maryanalves_ 15/11/2024
Destaques
É que, em verdade, não há garantia de posse mais segura do que levar a provincia à ruína. Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela.
- O Príncipe
É que os homens geralmente são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ambiciosos de dinheiro, e, enquanto lhes fizeres bem, todos estarão contigo, oferecendo-te sangue, bens, vida, filhos, como disse anteriormente, desde que a necessidade esteja longe de ti. Mas, quando ela se avizinha, voltam-se para outra parte. E o Príncipe que se confiou plenamente em palavras e não tomou outras precauções, está arruinado.
- O Príncipe
E os homens hesitam menos em ofender aos que se fazem amar do que aos que se fazem temer, porque o amor é mantido por um vínculo de obrigação, o qual, em virtude de serem os homens maus, é rompido sempre que lhe aprouver, ao passo que o temor que se infunde é alimentado pelo receio de castigo, que é um sentimento que não se abandona nunca.
- O Príncipe
Deve, sobretudo, abster-se de se aproveitar dos bens dos outros, porque os homens esquecem mais depressa a morte do pai do que a perda de seu patrimônio.
- O Príncipe