda continua bem atual em vários pontos, alguns óbvios, outros nem tanto... O livro oferece um mergulho na mente do cara que foi um dos (provavelmente o maior) grandes gênios do século XX. Com uma clareza envolvente, Einstein nos guia por suas reflexões sobre ciência, filosofia e humanidade. Se você curte explorar mentes brilhantes, esse livro é uma viagem que vale a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isaiasrocha 19/07/2023

Reflexões atuais
Não espere encontrar um livro de física, assim como não espere encontrar um livro autobiográfico. Albert Einstein traz reflexões profundas que revivem o contexto histórico em que viveu, assim como nos motiva a ter uma visão crítica a respeito do mundo que nos cerca. O livro apresenta uma linguagem um pouco mais densa que livros anteriores que havia lido nessa pegada de não ficção. Por isso, apesar do reduzido número de páginas, demandei certo tempo para a leitura, mas que ao final teve muito a agregar.
comentários(0)comente



Jenny Vokalnii 09/07/2023

Uma confusa forma de conhecer alguém
Esse homem certamente tem uma mente brilhante. Tive muita dificuldade para ler esse livro, e não entendi muitas das coisas. Mesmo assim, foi fantástico. Ver um lado humano de uma pessoa que é endeusada por muitos, é uma forma de perceber que somos mais parecidos do que estranhos. Sempre que leio uma biografia, me apaixono pela humanidade das pessoas que gosto tanto, e isso me encanta, sinto uma proximidade incrível e estimado conforto. Por outro lado, essa forma de leitura me foi um pouco confusa, talvez por não estar em meu melhor momento ou por causa de uma ressaca literária. Enfim, foi uma experiência que valeu a pena.
comentários(0)comente



llketryn 10/04/2023

Enxergando diferente o mundo como Einstein
Eu ainda nem cheguei perto de terminar, mas que leitura fluida, que calmaria lendo e enxergando o mundo que Einstein via. Apenas na página 26 e há muitas marcações. Que sabedoria. Que paixão pela vida, pelo conhecer. Faz olharmos o modo na qual agimos, pensamos, nos comportamos. Trata a vida como uma constante busca pelo conhecimento e não pelas coisas materiais. Conclui isso em apenas 26 páginas.


"O mistério da vida me causa a mais forte emoção. É o sentimento que suscita a beleza e a verdade, cria a arte e a ciência. Se alguém não conhece esta sensação ou não pode mais experimentar espanto ou surpresa, já é um morto-vivo e seus olhos se cegaram."
comentários(0)comente



Gabriel 09/12/2022

Einstein tinha uma mente extremamente comunitária
Este livro que vem para ser a visão de Einsten diante do mundo em que vivia, aborda de forma excelente temas complexos técnicos e temas mais cotidianos a partir da perspectiva singular dessa personalidade imortal.
comentários(0)comente



tmgoncalves 15/11/2022

Personagem icônico é fundamental para humanidade.
Leitura super recomendada, que proporciona a visão sócio-política de um ícone mundial, que mudou a forma de enxergar a ciência do mundo. Albert Einstein não foi somente mais um cientista. Ele foi um filósofo, matemático, físico, judeu e político, cujo objetivo principal foi focado no desenvolvimento da ciência e da humanidade.

Dividido entre diversos temas, como política, socialismo, comunidade judaica e estudos científicos, a obra apresenta um leitura tranquila, exceto a última parte, sobre ciência, onde o autor detalha alguns postulados físicos. A obra também apresenta diversos acenos a outros cientistas que contribuíram, de alguma forma, para o avanço da ciência, e que não ganharam holofotes da mídia.

O livro aborda vários pontos importantes, entre eles a importância do professor em gerar futuras gerações pensantes, a ruptura com o centro acadêmico suíço, a importância da intervenção político-social dos Estados Unidos no mundo, visão de um governo socialista, entre outros pontos.

Nessa obra, escrita sob a dinâmica de um diário pessoal, Einstein descreve a maneira que ele enxergava o mundo, no período em que viveu. Totalmente contra exercícios militares, Einstein vivenciou um dos períodos políticos mais autoritários que a humanidade já presenciou, o que intensificou bastante a crítica sobre essa forma de governar. Devido a forte censura e o regime do antissemitismo, Einstein deixou seu país natal e mudou-se para os Estados Unidos, onde conseguiu desenvolver toda sua tese acadêmica.

Crítico assíduo da criatividade humana, Einstein defendia a ideia do ser humano executar suas maiores engenhosidades somente em momentos críticos da vida, como descrito no trecho abaixo:

?A história das descobertas científicas e técnicas revela-nos quanto o espírito humano carece de idéias originais e de imaginação criadora. E mesmo quando as condições exteriores e científicas para o aparecimento de uma idéia já existem há muito, será preciso, na maioria dos casos, uma outra causa exterior a fim de que se chegue a se concretizar. O homem tem, no sentido literal da palavra, que se chocar contra o fato para que a solução lhe apareça.?

Em síntese, sua visão de Einstein colabora para medir o quanto a humanidade avançou em questões políticos e sociais, bem como a responsabilidade de ciência dentro da sociedade.
comentários(0)comente



giovana 24/10/2022

putz
coitado né tão inteligente em ciência mas como pode sabe nada de política. mas fofinho ler os pensamentos dele
comentários(0)comente



Juliet Strange 25/09/2022

Um produto editorial que explora o culto à celebridade
O livro é um compilado de qualquer coisa escrita pelo físico. Tem desde palestras sobre a sua teoria, inegavelmente importante para a área, até pequenas cartas e artigos de opinião de uma ingenuidade constrangedora. A questão é: dado que todos nós temos direito a ter e expressar nossa opiniões, porque ler as de um físico teórico sobre a existência de exército? Ou ler comentários sobre uma viagem aos E.U.A.? Ou um conselho acadêmico ridículo à uma acadêmica cujo trabalho fora recusada? Apenas um culto à celebridade, à "genialidade", ao especialista, frutos de uma hipervalorização das ciências empíricas sobre todo o resto, muito semelhante ao que hoje temos com a neurociência.

Não é motivo para culpar Einstein ou o editor, ou a editora. É um fenômeno maior que eles. O livro pode servir a fãns e pesquisadores da vida do físico, e até consta com capítulos interessantes (como os sobre física e os sobre colegas acadêmicos são simpáticos), mas , opinião por opinião, eu preferia ter lido outra coisa.
comentários(0)comente



58 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR