Uma morte muito suave

Uma morte muito suave Simone de Beauvoir




Resenhas - Uma Morte Muito Suave


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


LetAcia620 20/10/2024

De suave não tem nada
Me senti lendo o diário da simone durante toda a trajetória da morte de sua mãe. li para a aula de tanatologia, fazendo reflexões sobre a distanásia e kalotanasia. gostei, mas acho que não é todo mundo que vai gostar.
jonatas206 20/10/2024minha estante
Parece ser bommm




Manu 21/08/2024

Interessante. Achei que ia ser um livro que proporcionasse mais reflexões, mas enfim. Legal de ler.
comentários(0)comente



nicolly 16/05/2024

Não é resenha!!!
"Acontece muito raramente que o amor, a amizade, a camaradagem, superem a solidão da morte; apesar das aparências, mesmo quando lhe segurava a mão, eu não estava com mamãe: eu lhe mentia." (pág. 96)
comentários(0)comente



Kanandavn 18/12/2023

Ameno
Sem dúvidas Simone de Beauvoir foi uma das melhores escritoras de textos biográficos. com um olhar doce e palavras gentis Simone nos transporta para os últimos anos de vida de sua mãe.
é um lindo relato de uma filha que reconhece sua mãe para além desse título, como de fato um ser humano igual a si mesmo.
é um relato emocionante, muitas vezes cru, no estilo que só Simone de Beauvoir sabe escrever.
comentários(0)comente



Cleany 28/10/2023

"Não há morte natural: nada do que acontece ao homem jamais é natural, pois sua presença questiona o mundo. Todos os homens são mortais: mas para cada homem sua morte é um acidente e, mesmo que ele a conheça e a consinta, uma violência indevida."

que livro! um retrato brutal em sua simplicidade da morte de uma mãe. "uma morte muito suave" é o que eu esperava de "todos os homens são mortais".
comentários(0)comente



Suzana Mendonça 14/08/2023

Relato sobre a morte
A obra é um relato pessoal de Simone de Beauvoir sobre a morte de sua mãe, com detalhes sobre suas últimas semanas de vida e o respectivo impacto sobre as filhas.

Em alguns momentos, o livro representa um conjunto de memórias, enquanto em outros Simone de Beauvoir desenvolve suas características análises, especialmente reflexões sobre a relação mãe-filha e sobre a morte.
comentários(0)comente



Karin 29/04/2023

Simone lida magistralmente com a morte de sua mãe, mostrando os sentimentos conflituosos que tiveram ao longo da vida e que o que sempre predomina é o amor.
comentários(0)comente



juddy1 20/03/2023

"Trabalho duro o de morrer, quando se ama tanto a vida."
Meu primeiro contato com as obras da Simone e confesso que já me ganhou. A maneira como ela fala da morte da mãe, uma pessoa que foi tão imponente com ela na adolescência mas que ao curso do câncer se torna alguém tão frágil e vulnerável.. me fez entrar em muitas reflexões.

"Quer a imaginemos celeste ou terrena, a imortalidade, quando se ama a vida, não encontra consolo na morte."
comentários(0)comente



robsonlourenco 18/03/2023

"Quer a imaginemos celeste ou terrena, a imortalidade, quando se ama a vida, não encontra consolo na morte."
comentários(0)comente



Cris SP 12/03/2023

12.03.2023
Simone de Beauvoir precisa lidar com a morte de sua mãe, após descoberta de um câncer. Vem à mente recordações do relacionamento entre as duas, desde a sua infância até os dias atuais. Narra os últimos dias em que precisa revesar com sua irmã a permanência na clínica para que a sua mãe não fique sozinha. Acompanha os lamentos de sua mãe de não querer deixar a vida terrena e fala sobre o luto.
comentários(0)comente



Nath613 28/08/2022

?Sim. Assistíamos ao ensaio geral do nosso próprio enterro. O triste é que essa aventura comum a todos, cada um a vive só.?

Livro de leitura densa e, ao mesmo tempo, fluida: não consegui parar de ler enquanto não cheguei à última página. É uma narrativa belíssima dos últimos dias de vida de Françoise de Beauvoir. Simone de Beauvoir narra os acontecimentos desses dias e faz reflexões acerca da morte e de como nossa sociedade lida com ela e com os moribundos. Livro belíssimo.
comentários(0)comente



Súh 25/07/2022

Que livro maravilhoso!
Um tema triste, lógico mas carregado de sincera emoção. Eu marquei muitos trechos para reler sempre. Lindo demais!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mary 13/01/2022

Uma surpresa favorita
Primeiro contato e já bastou. Um livro denso e de um tema doloroso. É uma dor que se arrasta, porque é a morte de uma mãe definhando por uma doença cruel como um câncer, mas contada da perspectiva de uma filha. Não uma filha qualquer, mas uma filósofa e uma escritora: Simone de Beauvoir. É interessante que eu sentia, lendo, como se a escrita forte dela fosse o modo em que ela encontrou de lidar com a dor, por isso alguns detalhes sórdidos são narrados com um afinco impressionante e eles são permeados de questionamentos e alguns aforismos. Uma contraposição de ideais, personalidades, papéis sociais, crenças (limitantes ou não, dependendo da perspectiva). É um livro imperdível.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR