Marcelli11 05/09/2024
O Caminho para a Empatia e Compaixão
Confesso que eu realizei esta leitura por conta de meios acadêmicos, porém fico me questionando por que adiei tanto esta leitura?
É uma leitura que faz repensarmos como somos agressivos em nossa comunicação mesmo sem termos consciência sobre tal ato, nossas reações e linguagem não verbal contribui ativamente para este papel.
Refleti muito sobre todos os relacionamentos da minha vida e em todos os âmbitos, até mesmo interpessoais porque o autor provoca esta reflexão no leitor. Ele mostra um caminho de compaixão, empatia e ligações com o outro.
Porém o que me deixou fascina são os exemplos que ele nos coloca em reflexão, ele mostra que até mesmo para ele que domina a CNV é difícil por em prática as vezes, como quando estamos tomados pelo sentimento de raiva, possessão, nojo, ciúmes e dentre outros sentimentos.
Assim como ele mesmo menciona, não é alguém que nos fazer sentir o sentimento de raiva e sim algum ato que estamos necessitando, alguma necessidade do nosso próprio eu, nossos julgamentos e maneira de observar a situação.
Tudo que observamos com calma, reflexão pode tornar o conflito em uma solução. Muitas vezes não queremos uma solução, correto, mas uma ligação entre as partes.
A comunicação não violenta é algo que todos deveriam ter acesso, ter nossos sentimentos escutados e escutar o outro deveria ser padrão.
Todo mundo deveria se propiciar desta leitura.