Era uma vez Dom Quixote

Era uma vez Dom Quixote Miguel de Cervantes




Resenhas - Era uma vez Dom Quixote


27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


eumilla_ 23/02/2022

esse eu li na escola por pura espontânea pressão. Tô enlouquecendo igual o Dom Quixote.
O livro até que é bom, porém acho que é mais para o quinto ou sexto ano
Cora.soares 02/02/2023minha estante
Mesma coisa comigo e




lorenzz 13/06/2022

achei nhé
achei o livro meio nhé, tive q ler por causa da escola. nada demais... mas é legalzinho, porém pro quinto ano né? pro sétimo já é mto infantil, mas fzr oqq ?
comentários(0)comente



Nanã 17/04/2024

O livro é pura aventura, me arrancou vários sorrisos...rir e rir com as loucuras dois amigos. Livro otimo!!?
comentários(0)comente



Weslley68 28/02/2024

Que velho doido
O 'Dom Quixote' parece eu quando me empolgo com um livro e comeco a fantasiar que estou dentro dele e sou um personagem. Adoreii
comentários(0)comente



livrosdarach 12/02/2024

A introdução de um clássico
Este livro foi meu favorito quando eu tinha uns 9 anos. Lembro que enfiei na cabeça que queria ler Dom Quixote, e ganhei esta versão. E eu tinha certeza que era o livro original por muitos anos, até crescer e descobrir que li uma versão adaptada para crianças. Que bom que eu fiz isso! Que bom que um adulto me entregou este livro de presente.

Agora, adulta e professora, resolvi voltar ao livro para usá-lo como livro paradidático com uma das minhas turmas de Língua Portuguesa. É a partir dessa visão que escrevo. É um ótimo livro para introduzir os famosos personagens de Miguel de Cervantes e todo o universo dos livros de cavalaria. Há uma nota no início para os adultos, explicando as adaptações que foram feitas para que a história fizesse sentido aos pequenos. A mais importante acredito que seja contextualizar o universo de Dom Quixote para os novos leitores, fazendo assim com que haja uma aproximação entre os diferentes períodos. As ilustrações presentes em todas as páginas são lindas e também ajudam a criar a ambientação do mundo de Cervantes, tão diferente dos dias em que vivemos.

Para mim, foi uma leitura mega rápida e divertida (muito bom revisitar quase 20 anos depois o livro que já foi meu favorito). A linguagem é fácil e fluida, atrativa para crianças e pré-adolescentes. Cenas e desenrolares bem engraçados, com situações um pouco absurdas dignas de Dom Quixote, como todo bom romance de cavalaria precisa. Em muitas, consegui ver meus alunos morrendo de rir e interagindo bem com a história, provavelmente curiosos para saber o que aconteceria a seguir ou abismados com a loucura do cavaleiro.

Ainda assim, dois pontos me chamaram a atenção e merecem uma reflexão: a descrição de Dulcinéia e uma cena bem machista. O primeiro é reforçado ao longo do livro, com Dulcinéia sendo estereotipada com formas de corpo padrões, pele branca como a neve e perfeita como uma princesa, enquanto Aldonza Lourenzo é o completo oposto, com ilustrações deixando a comparação bem visual. A minha reflexão com essas descrições está em saber como trabalhar a loucura de Quixote (que ignora o real e cria algo "perfeito" para sua amada), pois sei que desde cedo algumas alunas já apresentam questões com as próprias imagens e corpos, e isso pode ser um fator disparador em suas percepções. Ao mesmo tempo, o quanto isso pode reforçar a visão masculina sobre o corpo feminino. O segundo ponto apareceu quando Dom Quixote se envolve, sem querer, em uma briga por causa de ciúme: um moço, enciumado da mulher que se deitou na mesma cama que Quixote, na venda em que pararam para dormir, coloca toda a culpa nela por estar "de graça" com outro homem. O leitor sabe que é uma situação absurda, em que tudo dá errado como forma de criar uma confusão, mas o moço é descrito como "morto de ciúmes" e sai correndo para "dar uns bons tapas na moça", que fica como culpada da situação. É um desenrolar de cena que não cai bem nos dias e nem nos leitores atuais.

Claro, esses dois acontecimentos não fazem com que o livro seja péssimo, mas foram o que me fizeram tirar uma estrela. Como mencionado, também não acho que devam fazer com que o livro não seja trabalhado na escola, mas as abordagens destes tópicos merecem uma atenção, um cuidado para não serem banalizados. A intenção de "Era uma vez Dom Quixote" é formar os pequenos leitores com clássicos da literatura, mas também pode muito bem servir para ajudar a os formar críticos em situações sociais.
comentários(0)comente



Raphaella.Arruda 12/06/2023

Normal
Esse foi um livro que eu tive que ler por causa da escola e esse livro é insignificante na minha vida. É legalzinho, meio ruim. Não sei. Não recomendo.
comentários(0)comente



Anna Paixão 04/05/2023

"Quando Dom Quixote e Sancho Pança saem em busca de aventuras, só podemos esperar uma enxurrada de imprevistos." Essa é a primeira parte da sinopse que aparece no próprio livro e é a mais pura verdade.
Se alguém ainda não leu a obra-prima de Cervante em sua integridade, como é o meu caso, pelo menos já ouviu falar e tem uma noção sobre o que é a história. Aqui neste livro destinado ao publico estudantes do 6º ao 9º ano, temos a narração das primeiras aventuras de Dom Quixote e como ele conhece o seu braço direito Sancho Pança.
É um livro muito introdutório e acho que dentro do publico alvo destinado o que melhor poderia se encaixar são os alunos do 6º ano.
comentários(0)comente



Andrea 12/03/2023

Um bom paradidático
Tive acesso a essa edição de Dom Quixote porque em uma das escolas onde trabalho está é a leitura paradidáticas do 6° ano no 1° bimestre. Gostei da história, pois, sinceramente, não consegui passar do primeiro capítulo do original de Cervantes... Ainda assim, acho que a adaptação traz algumas expressões e construções que não fazem muito sentido para o público-alvo, ainda assim é uma leitura bem rápida e engraçada de acompanhar.
comentários(0)comente



Maluzeraaa 20/01/2023

que livro mais sem graça, sim é por conta do gênero q não me agrada em nada, historias sem nexo e piadas horriveis. Mas o bom é que a história é bem resumida e rápida pelo menos, pra quem precisa conhecer a história pra fazer trabalho escolar e tudo mais, essa edição é bem útil.

três estrelas por que possui ótimos desenhos.
comentários(0)comente



Bárbara Sette 29/12/2022

É tãaao bom!
Já li e reli umas 10x com minha filha, nosso livro favorito. Ilustrações perfeitas, e a história é muito engraçada e fácil de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria5701 02/11/2022

Lembro que anos atrás eu fui obrigada a ler esse livro pela a minha escola, pq eu iria fazer uma prova dele e ele simplesmente se tornou o meu livro FAVORITO eu quero muito reler pq eu dei várias risadas com esse livro ele é simplesmente perfeito
comentários(0)comente



SóFis 17/08/2022

ops
eu terminei há eras e esqueci de finalizar ele aquiKKKKK aiai acontece, eu nem lembro mais sobre o que a história fala, vida que segue
comentários(0)comente



Helena.Michel 08/08/2022

Era uma vez, Dom Quixote
Esse livro até que é legal mas eu não gostei muito. Eu achei um pouco bobo mas eu posso não ter achado muito interessante porque ele não é muito para a minha idade ( 10 anos ).
comentários(0)comente



27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR