ALINE221 24/01/2013
Encontrando sua vocação de vida!!!
Tenho esse livro a mais de dez anos e o que despertou meu interesse em lê-lo foi o desafio de leitura da blogueira e amiga Clicia. E para minha surpresa gostei muito dele, leitura rápida e objetiva e com uma mensagem bonita no final.
Nesse livro conhecemos o seminarista Fernando torres de 27 anos e o psicanalista Álvaro Ruiz de 46 anos, eles serão colegas de cabina no navio Croma que sai de São Paulo rumo a Europa. Após os anos de seminário Torres terá alguns meses em Roma para decidir se quer mesmo ser padre e o psicanalista está indo para um congresso.
O livro começa falando um pouco do navio, sua rotina e das atividades disponiveis no cruzeiro, além da convivencia de certo modo "forçada" entre as pessoas.
Depois de se conhecerem um pouco melhor o psicanalista fica curioso para saber o que no passado de Torres despertou seu interesse na vida religiosa e o mesmo começa a narrar sua história; depois de um tempo Ruiz faz uma proposta ao seminarista, ele teria que "aproveitar" o tempo do cruzeiro para conhecer as meninas, para assim ter certeza de sua vocação. Depois de hesitar, Torres aceita mas com restrições porque o mesmo não quer ter intimidade com ninguém. Assim vesti-se de forma casual como qualquer rapaz nesse tipo de viagem e acaba chamando a atenção de Odete, uma jovem poetisa que viaja na companhia de sua mãe. A partir daí começam a conversar todos os dias e ele se vê encantado com o jeito e a inteligência dela; mas Ruiz informa que ele precisa conhecer uma moça mais apessoada (bonita) pq assim a tentação seria mais real. O mesmo acaba sendo apresentado a uma bela jovem, mas Torres fica incomodado com as futilidades da mesma e se recusa a voltar a encontra-la e assim fica mais próximo da Odete. Aos poucos sente-se confuso e pensa estar realmente apaixonado por ela e pensa em deixar a vida religiosa, mas após uma longa reflexão percebe que sua real vocação é servir a Deus.
"Houve momentos em que cheguei a duvidar do acerto de minha decisão. Não sei se fui suficientemente claro com você: a força que me atrai a Deus é tão grande que chega a ser totalmente incontrolável." pág.185
"Aquele que quiser servir a Deus deve renunciar a tudo sem esperar recompensa alguma. Uma paz interior, entretanto, ostentar-lhe-á na face um sorriso de felicidade que aqui na terra não se encontra igual." pág.188
O que achei interessante foi que muitos são os que procuram sentir-se realizado e poucos são os que conseguem porque para se encontrar o destino correto, antes de tudo é necessário entender que na vida ninguém pode ter tudo, sempre terá que renunciar a algumas coisas.
Enfim achei uma leitura interessante pela mensagem passada e que pode ser usada em qualquer campo da vida. Fica a dica!!!!