Jamile.Almeida 31/10/2020Uma distopia adolescente para todas as idadesDistopia infanto juvenil mas com muito sangue, morte e um assunto para todos as idades. Primeiro Livro da Trilogia. Porém existe um quarto livro que traz uma história em paralelo.
Existe um novo país, num futuro, que seria a America do Norte - Panem e 2174. Há a capital e mais treze distritos, ou melhor, doze, ja que um se rebelou e foi destruído.Tudo funciona em prol, para e pela Capital, cada distrito tem uma função de serviência bem definida e seu povo vive em péssima condições de vida, num regime totalitário. Onde todos, menos a capital, são iguais, iguais sofredores.
Para não ser esquecido o poder que a capital tem de morte e vida sobre todos, há um grande reality show, transformado em pão e circo para massas. Um homem e uma mulher de cada distrito, entre 12 e 18 anos (tributos) são sorteado todos os anos (dia da colheita) para lutarem até a morte em uma arena. Apenas um pode sobreviver e o distrito e a família
do sobrevivente é agraciado naquele ano.
Algo está errado não é? E daí surge a Katniss, uma já heroína dentro do seu núcleo familiar, sustentando sozinha sua mãe e sua irmã mais nova. Grande arqueira e caçadora (ladra, já que caçar para sobreviver é crime) nas horas vagas com o seu mais que amigo, Gale.
No dia da colheita, sua irmã aos 12 anos é sorteada e Katniss se oferece em seu lugar. E, junto com Peeta, com quem katniss
possui um débito de gratidão e sentimentos conflitantes, eles partem para Capital, participar dos jogos... só um voltará.
Katniss é uma jovem com senso de justiça muito grande e esse seu espírito logo atrai amor de todos, inclusive do Peeta, como também desconfiança da Capital. Livraço adolescente que estou amando e darei continuidade!