cindyy28 17/05/2024
Problemático e nojento ao extremo.
*Respirando fundo*
Vamos lá.
Não sei nem por onde começar direito porque são tantas coisas que eu quero despejar aqui, tanto ódio que eu preciso externar, mas vou começar logo jogando a bomba.
Esse livro é nojento. Tenebroso. Horrível. Ridículo. PROBLEMÁTICO!
Eu ainda estou incrédula na normalização absurda que foi feita nesse livro sobre um HOMEM de 25 anos namorar uma garota que ACABOU de fazer 18 anos. E não é nem por isso, porque quando eles começaram a namorar ela já era de maior então f0da-se, mas o fato de que o Ryke fica ao redor da Daisy, rondando ela, flertando e desejando ela desde que ela tinha 16 ANOS e ele 23!!!!!
Eu realmente não consegui acreditar na nojeira que li nesse livro. Os pensamentos do Ryke? As atitudes dele???
O que? As autoras genuinamente esperavam que eu acreditasse que o Ryke magicamente começou a sentir tesão pela Daisy no dia seguinte que ela fez 18? Que não existia nada antes? Esperavam que eu acreditasse que ele esperou até o aniversário de 18 dela pra pensar ?hmm acho que essa irmã da namorada do meu irmão é muito gostosa, quero transar com ela??
Até porque essa justificativa de que ele não pensava nela desse jeito antes caiu TOTALMENTE por terra nesse livro. Existem VÁRIAS partes do livro em que o Ryke admite que sentia um desejo sexual enorme pela Daisy quando ela era de menor e que se masturbava pensando nela. É só ler, as provas estão NAS PÁGINAS.
Já nos primeiros capítulos, o 4°, é um capítulo INTEIRO do Ryke se masturbando enquanto pensa na Daisy, com descrições explícitas. E ela tinha ACABADO de fazer 18 anos tinha apenas alguns meses.
O que eu não entendo é como tem pessoas que gostam desse casal e não veem a problemática em um cara de 22 pra 23 anos que fica ao redor de uma garota de 16 anos que ele mal conhece, dormindo no quarto dela, falando dos peitos dela, olhando pra ela com desejo (e TODO MUNDO via isso) com o pretexto de que quer cuidar dela?
Já falei isso antes, mas Ryke é um predador sexual e o que ele fez com a Daisy é aliciamento. Ele literalmente ficava atrás dela, se colocando como único salvador dela e nessa coisa de ?só eu entendo ela, só eu posso ajuda-la?, falando que só ele se importa com ela de verdade e afastando cada vez mais ela das irmãs. Óbvio que em um momento de fragilidade a Daisy iria se atrair por ele, e ele se aproveitou muito disso. Não precisa fazer muito esforço pra perceber essas coisas, é só ler o livro com atenção. Porque não há motivos pra um marmanjo querer ficar ao redor de uma adolescente se não pra f0de-la. E isso fica totalmente explícito quando o Ryke diz com as próprias PALAVRAS que ele queria transar com ela desde que ela tinha 15 anos, porque se sentia absurdamente atraído por ela.
E não, pra mim não existe isso de que a Daisy age como uma adulta e parece uma adulta, porque NÃO PARECE. Ela é tão infantil em atitudes e pensamentos que eu fico me perguntando onde eu me perdi que não vi essa ?adultização? da Daisy em lugar nenhum. Nem agora com 18 anos e nem muito menos quando ela tinha 15/16 anos, quando eles falavam isso o tempo todo sobre ela. Tudo o que eu via era uma adolescente impulsiva e infantil, que é totalmente NORMAL pra idade dela.
E agora com 18 isso não mudou. Daisy pode ter 18 anos e vivido um inferno na vida dela, passado por vários traumas e situações que adultos passam, mas isso não a torna uma adulta ou automaticamente dá maturidade pra ela. E maturidade é algo que ainda falta muito na Daisy. E tá tudo bem, como eu disse, ela SÓ TEM 18 ANOS! Ela tá na época de ser assim, imatura.
Mas ai, quando você analisa a Daisy e seus comportamentos e pensamentos de adolescentes, você compreende ainda mais como esse casal é extremamente PROBLEMÁTICO.
Pense nisso na prática, um cara crescido de 26 anos, todo adulto, namorando uma garota de 18 anos que ainda age como uma adolescente, e depois me diga que isso não é nojento a ponto de dar ânsia de vômito. Porque foi assim que eu me senti.
É claro na leitura que o Ryke só não teve iniciativa com a Daisy antes porque tinha muito medo da reação do Loren, que já havia percebido seu interesse pela Daisy e o avisado pra ficar longe, e também porque ele seria preso por estupro de vulnerável. Esse último fator eu nem digo tanto, porque ele obviamente esconderia de todos, como escondeu, mas o motivo mais forte foi pelo Loren mesmo, e somente por ele. Não porque ele tinha senso e achava inapropriado e nojento.
No fim, Ryke odiava tanto o próprio pai e não percebia que ele era igualzinho a ele perseguindo e querendo transar com garotinha de 16/17 anos.
Sinceramente, não existe COMO gostar do Ryke e shippar esse casal. É nojento, inapropriado e problemático mais do que tudo. E sinceramente, sendo bem radical, pra mim, quem gosta de Daisy e Ryke juntos ou é muito nova e não consegue enxergar e entender a problemática desse relacionamento, ou tem a mesma pré-disposição que o Ryke pra ficar com garotinhas mais novas ou passar pano pra coisas desse tipo. É isso, falei o que eu falei. Se você defender esse casal pra mim, eu vou pensar exatamente isso de você, não tem volta.
A única coisa que eu gostava no Ryke era o fato de que ele ajudou muito o Loren no processo de reabilitação, sendo o responsável pelo início da sobriedade dele. Mas até ISSO ele conseguiu estragar.
O Loren teve uma recaída depois de anos, e quando mais precisava do Ryke ele tava mais preocupado em transar com a Daisy do que ajudar o próprio irmão, que ele dizia ser a única razão dele estar ali e que faria de tudo por ele. Não só isso, como também mentiu na cara do Lo, transando com a Daisy bem debaixo do nariz dele quando JUROU de pés juntos que jamais faria isso e que nunca veria a Daisy desse jeito.
Ele é tão covarde e nojento, que todo mundo descobriu e ele não contou pro Lo, fez todo mundo guardar segredo e o Loren teve que descobrir da pior maneira pela mídia que o irmão dele estava transando com a Daisy.
Simplesmente o pior personagem que eu já li e a lista de piores é muito extensa.
Não só por isso (que seriam motivos suficientes) mas também por ter toda essa coisa de ?f?ck boy?, que xinga o tempo todo, que não consegue falar uma frase sem palavrão ou ser agressivo e rude, que tá o tempo todo na defensiva e etc. Ele é MUITO CHATO e todas as comparações que o Connor fez com o Ryke ser um cachorro foram extremamente certeiras e cirurgicas. Ele é insuportável.
E eu preciso falar como eu acho a relação da Daisy com as irmãs PÉSSIMA. Lily e Rose realmente não ligam pra ela.
Não me levem a mal, eu amo demais essas duas, mas sinceramente, elas são irmãs horríveis para a Daisy e isso é evidente em muitos momentos em vários livros. Principalmente por deixarem a irmã mais nova delas ficar enfurnada em vários locais com um homem de 23-25 anos que ninguém conhece muito bem sozinha? E simplesmente deixam ela namorar com ele sem nem pensar muito sobre o quão inapropriado é isso?
E não só o Ryke, mas toda situação com o Julian também, aquele ex namorado da Daisy que apareceu em Kiss the Sky. O cara tinha 23 anos e a Daisy tinha ACABADO de fazer 17 anos, eles namoravam e o cara era extremamente desrespeitoso e pervertido com a Daisy e elas não estavam nem ai. Nunca tentaram lutar pela irmã, nunca tentaram alertar ou ouvir ela em momento nenhum.
A Daisy sofreu um corte gravíssimo no rosto, quase morreu e ficou no hospital e elas não se esforçaram nem um pouco pra ir até ela, ver como ela estava. Elas são irmãs HORRÍVEIS para a Daisy e nem adianta justificar que é pela diferença de idade porque essas duas sempre batiam na tecla de que já viam a Daisy como adulta mas a excluíram como se ela fosse uma criança.
A ÚNICA pessoa que via a Daisy e tentava litar contra essa problemática dos relacionamentos inapropriados da Daisy era o Loren, mas era descredibilizado toda vez e dito como louco por tentar lutar por ela. Os outros personagens chegavam a BRiGAR com o Loren quando ele se metia na vida amorosa dela, tipo??
Eu tenho certeza que se o Loren não tivesse tão ocupado tentando manter a Lily sob controle no vício e lidar com seu próprio alcoolismo, ele jamais iria deixar as coisas chegarem aonde chegou. Digo isso me referindo ao trauma da Daisy e aos relacionamentos dela.
E falando em Loren. Até agora eu não consigo acreditar que AQUELA foi a resolução da reação dele ao descobrir sobre Raisy. Então quer dizer que depois de passar ANOS brigando e ameaçando o Ryke, quando ele descobre tudo a reação dele e só perguntar ao Ryke se ele realmente ama a Daisy e depois ta tudo resolvido? Simples assim?
Achei uma nojeira sem fim.
Sem contar o pai da Daisy naquela conversa ridícula que teve entre ele e o Ryke no avião. Ele aceitou facilmente que o Ryke, 7 anos mais velho e que rodeava a filho dele desde que ela era de menor, supostamente não queria transar com ela antes e que agora estavam em um relacionamento, o maior problema dele era se o Ryke iria ou não amar a Daisy. RIDÍCULO! NOJENTO!
Eu fiquei com tanto ódio dessa resoluções porque tudo foi resolvido só porque o Ryke disse amar ela. E detalhe, ele disse que a amava POR ANOS. E lembre-se sempre de que a Daisy completou 18 anos em menos de um ano no livro.
Tenebroso demais, tudo foi tão absurdo que eu não tinha nem palavras.
Mas de verdade, a mãe das Calloways colocar o Ryke na cadeira por estupro de vulnerável serviu MUITO. Essa parte foi o ápice da minha leitura porque eu fiquei TÃO feliz. Mesmo que as coisas tenham se resolvido rapidamente, eu ainda sim senti muita satisfação em ter ele preso e saber que a reputação dele vai estar pra sempre manchada como estuprador pra mídia internacional. Mesmo que a mãe dels tenha feito isso por pura vingança e birra, ela divou muito nessa.
Finalmente, falando sobre a Daisy, eu realmente comecei a gostar um pouco mais dela. Tá extremamente longe de ssr a minha favorita, mas eu sem dúvida desenvolvi muita empatia por ela.
Daisy passou por TANTA coisa calada que só de pensar em tudo me dá dor no coração. Viver em um ambiente abusivo de modelagem, ter que lidar muito nova com as pessoas te sexualizando, uma mãe narcisista e abusiva, irmãs que nunca olham duas vezes pra você, foi agredida na rua, humilhada, teve fotos íntimas vendidas na Internet, teve o quarto invadido por paparazzi de madrugada, foi violada de diversas maneiras e sofreu de um estresse pós-traumático f0dido depois de quase se r estuprada pelas amigas e perseguida pela escola inteira por causa do vício da Lily, e passando por isso tudo SOZINHA, sem contar com ninguém.
Eu realmente sinto muito pela Daisy e adquiri muito respeito por ela. Mesmo achando ela muito abobalhada e chata, eu tenho um carinho por ela agora. E até me identifico com ela, principalmente por ela ter tantos problemas mas não querer de jeito nenhum perturbar os outros e sofrer em silêncio.
Mas, repito, ter traumas NÃO TE TORNA UMA PESSOA ADULTA OU MADURA. Só te torna doente por dentro e precisando de muita ajuda, e obviamente influenciando seu comportamento.
Me doeu o coração ler a cena em que ela acorda no hospital com o rosto todo cheio de pontos pelo acidente em Paris e chorar de alívio porque nunca mais iria ter que modelar de novo. Pra ter uma noção de quão f0dida era a vida dela. E também a cena próximo do final onde ela quase comete suicídio por não aguentar mais viver com tanta dor dentro de si e perceber que ninguém ao seu redor se importa com seus problemas.
Senti muita dor por ela e por isso eu passei a gostar um pouco mais. Ainda acho chata? SIM, mas agora um pouco mais suportável.
E pra finalizar, quero falar o quão problemáticas foram essas autoras por escrever um livro desse e com essa temática.
Obviamente eu vou odiar os personagens, mas não posso deixar de odiar os responsáveis por eles, e nesse caso foram 2. Não consigo aceitar que duas pessoas escreveram isso e nenhuma foi capaz de enxergar a nojeira e a problemática por traz desse livro, desses personagens e desse romance. Não só isso, mas como essa sexualização absurda de uma garota de 16 anos durante o início da história e achar conveniente colocar um cara muito mais velho afim dela como se isso não fosse nada demais.
E ainda escrever que ele tinha sim tesão por ela antes, que ele se masturbava pensando nela, que ele dava dica de sexo pra ela. Escrever uma garota de 16 anos dando um boquete em um cara, ela sendo vista como sex simbol sem problematizar isso como DEVERIA ser feito. Foi normalizado pelos personagens dentro da história e pelas próprias autoras no decorrer da narrativa. Ainda tentaram forçar essa ideia de que a Daisy era vista como adulta e isso justificava essas atitudes que tinham com ela como se isso também não fosse problemático.
Foi tudo trabalhado de forma muito rasa, ou melhor, não foi trabalhado. É inconcebível escrever algo assim, seja hije ou a 10 anos atrás. Porque assim como é errado hoje, era errado quando lançaram esse livro também.
Não me levem a mal, eu amo um Age Gap, mas quando feito de maneira certa, não envolvendo pedofilia e aliciamento de menor. Se Ryke e Daisy tivessem se conhecido ou terem contato próximo quando ela tinha 18, isso seria mil vezes mais aceitável. Não que com 18 já seja adulta, mas seria justificável porque perante a lei ela seria de maior e não teria essas cenas nojentas do Ryke flertando com ela na adolescência e ele assumindo se masturbar pensando em uma adolescente.
Essas autoras são problemáticas e nojentas ao extremo por isso e eu as odeio MUITO agora.
Enfim, tudo nesse livro foi tenebroso, desde o romance, aos hots nojentos deles, o Ryke perdoando a mãe dele que causou esse inferno todo ao expor o vício da Lily, a redenção do Jonathan, a descaracterização do Loren e obviamente ler essa atrocidade de plot. Senti nojo a leitura inteira e só fiquei angustiada, não via a hora de acabar.
Eu dou 1 estrela por esse livro porque as únicas coisas que valeram a pena de ler foram os momentos Lilo e Coballoway. A Lily e a Rose gravidinhas ao mesmo tempo me pegou de jeito. Quero muito ver como vai ser isso porque a Rose tem aversão a crianças e Lily e Loren tem muito medo de terem filhos pela questão do vício deles. Sinto que vem muita pedrada ai.
Só pra finalizar, quero reforçar o que disse a resenha inteira: esse livro é nojento, problemático e não existe nenhuma maneira no inferno de que um dia eu vá sentir qualquer coisa além de nojo e desprezo pelo Ryke e esse casal.
Se você gosta deles e desse livros, eu desejo do fundo do meu coração que você vá se f0der.