Cândido ou o Otimismo

Cândido ou o Otimismo Voltaire




Resenhas - Cândido


447 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Livro que livra 13/03/2023

Sarcasmo, ironia e verdades!
Conto publicado em 1759, o qual narra as andanças e desventuras de Cândido pelo mundo, após ser expulso do castelo de um barão na Prússia do século 18.

Humor inteligente e pontual, recheado de sarcasmo contra os jesuítas e sátira anti militarista.
A narrativa de Voltaire denuncia a crueldade da escravidão e colonização - crítica, ao tráfico de escravos: ?É por esse preço que vocês comem açúcar na Europa ?. -capítulo 19
A saga de Cândido revela como o mal se conecta entre a Europa e suas colônias.

A miséria e a dor estão em toda parte. Denuncia também a submissão das mulheres ao capricho masculino (estupro, escravidão e prostituição).

A narrativa nos conduz a pensar sobre nossas relações, anseios e preconceitos. Obra provocativa, engenhosa e instigante, traz uma forte reflexão sobre a vaidade humana, problema do mal, a tolerância, a guerra e o fanatismo religioso.

Duas passagens reflexivas: ?É preciso cultivar o nosso jardim?. Expressão para demonstrar a necessidade da ação.

O velho turco diz: ?o trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade?.
comentários(0)comente



Larissa.Vieira 12/03/2023

Voltaire boladão
Sabe aquele discurso que as pessoas devem ser positivas e otimistas mesmo em meio às adversidades? Reprimindo qualquer sentimento que se contrapõe a isso? Que a gente já se cansou tanto dessa bobagem pq é natural do ser humano se sentir desanimado e até melancólico diante alguns fatos da vida?

Pois é, em meados de 1700 já tinha filósofos parindo o que seria nossa positividade tóxica do século XXI e isso irritou muito um pensador/escritor/filósofo fodão francês conhecido por Voltaire. Partindo daí, escreve esse conto filosófico (mais pra uma novela pelo tamanho) super bem humorado o qual a gente acompanha o "póbi" do Cândido e suas desventuras, acompanhado tanto por seu mentor otimista quanto mais na frente pelo seu amigo filósofo maniqueísta (que tá mais pra pessimista mesmo, rs).

Eu amei essa leitura, essa edição da Antológica tem várias notas de rodapé pra melhor entendimento do contexto da época e 4 ótimos textos de apoio de estudiosos versados em Voltaire.

Fica a dica!
comentários(0)comente



Rafael3901 06/03/2023

O 1° livro que li
Aqui começou minha trajetória como leitor. Um menino de oito anos acha um livro na caixa de mudanças da tia. Se apaixona por ilustrações e por livros. Cândido é simplesmente incrível...
comentários(0)comente



Sue 03/03/2023

O otimista
Cândido, personagem principal do livro, acreditava que seja lá o que tivesse acontecendo, era o melhor que poderia acontecer naquele momento e para o futuro, dada as circunstâncias. Durante a história sua crença é posta a prova muitas vezes, mas a impressão que dá, ao longo da leitura, é que de alguma forma, o que para uns pode ser inocência para outros pode ser resiliencia e que talvez o pensamento positivo e otimista realmente atraia essa energia para vida. Interessante, rápido e muito ágil o livro.
comentários(0)comente



Maria Martini 28/02/2023

Superou minhas expectativas
Livro de leitura bem fluida, o autor não fica enrolando. Por ser um livro antigo pensei que teria palavras difíceis, mas não tem.
Sobre a história é bem legal, cômico e nos faz pensar.
comentários(0)comente



Vii.1 28/02/2023

Cândido ou O otimismo
O livro é bom pra quem gosta de literatura clássica, eu até que gostei do livro mas o meu estilo de leitura e romance Ent acabei demorando muito para ler e não me interessando tanto quando gostaria.
comentários(0)comente



aninha 26/02/2023

com certeza seria melhor aproveitado por algum contemporâneo de voltaire, que entende as inúmeras referências históricas que ele faz e compactua com a ideologia datada dele, mas eu, pessoalmente, não aguentaria metade do que o cândido aguentou por uma mulher chamada cunegunda.
comentários(0)comente



Paula 26/02/2023

Cândido ou o otimismo
O livro é uma leitura satírica dos autor sobre o sem tempo. Para criticar a vertente do otimismo, Voltaire expõe diversas mazelas sociais e lógicas de opressão que contrariam esse discurso.
comentários(0)comente



galdeiasb 26/02/2023

"Quis cem vezes matar-me, mas ainda amava a vida. Essa fraqueza ridícula é talvez uma de nossas inclinações mais funestas; pois existe algo mais tolo do que carregar continuamente um fardo que se quer sempre jogar no chão? Ter horror ao seu próprio ser? Enfim, acariciar a serpente que nos devora, até que ela nos tenha comido o coração?"
comentários(0)comente



Lucas.Wijk 24/02/2023

Livro curtinho e divertido. As desventuras de Cândido são bem cômicas, com humor ácido e cheio de alfinetadas. Esperava um livro complexo, mas acabei me deparando com uma leitura tranquila e com boa tradução (destaque positivo para as notas de rodapé que auxiliam bastante a leitura).

O único problema é que a crítica ao otimismo leibniziano acaba sendo desnecessariamente repetitiva. Apesar de ter minhas discordâncias com a conclusão, principalmente sobre a questão de que "o homem não foi feito para o repouso" e que o trabalho é a única forma de tornar a vida suportável, é inegável que é preciso cultivar nosso jardim. Afinal, acho que essa é a melhor visão do otimismo. Vamos cuidar do que é nosso e fazer nosso melhor nessa caótica existência misteriosa.
comentários(0)comente



maarcia 15/02/2023

Uma leitura curtinha e bem interessante. Apesar de fazer um tempo que eu não me aventuro em clássicos eu gostei bastante da experiência. Esse livro me deixou um tanto chocada e me fez dar boas risadas. Cândido viajando pelo mundo e suas desventuras são ótimas e as alfinetadas presentes na história são a cereja no bolo.
comentários(0)comente



João 07/02/2023

O otimismo
O livro tem capítulos curtíssimos, que deixam a leitura muito ágil e leve. É uma sátira ao otimismo que diz que tudo está no melhor mundo possível.
comentários(0)comente



Joyce.Silva 02/02/2023

Cuide do seu jardim
Meu primeiro clássico do ano, enfim um que não me cansou, pois Cândido nos faz querer saber até quando vai seguir acreditando em que seu professor ensinou.
comentários(0)comente



Natan Falconi 02/02/2023

Engraçadinho
É um livro bem engraçado, que não deve ser levado a sério. Ele lida com a questão do otimismo exacerbado, a crença de que tudo acontece por um motivo e que tudo vai bem mesmo quando tudo vai mal. Basicamente, o livro é uma sucessão de desastres, enquanto o protagonista tenta acreditar que ?tudo vai melhor no melhor dos mundos possíveis?. Em um trecho, outro personagem afirma que, na verdade, ?ninguém sabe qual é sua condição ou dever, o que faz ou deve fazer?, e eu acredito que esse personagem representa a visão do próprio Voltaire e o que ele queria transmitir com o livro. As coisas nem sempre acontecem por um motivo e não há um sentido na vida ou um destino a ser perseguido por todos. O segredo está em aceitar essa realidade e ?cultivar o próprio jardim?, ou seja, procurar a felicidade nas pequenas coisas, sabendo que não há um grande plano para nós. Não deixa de ser um tipo de otimismo, afinal. Enfim, achei um livro divertido e bem tranquilo de ler, mas nada demais (nem nada de menos).

? | Citação: ?(...) o trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade.?
comentários(0)comente



447 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR