Marcus Oliver 30/06/2020
Excelente leitura
Maquiavel dá um show de teoria política e mesmo que seu nome tenha originado a palavra ?maquiavélico?, que possui uma conotação negativa, suas ideias estão mais atuais que nunca. Maquiavel ensina muitas coisas nesse livro curto, mas as que se destacam são os fatos históricos de lideres celebrados, a contextualização da Itália da época e a ciência política. Fortuna e virtú são conceitos conhecidíssimos hoje em dia e os mais difundidos da teoria de Maquiavel, poucos os entendem e eu não os conceituarei, pois faz parte da leitura entendê-los por meio da teoria de Maquiavel.
No livro entendemos como são formados os principados, como são mantidos, como são perdidos e como são conquistados. A cada novo capítulo entendemos os mecanismos políticos que somos vítimas e como percebê-los, por isso, o livro é mais que necessário nestes tempos. Claro que algumas coisas já foram desatualizadas, mas faz parte do processo de interpretação atualizá-las.
Um erro comum que muitos fazem é associar esta teoria a gestão de empresas e mesmo que algumas partes possam ser usadas no empreendedorismo está longe de ser algo certo, porque empresas não são conquistadas, mantidas ou perdidas pela mesma maneira que principados. Empresários tendem a utilizar a parte que deu a significação ao termo maquiavélico e esquecem do resto. Saibam todos que este livro é de uso para a política e não se afasta dela, por isso, o termo maquiavélico só pode ser utilizado para indivíduos inseridos na política, não nos enganemos e coloquemos a teoria riquíssima de Maquiavel fora do seu campo, pois é na política que ela é melhor utilizada.