spoiler visualizarartu 06/02/2022
Se este é o melhor dos mundo possíveis, como serão os outros
Voltaire escreve ?Cândido, ou o otimismo? para tirar sarro do ideal otimista de que este é o melhor dos mundos possíveis. Pela narrativa, o filósofo expõe as contradições e implicações que tal ideia traz consigo: ?se este é o melhor dos mundos possíveis, como serão os outros??.
Por conta desse propósito em refutar esse otimismo, a narrativa possa parecer masoquista, pois Cândido, seus companheiros e as pessoas que eles encontram passam por todo tipo de infortúnio imaginável (talvez esta seja a crítica do autor: um ideal que afirma que tudo está bem e este é o melhor dos mundos só pode ser masoquista).
O melhor dos lugares possíveis só pode estar em Eldorado.
Entretanto, seria errôneo afirmar que Voltaire está advogando em favor do pessimismo. Mesmo com todas as desgraças ocorridas, os personagens não desistem da vida, o que, a princípio, parece tolice, e os personagens reconhecem isso: ?haverá algo mais tolo de querer carregar continuamente um fardo que o tempo todo se quer atirar no chão? Do que ter horror ao próprio ser e se apegar a ele? Enfim, do que acariciar a serpente que nos devora até que ela coma nosso coração??. Então, será que vale mesmo a pena viver neste mundo sádico no qual o assassínio é o mais honesto dos ofícios?
Cândido, ao longo de suas aventuras, encontra com todo tipo de gente: guerreiros, indígenas, escravos, pobres, barões, ex-reis, piratas etc; porém, a mais importante delas talvez tenha sido um simples pai de família que cuida de sua terra. Aquele homem não tinha poder ou grandes riquezas, mas, diferente das outras figuras com quem Cândido havia deparado, ele parecia satisfeito e ensina a Cândido algo de valor imensurável: ?o trabalho afasta três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade?.
Será este o melhor dos mundos? Não faço ideia; pode até ser, mas, mesmo não o sendo, os personagens encontram alguma paz no final da narrativa, investindo em pequenas habilidades que trazem pequenas alegrias. Este pode ser o pior dos mundos possíveis, ainda assim, ?é preciso cultivar o nosso jardim?.